Connect with us

Sem categoria

Eletrobrás pretende eliminar 52 mil ligações clandestinas no Piauí

Publicado

em

[ad#336×280]Não é raro encontrar ligações clandestinas no Piauí. Seja de água ou energia, muitas pessoas acabam fazendo as famosas “gambiarras” para ter energia elétrica ou água encanada em casa. Essas ligações, inclusive, já geraram centenas de acidentes, alguns deles com vítimas, e acabam fazendo com que o órgão deixe de arrecadar receitas. Para reduzir isso, a Eletrobrás Distribuição Piauí assinou ontem um contrato com empresas que ficarão responsáveis para a eliminação e regularização de cerca de 11 mil ligações clandestinas no Estado.

O contrato envolve, incialmente, a capital e os municípios da região Norte do Estado. Inicialmente serão trabalhadas essas 11 mil ligações existentes nessas cidades, mas a proposta da concessionária de energia é ampliar o número para 52 mil ligações. Segundo o presidente da Eletrobrás, Macelino Machado, já está em fase final de negociação a ampliação dos investimentos.

Marcelino explica que o projeto contempla ainda ampliação de redes de média e baixa tensões. Os recursos, segundo ele, vem de um financiamento do Banco Mundial, por meio do “Programa Energia +”. “Inicialmente investiremos R$25 milhões nessa primeira etapa. Mas já está em fase final de negociação a ampliação desse projeto para a regularização de 52 mil ligações, com investimento estimado de R$ 60 milhões para atender a todos os municípios que não foram incluídos na primeira etapa. Nosso objetivo é regularizar todas as unidades consumidoras que hoje possuem ‘gambiarras’ no Piauí”, destaca Marcelino Machado.

Os municípios inseridos nessa primeira etapa foram elencados como prioritários pelo Ministério das Minas e Energia. Dessa forma, além de Teresina, as cidades de Barras, Lagoa Alegre e Boa Hora deverão acabar com as ligações clandestinas. A expectativa é de que os trabalhos sejam iniciados em 20 dias.

O presidente da Eletrobrás argumentou que, com a regularização das ligações de energia, se proporcionará uma melhoria no fornecimento e qualidade da energia elétrica, além de ampliar a segurança no sistema elétrico. “As ligações clandestinas representam alto risco de acidentes, como curto-circuitos que podem causar incêndios e a queima de eletrodomésticos. Com a regularização, melhora a segurança da rede e a qualidade da energia, pois todas as ligações serão feitas dentro padrão Eletrobras, com cabo protegido na média tensão e multiplexado na baixa tensão”, detalha ele.

Publicidade

Por: Mayara Martins – Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS