Connect with us

Francisco Macêdo

Em Francisco Macêdo, BNCC é tema de formação para professores da Educação Infantil. Fotos!

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Francisco Macêdo-PI, que tem à frente o prefeito Raimundo Nonato Alencar, através da Secretaria Municipal de Educação-SME e o secretário Prof. Virgílio Alencar, realizaram durante a manhã desta terça-feira, 14 de maio de 2019, no auditório da SME, um encontro com os professores da Educação Infantil. Na ocasião foi ministrada uma formação continuada com o tema: BNCC e os desafios para a promoção de uma educação de qualidade.

A formação continuada propôs como objetivo, a discussão sobre mudanças e implementações da Base Nacional Comum Curricular da rede municipal de ensino, bem como motivação na prática pedagógica.  O encontro reuniu professores das escolas Ananias Maria de Alencar, e Abílio José de Almeida.

Professora Niedja Mendonça, diretora do departamento pedagógico, fez um rápido uso da palavra e abordou a importância da realização da formação continuada, relembrando inclusive, algumas vivências durante sua presença no I Seminário do SAEB em Teresina-PI este mês:

“A gestão do prefeito, através do secretário de Educação, tem garantido a participação do município em formações e capacitações, encontros, palestras, e demais eventos que estejam voltados a busca por qualidade da educação, tendo em vista que os resultados estão sendo obtidos e conquistados”, ressaltou.

Professora Seomária de Lima, Educadora do município, dando segmento às apresentações do conteúdo da formação continuada, relembrou:

Publicidade

“É importante trabalhar com a ludicidade na ampliação de conteúdo, pois as crianças de creche e pré-escola precisam de estímulos no processo de ensino aprendizagem, ou seja, aprender brincando”, disse.

Em entrevista ao Portal Cidades na Net, a professora Kaliane Antão, que participou da formação avalia o Encontro da BNCC:

“Avalio como positivo este encontro que debate a Base Comum Curricular. Na verdade, nós da educação municipal de Francisco Macedo, já praticávamos as diretrizes contidas na base. A base traz um foco maior na escuta aos alunos, que devem participar dos processos de decisão. O aluno nesse novo contexto tem um papel mais ativo no desenvolvimento das propostas e o professor atua como um mediador”, disse.

A coordenadora da Educação Infantil, Professora Airan Vieira, também fez uma avaliação positiva deste encontro:

“Esse encontro traz uma importância muito grande para a Educação francisco-macedense. Desde de 2017 que nós já havíamos adequado nosso currículo com a BNNC. Trabalhando o mundo da leitura e da escrita das crianças. Desde os 3 aos 5 anos. O que se percebe hoje é que as crianças evoluíram bastante. Aquela ideia que criança não apreende e tem que esperar seus 6 anos para que a criança se alfabetize foi quebrada. Nós temos crianças que estão dentro do mundo da tecnologia e que tem uma facilidade imensa de aprendizagem logo nos primeiros anos e nós enquanto gestão pública, não podemos perder essa oportunidade que é única. É na infância que as crianças mais apreendem e o que apreendem levam para a vida toda. Então a BNNC veio para somar com o trabalho que já realizávamos. A nossa luta é pela qualidade”, avalia.

Publicidade

O secretário de Educação, professor Virgílio Alencar, que participou ativamente do encontro disse que a formação continuada é necessária para o impacto do sistema de ensino.

“A aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017 trouxe algumas mudanças para a Educação Infantil que devem impactar, também, a maneira como as crianças são avaliadas. Entre as diretrizes da Base estão a definição de seis direitos de aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) e uma nova organização do currículo que coloca a criança como protagonista do processo educativo. Antes, nós utilizávamos como documentos estruturantes desta etapa o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), de 1998, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), de 2009. Com a BNCC, os professores e coordenadores de Francisco Macedo, terão mais clareza do papel da Educação Infantil de acordo com cinco campos de experiência, que trazem objetivos de aprendizagem e habilidades que as crianças devem desenvolver dos 0 aos 5 anos”.

Virgílio aproveitou para falar que o município de Francisco Macedo conseguiu atingir a meta estabelecida pelo IDEB 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no ensino fundamental I correspondente as turmas do 5º ano. De acordo com o secretário de educação, Virgílio Alencar, o crescimento na educação se deu mediante o suporte da secretaria e da coordenação pedagógica, com apoio e fornecimento de materiais necessários sob a orientação dos professores, cuja finalidade é contribuir para o desenvolvimento do aprendizado escolar e, a partir disso, apresentar um bom resultado.

“A Educação de Francisco Macêdo segue em crescimento constante. Graças aos investimentos feitos pelo nosso prefeito Nonato Alencar. Estamos focando cada vez mais no processo de ensino e aprendizagem e ofertando formações como esta que permite mais avanços”, afirmou Virgílio.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS