Connect with us

POLÍTICA

Zé Filho e Wellington somam mais de 50 ações na Justiça Eleitoral

Publicado

em

Com a campanha eleitoral na reta final, aumenta o embate jurídico entre os dois principais candidatos ao governo. As assessorias jurídicas de Antonio José Moraes Souza Filho, o Zé Filho (PMDB), e do senador Wellington Dias (PT) contabilizam 50 ações no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), sendo 25 para cada candidato.

A última ação da coligação “A Vitória com a Força do Povo”, contra Zé Filho e seu vice, o ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB),  pede a cassação do registro de candidatura dos gestores, sua inelegibilidade por oito anos e a aplicação de multa para ele e seu vice.

Segundo o advogado Daniel Oliveira, vários pessoas do município de Francisco Santos, que fica ao Sul de Teresina, procuraram o promotor da região para denunciar que os carros-pipas, que são de responsabilidade do governo do estado, não estavam passando em suas comunidades. “De acordo com a denúncia, eles não receberiam água porque lideranças dessas comunidades apoiavam a candidatura de Wellington Dias”, conta Daniel Oliveira.

O advogado relata que a denúncia foi feita no município e por se tratar de possível crime eleitoral, com o uso da máquina pública para beneficiar e prejudicar alguns, a assessoria jurídica do petista resolveu levar o caso para o TRE e pedir que os outros municípios do semiarido do estado sejam investigados para saber se essa é uma realidade em outras cidades do Piauí.

“Essa é uma denúncia grave. Recebemos várias denúncias diariamente, mas temos o cuidado de filtrar e só efetivamos aquelas que têm comprovação”, afirma  advogado. O assessor jurídico informou ainda que, além desse caso, outros estão sendo estudados e que a maioria dos processos se trata do uso da máquina pública para se beneficiar.

Publicidade

Das 25 ações impetradas, muitas já resultaram em multas a Zé Filho. A maioria das denúncias são relacionadas a propaganda eleitoral irregular.

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS