Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Vila Nova, Gincana Cultural abre as atividades da Secretaria de Cultura. Veja oficinas!

Publicado

em

Buscar um trabalho mais integrador, algo que marcasse o início das atividades da Secretaria Municipal de Cultura, em 2019, e instigasse os participantes das oficinas a reunir aptidões, saberes e recursos em prol de dinâmicas culturais. Esses foram alguns dos objetivos, da ‘Gincana Cultural’, realizada pela Prefeitura Municipal, através da gestão da Cultura, em Vila Nova do Piauí.

A ‘Gincana Cultural’, aconteceu na noite da última sexta –feira, 08, no Ponto de Cultura ‘Cidade Poesia’ e marcou a abertura das oficinas que serão ofertadas este ano, que são elas: Dança, Teatro e Ginástica Aeróbica. O evento reuniu gestores, profissionais e dezenas de integrantes das oficinas de todas as idades.

Na ocasião, os inscritos nas oficinas, foram divididos em dois grupos, ‘1’ e ‘2’, e através de perguntas, respostas e provas práticas mostraram suas habilidades e competências em atividades em grupo, valorizando o espírito de equipe, acionando o potencial de mobilização a partir de focos produtivos, e coordenando fatores como as possibilidades e os limites da pesquisa, a expressão cultural por diferentes vias e a socialização dos saberes.

Depois de passar por várias etapas, o grupo ‘2’ venceu a Gincana, com uma pontuação de 27 pontos contra 26 pontos do grupo ‘1’. Houve também desfile entre as garotas presentes, que culminou com a pequena Júlia França, de 7 anos de idade, sendo a escolhida pelo público, como a ‘Miss Mulher 2019’. O desfile homenageou as mulheres pelo seu dia, comemorado em 08 de março.

Depoimentos

Publicidade

Com 11 anos de idade, Sarah Suelen, participante das aulas de dança e teatro, falou da importância das atividades culturais em Vila Nova do Piauí, e disse que é uma forma de conscientizar os adolescentes. “É uma maneira das crianças e adolescentes saírem da rua e uma forma de conscientizá-los”, disse.

Maria Laura, pratica dança e teatro e afirmou que é muito importante para o desenvolvimento pessoal. “Isso me ajuda muito porque sou bastante ativa e me sento um pouco desconfortável quando do recesso das aulas porque gosto de fazer e me sinto bem. Eu tenho orgulho de dizer eu sou vila-novense, porque aqui tem um ensino bom e a cultura é muito valorizada. Isso incentiva e ajuda muito os jovens a sair da ociosidade”, exclamou.

O prefeito Edilson Brito – PTB, participou do momento, junto com a Secretária de Assistência Social e primeira – dama, Ana Carolina e deixou uma mensagem de incentivo para os vila-novenses, afirmando que estará sempre à disposição do povo, apoiando a cultura do município. ” Incentivar, apoiar e valorizar as políticas públicas que beneficiam nosso povo tem sido pauta da nossa agenda administrativa. Vila Nova é um celeiro cultural e nossa gestão não medido esforços, mesmo diante a crise financeira. Por isto espero que nesse ano os integrantes das oficinas, voltem com mais garra e força de vontade. Agradeço por estarem aqui e sempre estaremos investindo em Educação e Cultura”, disse o prefeito.

A professora e articuladora do Selo Unicef 2017/2020, Marli Veloso, destacou que o encontro tem como objetivo a confraternização entre os grupos de dança, teatro e aeróbica.  “Somos antes de tudo um grupo de amigos que compartilham sonhos e compartilham a vida porque o ano de trabalho requer muito amor, muita união, muito respeito e muita tolerância para que possamos construir juntos uma sociedade mais justa e mais humana”, pontuou.

Com relação às expectativas ao que diz respeito a cultura, para o decorrente ano de 2019, a professora ressaltou que muitos desafios ainda serão encontrados ao longo do caminho, devido a conjuntura política nacional. “Infelizmente a cultura ainda não está inclusa como prioridade nas pautas das grandes discussões políticas. Por isso,  nosso grande desafio é conseguir fortalecer as políticas públicas de cultura e garantir o direito a ela, conseguindo parceiras com a iniciativa privada, tentar estabelecer projetos com o poder público estadual e nacional para que assim a gente possa ampliar as perspectivas culturais da nossa comunidade”.

Publicidade

Marli Veloso relatou sobre a cultura a nível municipal e avaliou como positivo as formas de incentivo pelo poder público vila-novense. “Eu avalio como positivo o apoio do prefeito municipal Edilson Brito, porque antes dele ser prefeito, já esteve muito próximo deste movimentos ligados a cultura teve sem dúvida uma vida muito vinculada a cultura e valoriza as expressões e manifestações culturais e, isso conta a favor da administração porque há um sensibilidade do gestor público para que continue acreditando e investindo na cultura assegurando essa política pública como direito à comunidade de Vila Nova do Piauí”, frisou a professora.

Presenças

Além do prefeito, da primeira dama, também estiveram presentes, os demais membros da secretaria, Jhonatas Luz, Thalia Oliveira, Taynara Oliveira, Heloisa Ramos, Paulo França, Mateus Lucas, Edilberto Lima, Marcilene Luz e Zeneide Brito.

Oficinas

A gestão de Edilson Brito, vai ofertar aulas de Dança, com o professor Edilberto Lima, nas terças e domingos, no horário de 18h às 21h30; aulas de Teatro, que vão ocorrer aos sábados, a partir das 8h com a professora Marcilene Luz e a Ginastica Aeróbica, nas segundas e terças, às 17h30.

Publicidade

Mais fotos

     

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS