Connect with us

DESTAQUES

GENTE EM EVIDÊNCIA | Dona Alice comemora 70 anos ao lado de familiares e amigos em Vila Nova do PI

Publicado

em

Dona Aline completou ontem, 70 anos de idade, e para festejar essa data, sua família proporcionou sua festa de aniversário que contou com cerca de 1000 convidados, dentre eles seus amigos, familiares e conhecidos de forma geral. O evento aconteceu na localidade Lagoa de Cima, zona rural de Vila Nova do Piauí.

Acompanhe a história da vida de Dona Alice!

Nascida no dia 24 de Julho do ano de 1948, na localidade Cansanção, Município de São Julião, filha do casal Navez da Silva Rocha e Josefa Claudia da Rocha, nascia uma linda menina a quem lhe deram o nome de Alice Jose da Rocha. Uma mulher de fé, de luta. Sertaneja aguerrida que teve sua história de vida, baseada no trabalho, na fé e dedicação à família.

Ainda muita nova ela já aprendeu a enfrentar as adversidades da vida. Pois aos 3 anos de idade perdeu a sua mãe que morreu de complicações no parto quando deu a luz o quinto filho, e desde então, Alice e seus irmãos mais velhos passou a ser criada pelos pai, e ajudados pela avó materna, Cláudia Francilina da Rocha.

Alice viveu sua infância e parte da adolescência, na localidade Cansanção, local onde a família passava boa parte do inverno e depois no verão se dirigiam para São Julião para colocar os gados e demais animais em uma propriedade que a família possuía lá.

Publicidade

Um ano após o falecimento de sua mãe, o pai de Alice casou – se novamente com Elvira Anísia de Sousa Rocha. Do segundo casamento foram mais dez irmãos. Ao lado da sua madrasta e do seu pai, Alice como era a única mulher entre os irmãos mais velhos, foi quem ajudou criar os irmãos mais novos.

Alice não teve uma adolescência com brincadeiras e festas, sempre procurou ser obediente ao seu pai. Trabalhava para ajudar a criar seus irmãos, fazia o possível para vê-los bem. As únicas festas que participava era as de cunho religioso, pois era zeladora do Sagrado Coração de Jesus, em São Julião.

Alice com toda sua beleza e como moça de família –  como eram chamadas as moças que se guardava para o casamento – conheceu no dia 03/05/1971, nas festas do Morro da Porteira, um jovem galanteador e muito bonito de nome Antônio Joaquim Neto, por quem ela se apaixonou. Daí já começaram a namorar e casaram no mês de setembro do mesmo ano. Ela tinha 23 anos e fugiu durante a noite para poder se casar. O casamento ocorreu na Igrejinha do Povoado 80. E foi celebrado pelo saudoso Padre Rocha, que era tio da Noiva.

Com Antônio, Alice constituiu família, com quem vive até hoje e passou a morar na localidade Lagoa de Cima, zona rural de Vila Nova do Piauí. Após 1 ano de casório, no dia 29/09/1972 nasce a primogênita dos seus 3 filhos: Núbia Josefa da Rocha, uma grande mulher que seguindo os ensinamentos de seus pais, se tornou referência na educação  local.

Atraído pela nova capital Federal, Brasília, Antônio decide junto com Alice, em setembro de 1974 a viajar com a família para lá. Na capital Federal, Brasília, no dia 18 de maio de 1975 nasceu o seu segundo filho, o líder e visionário, Arinaldo Antônio Leal. Poucos meses depois da ida a Brasília, o esposo de Alice não se adaptou a capital, e resolvem voltar para seu torrão natal.

Publicidade

Um outro ano marcante na vida do casal Alice e Antônio, foi o de 1981, quando em 15 dezembro do referido ano, acontece a chegada do seu terceiro filho, Dr. Amilton Antônio Leal.

Em todos os momentos da vida o seu esposo Antônio esteve presente, são de fato verdadeiros amigos, um esposo cuidadoso, presente e dedicado.

Alice junto com Antônio sempre se preocuparam muito com a criação e educação dos filhos, todos foram educados na doutrina da Igreja Católica e todos estudaram, tendo hoje, os três filhos de Antônio e Alice, formação superior, sendo exemplos de cidadãos. Hoje em dia são todos independentes e na hora de qualquer necessidade todos estão presentes na vida do casal.

Dona Alice ganha destaque por seus atos caridosos perante a sociedade, sempre que pode estar ajudando aquele que é mais necessitado. Mesmo trabalhando na roça com muita dificuldade, sempre optou por acolher as pessoas em sua residência, pois há décadas atrás, as pessoas enfrentavam uma grande dificuldade para conseguirem pelo menos o básico para sobreviver. E Alice partilhava itens como, feijão, goma, farinha entre outros. Sempre que ouvia nos programas de rádio que alguém estava necessitando de doações de sangue, saía de sua casa por conta própria e ia realizar a doação.

Alice sempre se destacou por seu carisma e presença forte, com uma boa vivência em comunidade. Desde cedo possuiu um espírito de liderança e uma boa desenvoltura. Foi com esse espírito de liderança e carisma que em 1996, quando Vila Nova se emancipou ela ajudou de forma decisiva a eleger o seu segundo filho, o Arinaldo Antônio Leal, vereador de Vila Nova do Piauí. Alice viu ainda por três vezes, Arinaldo ser prefeito da querida cidade poesia e ser ainda eleito, Presidente da APPM por dois mandatos. De família tradicional na política ela também o ajudou na eleição de seu irmão caçula José Navez da Rocha, como prefeito de Vila Nova do Piauí. Alice é querida em todo o Estado do Piauí, pelos políticos amigos da família, e é carinhosamente chamada de Dona Licinha.

Publicidade

Outro destaque que ganha notoriedade na vida de Alice, é sem dúvida o trabalho. Alice ajudou seu esposo a se tornar um dos maiores produtores agrícolas da região, empregando diversas famílias e gerando fonte de renda para as mesmas. Em tempos em que nem transporte tinha, o casal carregava água para as lidas diárias e enfrentava juntos outras dificuldades da época, sempre com os pés no chão. Abrigar as famílias em torno do cardápio preparados pela dona Alice, sempre é momento de alegria, pois ela é uma mulher que sabe e sempre gostou de cozinhar e fazer bons pratos.

Com o passar dos anos, a família de Alice, foi crescendo, crescendo…. E hoje Alice soma 4 netos, sendo:  Alice Júlia Rocha Leal e Maria Cecilia Rocha Leal, filhas do casal Núbia e Manoel Bernardo; Sara Alice Brito Leal e Sergio Antônio Brito Leal, filhos do casal Amilton e Sandra e tem como outra nora a Dra. Milena Leal que é esposa de Arinaldo.

Quando indagada sobre a maior dificuldade enfrentada na vida, dona Alice destaca que enfrentar as doenças, passou ao todo por 7 cirurgias sendo que duas delas foram muito graves, no intestino. Contudo atualmente se sente saudável, recuperada de todos os processos cirúrgicos.

Sobre as maiores alegrias, aos 70 anos, Dona Alice ressalta que é ter sua saúde restaurada e poder ver seus filhos todos juntos e unidos chegando a sua casa, onde ela prepara aquela comida caseira, para que todos possam sentar e comer juntos.

Biografia: Alice Josefa da Rocha

Publicidade

O evento foi de grande destaque, muito bem organizado e ornamentado. Aconteceu a celebração de uma missa, presidida pelo padre Francidilson. Depois Dona Alice recebeu diversas homenagens. E na ocasião foi servido um jantar para os convidados, seguido do corte do bolo.

Diversas autoridades políticas estiveram presentes na comemoração dos 70 anos de Dona Alice como, Ex-Governador Wilson Martins, Deputado Estadual Gergiano Neto, prefeito de Vila Nova Edilson Brito, prefeito de Padre Marcos Valdinar, como também vereadores e secretários de vários municípios.

Ao ser questionada sobre os seus 70 anos de vida, toda Alice não profere outras palavras a não ser de agradecimentos, por todas as coisas que Deus lhe proporcionou. “Obrigado, Senhor, pelos meus 70 Anos, pela dedicação e amizade de meu esposo, meus irmãos,filhos, netos, genro e noras, pela luz que me ilumina e pelo teto que me abriga, pelo tempo que me concedes, pela minha vida saudável, pela minha fé. Muito obrigada por tudo, Senhor. “, finalizou Dona Alice.

Veja mais fotos!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS