Jornal Hoje: Bom Jesus-PI, a cidade com a maior proporção de doutores
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 18/09/15

Jornal Hoje: Bom Jesus-PI, a cidade com a maior proporção de doutores

A reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, esteve na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí, para registrar uma marca importante: o título de cidade com mais doutores por habitante de todo o Brasil. A reportagem de Neyara Pinheiro foi exibida na edição desta sexta-feira (19/09).

Rafael Maschio, que mora na cidade, acabou de concluir um doutorado em agronomia. “Feliz por ter conquistado o titulo de doutor, ao todo foram juntando graduação, mestrado, doutorado foram onze anos de estudo. Então não é fácil, mas feliz e aliviado por ter concluído.”

O número de doutores na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí, é cinco vezes maior do que a média nacional. No Brasil existe um doutor para cada 1,6 mil habitantes. Em Bom Jesus, é um doutor para cada 306 moradores. A maior concentração deles está no campus da Universidade Federal do Piauí.

jh1.png

Hoje 60% do quadro de professores da universidade são de doutores e esse percentual deve aumentar até dezembro, porque novos professores vão ser contratados.
A universitária Elyzama Lima Santos que faz ciências biológicas está disposta a correr atrás do título tão cobiçado. “Temos vários professores que são doutores. E, eles dão aula de uma forma diferente, que vai cativando cada vez mais o aluno. Então, essa vontade, essa alegria que nos leva a querer esse título de doutor.”

jh5.png

O agrônomo Gabriel Barbosa da Silva foi o primeiro aluno formado na universidade a conquistar o título de doutor.

“O campus tem qualidade, qualidade de ensino, qualidade de pesquisa e o campus hoje mostra que a gente saiu daqui, conseguiu fazer mestrado aqui e fazer doutorado fora sem ter dificuldades”, diz o doutor em agronomia, Gabriel Barbosa da Silva.

As pesquisas, as quais Gabriel se refere, quase todas são voltadas para o agronegócio, que é o ponto forte da economia local. Essas oportunidades atraem doutores de várias partes do Brasil.

jh3.png

A professora Luciana Barbosa Silva é do Mato Grosso do Sul, há cinco anos ela passou num concurso e foi trabalhar na universidade. A professora está pesquisando o comportamento de uma praga que ataca a plantação de soja.

“Ao plantar a soja ele vai saber como plantar, de que forma plantar, quais produtos utilizar para que ele não tenha prejuízo com a lagarta”, diz a professora.

jh4.png

jh6.png

jh7.png

jn2.png

 

Fonte: Com informações do G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Sem categoria

Wellington se mantém na liderança em nova pesquisa Amostragem; veja números

O candidato do PT ao Governo do Estado, senador Wellington Dias, se mantem na liderança na disputa pelo Governo do Estado com uma pequena variação negativa, na nova pesquisa do

Sem categoria

Empresária dorme ao volante e capota hilux na BR-343

Uma mulher identificada como Maria de Jesus Fortes e o irmão dela, de nome alex fortes, conseguiram sair ilesos após um grave acidente na  BR-343, ocorrido na manhã desta sexta-feira, dia

Sem categoria 0 Comments

Câmara de Jaicós divulga a pauta da sessão de segunda-feira (24); veja os requerimentos

A mesa diretora da Câmara Municipal de Jaicós divulgou a pauta da quinta sessão ordinária do ano legislativo em curso, que acontece na próxima segunda-feira, dia 24, no plenário deputado