Connect with us

POLÍTICA

Zé Filho e Wellington Dias travam 2º turno pela presidência da Assembleia

Publicado

em

O governador eleito Wellington Dias (PT) esteve ontem pela manhã na presidência da Assembleia Legislativa, acompanhado da deputada estadual e vice-governadora eleita Margarete Coelho (PP). Ele foi à Assembleia pedir apoio dos deputados para adequar o Orçamento Geral do Estado à realidade do Piauí, porque a execução se dá no ano que vem. O orçamento estima em R$ 8,606 bilhões as receitas e despesas para o ano que vem, valor 8% acima do orçamento que está em execução.

Na próxima semana, o governador eleito terá reunião com os deputados e com os representantes dos poderes para discutir os repasses do Orçamento 2015. “Já conversamos com o relator, o deputado Antônio Félix, e vamos conversar com os deputados e com os representantes dos poderes. Faremos um diálogo aberto para termos este orçamento o mais próximo da realidade do Piauí”, adiantou Wellington Dias.

Segundo o deputado estadual Fábio Novo (PT), a projeção é que o Orçamento da União tenha incremento em torno de 5,5% em relação ao do ano passado. O orçamento do Piauí tem projeção de reajuste de 8,1% em relação do de 2014, que foi aprovado no final de 2013 e está em execução. O parlamentar considera que está fora da realidade do Estado, pois a proposta do orçamento leva em conta as receitas, as deduções e as transferências, o que compreende em receita líquida R$ 8.606.731.787,00.

“Acho que devemos ter mais cuidados com os gastos e nos valores de reajuste que são pedidos pelos outros poderes. Temos que ver o que pode atender. Não sabemos se haverá este incremento projetado”, observou Fábio Novo. De acordo com o deputado Antônio Félix (PSD),  as discussões já foram iniciadas e os deputados terão até o final de novembro para apresentar emendas à proposta do Orçamento. “Chamaremos para uma discussão na Assembleia os poderes e a sociedade, para juntos analisarmos. Solicitaremos, inclusive, a equipe do governador eleito para participar desta reunião e, se for o caso, sugerir e propor. Afinal, o próximo governo é quem irá executá-lo”, afirmou.

Segundo Wellington Dias, o encontro foi para tratar do orçamento e de outras pautas que tramitam na casa. “Tivemos a oportunidade de ter um relato para que a gente possa acompanhar a autonomia da Assembleia em relação ao orçamento que será executado em 2015. Este ano é considerado como o pico da crise que se iniciou em anos anteriores. O lado bom da previsão é que a partir do ano de 2016 a gente sai da crise”, disse o senador.

Publicidade

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS