Connect with us

Sem categoria

Comitê divulga procedimentos que devem ser adotados em casos de microcefalia no Piauí

Publicado

em

O Comitê de Operações de Emergências em Saúde Pública do Piauí – Microcefalia, criado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí para investigar o surto da doença no estado, divulgou Nota técnica, hoje (01), com procedimentos a serem adotados para a vigilância dos casos de microcefalia no Piauí.

Na Nota, o comitê apresenta dados consolidados até 25 de novembro de 2015, período em que foram identificadas 36 crianças nascidas com microcefalia desde o início do mês de outubro de 2015.

Estas crianças nasceram em seis maternidades da capital (cinco públicas e uma privada), a maioria tinha entre 38 e 40 semanas de idade gestacional e perímetro cefálico variando entre 22 e 31 (média=29,3cm) e não tinha outras malformações associadas.

Uma vez confirmada a relação entre a infecção pelo vírus Zika durante a gestação e a ocorrência de microcefalia, o Comitê faz recomendações às secretarias municipais de Saúde e aos serviços de saúde quanto às ações que devem ser tomadas no tratamento das crianças com microcefalia, na prevenção das grávidas e orientações à população para o combate ao mosquito Aedes Eagypti.

São metodologias de investigação diagnóstica, notificação e registro de casos suspeitos, fluxo do material colhido para os exames e tipos de exames que devem ser solicitados. A Nota traz, também, as unidades de referência para encaminhamento dos casos, o Fluxograma de identificação e acompanhamento de crianças com microcefalia.

Publicidade

Leia a Nota Técnica na íntegra

O Olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS