Connect with us

Campo Grande do PI

Educação de Campo Grande do Piauí promove Jornada Pedagógica

Publicado

em

Com o objetivo de debater novos planos de ensino para a sala de aula, possibilitando a troca de experiências, o ensino aprendizagem de forma coletiva, promovendo o fortalecimento do processo educativo, voltado para os profissionais de educação, o município de Campo Grande realiza a Jornada Pedagógica.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Educação ,abre as atividades do ano letivo de 2019, que inicia as aulas na próxima segunda-feira, para mais de  1.000  alunos,  distribuídos nas sete escolas da rede municipal de ensino.

A Jornada Pedagógica teve início na manhã desta terça-feira, 05,  na  escola Raimundo Esmero,  e segue até o dia 07 de fevereiro. O evento educacional tem como, tema “Socialização dos saberes: aprendizagens e fazeres”.

No primeiro dia de formação, foi realizada uma palestra, com o professor, Edson Josué Vieira de Sá, que explanou  sobre o tema “ Cultivo dos sentimentos na escola:  Um investimento,  na felicidade, na paz,  e em  um trabalho equilibrado”.

Segundo o palestrante, a vida é motivada por sentimentos. “O sentimento é a energia que move a vida, e trabalhar isso em sala de aula é sentir-se sujeito. As pessoas são sentimentos, a amizade, o amor, paz, esperança,  medo,  insegurança, perseverança, resiliência,  tudo isso é condição humana, então somos todos subjetividade, e cada pessoa é única, e tem o seu momento e estado emocional.  E na sala de aula isso se faz necessário intender, até para que se  possa  criar um  ambiente de trabalho harmônico, por isso, é preciso que se cultive o mesmo, para poder ter como resultado o desenvolvimento de competência e habilidades  educacionais”, disse.

Publicidade

 Edson Sá,, ainda afirmou o estado emocional influência diretamente do desempenho do professor em sala de aula. “É necessário, o professor tem que saber controlar seus sentimentos  em sala de aula, e ele não é algo que se porta, como um celular ou bolsa,  está em nosso interior e está relacionado a nossa condição psicológica. E se o sujeito vivência uma situação que mexe com seu emocional, não tem como não interferir diretamente na prática dele, então é fundamental trabalhar a temática”, frisou.

Ainda de acordo com o palestrante, o aluno da Educação Infantil traz a questão da descoberta, e somente a necessidade do amor e da felicidade, já o do Ensino Fundamental,  além dessas necessidades, surgem outras, como o interesses, autoafirmação, conflitos psicológicos, pessoais e sociais. “Existe todo um processo de descoberta e de encontro, e está tudo relacionado a questão da afetividade, e por isso precisa ter um professor atencioso,  de modo que  ele possa desenvolver um clima saudável na atividade pedagógica na sala de aula”, pontuou.

“Nos enquanto educadores temos a necessidade de despertar para o contexto de mudanças,  carregamos em si a história do fardo da educação,  em razão do contexto social  e da família, mas o professor não pode deixar de perceber   que ele é o agente de mudança, e ainda que pareça difícil o ambiente, ele tem que  usar estratégias e todos os conhecimentos  que é cabível para transformar a vida da criança e da comunidade onde todos os sujeitos vivem”, finalizou Edson.

Dentro da palestra, foi realizada, dinâmicas relacionadas ao estado emocional dos profissionais, onde os mesmos compartilharam seus sentimentos e perspectivas para o ano letivo que se inicia.

A Jornada segue até a próxima quinta-feira, com a realização de palestras, rodas de conversa e oficinas, quando serão trabalhados os conteúdos do Currículo, como também, sobre  descritores da Prova Brasil, que agora foi incluído no  sistema único de avaliação SAEB\IDEB 2019, além de ser trabalhado  o novo formato da Educação Infantil.

Publicidade

 

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS