Connect with us

GERAL

Contas de água, energia e telefone trarão informações em braile no Piauí

Publicado

em

As faturas de água, energia e telefone terão que oferecer informações em braile para os consumidores com deficiência visual no Piauí. A nova exigência está contida no Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado, já sancionado pelo governador Wellington Dias. O estatuto deve entrar em vigor em até 90 dias.

De acordo com o secretário estadual de inclusão da pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, o objetivo é tornar acessível às pessoas com deficiência todas as informações a que elas tem direito.

“As empresas terão a obrigatoriedade de garantir o acesso dessas pessoas às informações que ali estão descritas, para que ela possa receber a conta e conferir se os valores estão corretos, se o consumo está correto. É mais um ganho para a pessoa com deficiência no Piauí”, disse o secretário.

Mas o novo estatuto não se limita apenas as contas. Também ocorrerão mudanças nas campanhas publicitárias do estado, como utilização de programas de voz, intérprete de libras e várias outras. Os piauienses com deficiência também terão gratuidade em eventos culturais e isenção das taxas para realização de concurso público no estado.

“É uma forma de a gente proporcionar o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho, pois assim elas terão sua dignidade garantida e sua autoestima levantada. Porque trabalho dignifica o ser humano e as pessoas com deficiência também necessitam de trabalho”, destacou Mauro Eduardo.o

Publicidade

De acordo com ele, o Piauí é o segundo estado do Brasil a ter um estatuto voltado especialmente para as pessoas com deficiência. O documento possui quase 200 artigos.

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS