Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos do Piauí realiza última sessão do ano legislativo de 2019

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado (14), a sessão ordinária de encerramento do ano legislativo de 2019. Os trabalhos foram presididos pela vereadora Zuleide Valdete da Costa.

Sem matérias, a sessão foi marcada por discursos. O primeiro a ocupar a tribuna, foi vereador José Hélio, o Helim, que após cumprimentar a todos,  falou sobre o término de mais um ano legislativo.

Ele falou sobre ausência dos professores na audiência. “Fiquei triste porque os professores não chegaram a tempo da audiência, uma oportunidade de dialogar,  debater e fazer questionamentos com prefeito”, disse.  […] Comentando ainda sobre a manifestação e os problemas envolvendo a educação por conta da falta de recursos.

Em outro momento, o vereador falou sobre as melhorias adquiridas pela  presidenta Zuleide, e desejou um feliz natal e ano novo de muita paz e realizações aos patoenses.

O vereador Luiz Evaristo,  o Luizinho, agradeceu por mais um dia de trabalho, justificou sua ausência na audiência e  solicitou  ao Poder Executivo que fizesse serviços de recuperação da PI que liga ao sede ao povoado Cajueiro, explicando  que algumas carradas  de aterro resolve o problema e evita que a PI venha romper quando começar o período chuvoso.

Publicidade

O parlamentar, também,  votou a cobrar sobre a iluminação de algumas ruas do cajueiro, revindicando a reposição de lampadas e troca de postes de madeira por postes de concreto. Ele ainda abordou sobre a manifestação dos professores, frisando que apoio a causa e pediu ao Poder Executivo que resolva tal situação.

Antônio Rufino, o Tonhão, disse que respeita as reivindicações dos professores e, também, comentou que professores deviam ter participado da audiência para dialogar com o gestor.

“Estamos concluindo mais um  ano legislativo onde votamos muitos projetos importantes, e que em 202o possamos continuar desenvolvendo bem nosso trabalho. Desejo um  feliz natal e ano novo a todos os patoenses”, disse ele, que ainda lamentou as perdas ocorridas recentemente no município.

O vereador Marlon Costa, agradecer a Deus pelo término de mais um ano legislativo, falou sobre o papel do vereador e, também, repercutiu sobre a situação dos professores.

Ele ainda cobrou sobre a coleta de lixo do povoado Cajueiro, a qual seja feita uma cobertura de mais ruas. Por fim,  desejou feliz natal e feliz ano novo com paz a todos.

Publicidade

O vereador Chico Oséas, após cumprimentar a todos,  agradeceu por mais um dia de trabalho e,  também, falou sobre a questão dos professores, ressaltando  que já deviam ter procurado uma solução, porque quem trabalha precisa receber.

O parlamentar ainda agradeceu a presidenta pelas cadeiras novas e se solidarizou com família do senhor Lourival pela sua perda. Por fim, ele avaliou positivamente o ano e desejou aos patoenses um feliz natal e ano novo com saúde.

Wilson Vieira, após agradecer por mais um dia de trabalho, parabenizou a presidenta pelas cadeiras novas e por ter conduzido bem os trabalhos na Casa durante o ano. Ele, também, lamentou a morte do senhor Lourival e deixou votos de pesar  a família, que em menos de 6 meses perde duas pessoas.

O parlamentar justificou a ausência na audiência pública, e comentou sobre a situação dos professores, e dentre outros pontos,  falou que os professores são funcionários do município e não do FUNDEB, então a Prefeitura tem que pagar.

Ele ainda falou sobre a conclusão de  mais um ano de trabalho. “Finalizamos mais um ano com a certeza de que nos empenhamos em prol do melhor para nosso município, através de  nossas reivindicações, onde algumas foram atendidas e a maioria não, e esperamos  que possamos ser atendidos, pois é para benefício da população”, disse.

Publicidade

“Que o natal seja um momento de reflexão sobre nosso valores e ações  para a busca de uma sociedade mais justa e humana, e que 2020 venha para renovar nossas energias e manter acesa a chama de nossos sonhos, é esse nosso desejo”, finalizou.

O vereador Adalberto Lopes, também, repercutiu sobre e a PI que liga ao povoado Cajueiro, afirmando que a mesma, de  fato  está precisando de melhorias.

Ele avaliou positivamente o ano legislativo. “Dizer que 2019 foi ano produtivo, aonde aprovamos importantes projetos, no qual,  prevaleceu o respeito e diálogo nos debates.  O sentimento é de dever cumprido como representante do povo”, disse.

O  vereador  desejou um feliz natal e próspero ano novo a todos, e  parabenizou a presidenta Zuleide pelo trabalho realizado a frente da mesa diretora da Casa.

Luzitânia do Reis, a Taninha, após cumprimentar a todos,  fez críticas ao gestor municipal. E disse que durante os 3 anos de mandatos só faltou uma sessão, e sempre cobrou  sobre as falhas que existe no município, em especial, na educação.

Publicidade

Ela repercutiu  sobre o atraso no salário dos professores e disse que não tem mais conversa, que  o diálogo e pagar os professores. E ainda fez criticou a quantidade de diárias registras nos balancetes, afirmando que tal dinheiro deveria ser usando no complemento ao pagamento dos salários dos magistrados.

A vereadora se solidarizou com a família de senhor Lourival e deixou os sentimentos de pesar á famílias que perdeu duas pessoas em um curto espaço de tempo. E concluiu desejando um feliz natal  a todos e um  2020 promissor e com saúde.

Zuleide Costa, fez um discurso marcado por agradecimentos. “Agradeço aos colegas pelas palavras, a minha família, a Deus,  aos amigos e  equipe desta Casa. Obrigado a todos que depositaram sua confiança em mim na continuidade desse trabalho exercido antes por meu pai. No decorrer do ano votamos muitos projetos e tivemos debates, uns acaloradas, outros mais tranquilos, mas sempre na convicção de  estar buscando o melhor para Patos” destacou.

Ela ainda falou sobre a experiência vivida a frente da mesa diretora. “O diálogo sempre foi minha melhor forma de conduzir os trabalhos, tivemos momentos alegres e trites, mas ambos contribuíram  para meu crescimento humano e profissional, onde adquirir mais experiência e competência para continuar os trabalhos no próximo ano. Meu sentimento é de dever cumprido”, firmou ela, que desejou um feliz natal e próspero ano novo a todos do município.

 

Publicidade

Melhorias

Na última sessão do ano, a presidenta, Zuleide Costa, apresentou as melhorias implantadas na Casa Legislativa. Dentre elas,  a aquisição de cadeiras novas para os nove vereadores, além de uma impressora, um computador, uma geladeira, um fogão, um liquidificador, um celular e quatro mesas novas para Casa legislativa. Como, também fez a  instalação de quatros  centrais de ar, adquiridas  pelo vereador Adalberto Lopes, então presidente da Casa.

Confraternização

Após a sessão, a presidente da Casa legislativa,  Zuleide Costa, promoveu um almoço uma confraternização para os vereadores, quando  foi servido um almoço no restaurante da Joselma.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS