Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje; Piauí espera vacinar mais de 700 mil
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 22/04/14
Comments 0

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje; Piauí espera vacinar mais de 700 mil

A campanha nacional de vacinação contra a gripe 2014 começa nesta terça-feira (22) e vai até o dia 9 de maio. No Piauí, a intenção da Secretaria de Estado da saúde (Sesapi) é vacinar cerca de 700 mil pessoas, das quais 175 mil apenas em Teresina.

A Coordenadora Estadual de Imunização da Sesapi, Doralice Lopes, explicou que, além da vacina, a população deve se ater a alguns cuidados básicos que podem evitar a gripe, seja nas localidades da zona urbana ou na zona rural.

“Já estamos mobilizando os gestores municipais para dividir o público alvo nos seus postos de saúde, porém, é preciso atenção no nosso cotidiano, como cuidado na hora de tossir, higiene com as mãos, usar lenços descartáveis caso esteja gripado e outros tipos de cuidados que nos protegem naturalmente desta doença”, alertou a coordenadora.

Segundo Doralice Lopes, ao todo, cinco grupos foram selecionados pelo Ministério da Saúde para terem prioridade no decorrer da campanha. São eles crianças, idosos, mulheres grávidas, pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e obesidade mórbida, e trabalhadores em Saúde.

“Fora idosos e crianças, o restante dos grupos terão que comparecer com algum tipo de documentação que comprovem o seu atual estado de saúde, para assim, não distribuirmos vacinas para pessoas que não necessitem ser imunizados”, explicou Doralice Lopes.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

 

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Sem categoria

Convênio permitirá terras regularizadas para parque eólico; obras vão gerar 800 empregos direitos e 2.000 indiretos no Piauí

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e a Atlantic Energias Renováveis acertaram, na quinta-feira (27), na sede do Instituto, os termos do convênio que prevê a regularização fundiária de

Sem categoria 0 Comments

Banco Mundial vai liberar US$ 320 milhões até maio para o Piauí

A vice-governadora Margarete Coelho recebeu, na manhã desta sexta-feira (4), no Palácio de Karnak, a representantes da segunda missão do Banco Mundial ao Piauí. A reunião contou ainda com a

DESTAQUES

Eventos esportivos marcam manhã do último dia de comemoração ao 26° aniversário de Alegrete do Piauí

Na manhã de ontem (27) foi realizado no município de Alegrete do Piauí competições esportivas em comemoração ao aniversário de 26 anos do município. As atividades aconteceram no espaço CEASA