Connect with us

DESTAQUES

Educação e CRAS realizam caminhada do Dia do Trabalhador e abre festejos de N. Sra. de Fátima em Fronteiras

Publicado

em

Com o tema: “A força da união constrói a igualdade”, a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Fronteiras, realizou na noite desta segunda-feira, dia 01 de maio, a caminhada do Dia do Trabalhador e missa que marcaram a abertura dos festejos de Nossa Senhora de Fátima.

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, o evento reuniu centenas de professores, alunos, funcionários de todas as escolas e católicos da zona urbana e rural do município para prestigiar o ato de fé.  A rede Estadual de Ensino e o CRAS também participaram da ação.

Vestidos com camisas, portando faixas, os alunos lembraram as duras lutas dos trabalhadores, sobretudo o fechamento da Fábrica de Cimento Itapissuma que recentemente deixou mais de 400 desempregados em Fronteiras e expuseram cartazes contra as reformas trabalhistas impostas pelo Governo Federal.

O Padre Gregório Leal Lustosa conduziu toda a caminhada e fez um chamamento para a renovação da fé. “Esperamos que essas trezes noites sejam bem participativas, pois é um momento de fortalecimento da fé dos católicos, que através do fervor, da participação, possam despertar à vontade de viver mais ativamente a vida de igreja, especialmente para nós de Fronteiras que além da crise nacional a Fábrica de Cimento que dava sustentação financeira a muitos trabalhadores está praticamente fechada”, disse.

A prefeita Maria José Ayres de Sousa, ladeada do Deputado Estadual Dr. Pablo Santos, e da Secretária de Educação, Verônica Maria, foram algumas das autoridades presentes.

Publicidade

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, Maria José, elencou a sua participação no evento. “A minha participação neste ato diz respeito ao dia consagrado ao trabalhador a nível nacional. O nosso Brasil passa por uma crise trabalhista e o nosso município reflete isso, onde temos passado por desemprego, onde a Fábrica de Cimento está praticamente fechada, ocasionando a demissão de mais de 400 famílias. Mas já estamos buscando meios para revitalização e creio que no mês de julho já teremos ações positivas para os trabalhadores. Confiando em Deus, em Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da nossa cidade, nós iremos superar estas crises. No entanto a Prefeitura sozinha não consegue dar condições a esse povo para o sustento da sua família. Para mim o momento é deprimente, sou altamente sensível a esses problemas sociais, mas que não é uma crise gerada somente no município de Fronteiras, é generalizada em todo Brasil. Sou uma mulher de fé, perseverante e disposta ao trabalho, o município pode contar comigo, para enfrentarmos juntos as dificuldades”, pontuou.

O Deputado Estadual licenciado e Presidente da Fundação Estadual de Saúde, Dr. Pablo Santos, prestigiou a caminhada e esteve com o povo de Fronteiras. “A convite da prefeita Maria José e da secretária de educação Verônica vim prestigiar aqui em Fronteiras este dia importantíssimo onde se celebra o Dia do Trabalhador. O povo aqui luta por dias melhores. Parabenizo a todos os trabalhadores em especial aos nordestinos que nós sabemos são um povo que mais sofre em trabalhos mais duros”.

Sobre projetos e ações para Fronteiras, Pablo pontuou o estreitamento de Maria José com o Governador Wellington Dias. “Hoje o PMDB faz parte da base do governo. Com relação ao município de Fronteiras o Wellington Dias vem dando suporte. Dona Maria José já teve a oportunidade de se sentar com ele e fazer recuperação de estradas vicinais. Em tão pouco tempo a gestora vem fazendo um belo trabalho. Sabemos que o município perdeu muito com o fechamento da ITAPISSUMA, mas Maria José demonstra sensibilidade com a causa”, finalizou o deputado.

Verônica Maria, entusiasmada com a caminhada, disse que comemorar os festejos é também relembrar as lutas dos trabalhadores fronteirenses. “Nossa Senhora de Fátima tem um significado importante para minha família. Este festejos foi iniciado por minha tia/mãe, que construiu o altar onde fica a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Este é um momento de festejar e refletir sobre o nosso país que passa por uma crise e refletir sobre a luta dos trabalhadores que correm o risco de Perder os direitos adquiridos”, disse a secretária de educação.

A caminhada partiu do Posto Padre Cícero, e se dividiu em três paradas. Na segunda parada na Praça da Telemar, a convidada Hortência Antão refletiu sobre a civilização do amor. “Somos o povo que escolheu o caminho da Igreja e nossa caminhada de Igreja reflete no meio social. Feliz a nação cujo Deus é o senhor e está caminhada marca este momento de esperança e renovação do amor de Deus”, disse.

Publicidade

Na terceira parada já na Praça do Mercado, o professor da UFPI, Mairton Celestino, destacou a importância desse ato. “Estamos aqui para rediscutir o papel da Igreja na relação do trabalho, trabalhismo no Brasil. Esse protagonismo a Igreja sempre carrega consigo, não foi por coincidência que os Bispos baixaram cartas em apoio aos trabalhadores, que estão tendo os seus diretos negligenciados.  Relembro também o protagonismo feminino, e não podemos falar em democracia sem falar na mulher, estas que são mais da metade da nossa população, porém quando falamos em gestão não a encontramos, mas aqui em Fronteiras temos uma mulher à frente da gestão, dona Maria José, à frente da educação temos a professora Verônica que desde 1979 foi uma das fundadora da associação dos docentes da Universidade Federal do Piauí. É importante termos aqui em Fronteiras mulheres de luta”, pontua.

Após a caminhada, os presentes lotaram a Igreja Matriz, onde participaram da missa de abertura dos festejos de Nossa Senhora de Fátima. A missa foi marcada por apresentações dos alunos e pedidos de clemência e esperança. Após a celebração eucarística aconteceu um show com a banda local, Acústico A3.

Dentre outros participaram do ato, o presidente da Câmara professor Gernilson, o vereador Nego Adeilson, os secretários municipais Marina Ayres (Finanças), Clediomar Sousa (Comunicação), Antônio Robert (Governo), Mateus Soares (Coordenador Geral); o Gerente da 16ª GRE, Edson Filho e outros.

Veja mais fotos:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS