Connect with us

Sem categoria

Brasil abre a Copa contra Croácia, primeiro degrau rumo a sonho que dura 64 anos

Publicado

em

[ad#336×280] “Chegou a hora. Vamos todos juntos para o nosso Mundial”. Nosso Mundial. A frase é de Luiz Felipe Scolari e foi dita assim mesmo, na primeira pessoa do plural. Na segunda Copa do Mundo sediada pelo Brasil, a responsabilidade é uma só: não repetir 1950, a mais frustrante campanha brasileira na história. E o primeiro degrau para conseguir a taça é a Croácia, rival desta quinta-feira, às 17h, em São Paulo.

“Temos sete degraus para o título e agora é hora de pensar só no primeiro. Não podemos saltar sete degraus. Então o que vivo primeiro é o degrau de amanhã, a Croácia. E depois mais seis se passarmos por ele”, disse Felipão na véspera do jogo na Arena Corinthians.

O “fantasma de 1950” ainda resiste em 2014 e só será superado se o Brasil fizer uma boa campanha. José Maria Marin, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), disse mais de uma vez que o momento da seleção é de purgatório. Qualquer resultado que não o título será a ida direta para o inferno. Com a taça virá a glória, o céu. A derrota para o Uruguai no Maracanã 64 anos atrás ainda marca o dirigente, um adolescente naquela época.

A esperança brasileira reside na sua joia. Neymar, com 22 anos, é o mais novo camisa 10 da seleção em Copas desde Pelé, em 1958. “Ele está pronto para fazer gol. Mas se der três passes para gol, está bom também. Não precisa marcar”, disse Felipão. “Estou pronto”, confirmou o atacante, eleito craque da Copa das Confederações há um ano e agora com bagagem de uma temporada na Europa.

Único país presente em todos os Mundiais realizados, o Brasil não perde um jogo de estreia desde 1934. Venceu todas desde 1982.

Publicidade

Escalações

Scolari não faz mistérios quanto ao time que irá estrear na Copa. Os 11 titulares serão os mesmos que enfrentaram a Espanha na final da Copa das Confederações do ano passado e o treinador não abre mão disso. A equipe será Júlio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.

Pelo lado da Croácia, a situação é totalmente diferente. Em nenhum momento o técnico Niko Kovac revelou qual será sua escalação. A maior dúvida fica na lateral esquerda, já que Danijel Pranjic se recupera de lesão no tornozelo esquerdo. Sime Vrsaljko pode ser seu substituto. A única certeza é que Ivica Olic entrará no lugar do suspenso Mario Madzukic no ataque.

Retrospecto

Brasil e Croácia se enfrentaram somente uma vez na história das Copas. Foi na abertura do Mundial de 2006, quando a equipe comandada por Carlos Alberto Parreira venceu por 1 a 0, gol de Kaká. O atual técnico croata Niko Kovac esteve em campo naquele jogo, assim como o goleiro Stipe Pletikosa e o lateral direito Darijo Srna. Do time brasileiro, Júlio César e Fred faziam parte daquele elenco, mas não atuaram.

Publicidade

FICHA TÉCNICA – BRASIL x CROÁCIA
Local:
Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 12 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Assistentes: Toru Sagara e Toshiyuki Nagi (Japão)

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Lovren, Corluka e Pranjic; Vukojevic, Modric e Rakitic; Perisic, Kovacic e Olic.
Técnico: Niko Kovac

I

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS