Jornal Hoje: Bom Jesus-PI, a cidade com a maior proporção de doutores
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 18/09/15

Jornal Hoje: Bom Jesus-PI, a cidade com a maior proporção de doutores

A reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, esteve na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí, para registrar uma marca importante: o título de cidade com mais doutores por habitante de todo o Brasil. A reportagem de Neyara Pinheiro foi exibida na edição desta sexta-feira (19/09).

Rafael Maschio, que mora na cidade, acabou de concluir um doutorado em agronomia. “Feliz por ter conquistado o titulo de doutor, ao todo foram juntando graduação, mestrado, doutorado foram onze anos de estudo. Então não é fácil, mas feliz e aliviado por ter concluído.”

O número de doutores na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí, é cinco vezes maior do que a média nacional. No Brasil existe um doutor para cada 1,6 mil habitantes. Em Bom Jesus, é um doutor para cada 306 moradores. A maior concentração deles está no campus da Universidade Federal do Piauí.

jh1.png

Hoje 60% do quadro de professores da universidade são de doutores e esse percentual deve aumentar até dezembro, porque novos professores vão ser contratados.
A universitária Elyzama Lima Santos que faz ciências biológicas está disposta a correr atrás do título tão cobiçado. “Temos vários professores que são doutores. E, eles dão aula de uma forma diferente, que vai cativando cada vez mais o aluno. Então, essa vontade, essa alegria que nos leva a querer esse título de doutor.”

jh5.png

O agrônomo Gabriel Barbosa da Silva foi o primeiro aluno formado na universidade a conquistar o título de doutor.

“O campus tem qualidade, qualidade de ensino, qualidade de pesquisa e o campus hoje mostra que a gente saiu daqui, conseguiu fazer mestrado aqui e fazer doutorado fora sem ter dificuldades”, diz o doutor em agronomia, Gabriel Barbosa da Silva.

As pesquisas, as quais Gabriel se refere, quase todas são voltadas para o agronegócio, que é o ponto forte da economia local. Essas oportunidades atraem doutores de várias partes do Brasil.

jh3.png

A professora Luciana Barbosa Silva é do Mato Grosso do Sul, há cinco anos ela passou num concurso e foi trabalhar na universidade. A professora está pesquisando o comportamento de uma praga que ataca a plantação de soja.

“Ao plantar a soja ele vai saber como plantar, de que forma plantar, quais produtos utilizar para que ele não tenha prejuízo com a lagarta”, diz a professora.

jh4.png

jh6.png

jh7.png

jn2.png

 

Fonte: Com informações do G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Sem categoria

Wellington Dias anuncia reforma com economia de R$ 2,5 milhões ao Estado

O governador Wellington (PT) anunciou que irá encaminhar no primeiro dia de retorno das atividades parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado, o projeto de reforma administrativa da administração estadual àquela

Sem categoria 0 Comments

Facebook faz testes com novo botão “não curti”

A rede social Facebook decidiu criar o botão de “não curti” e “deslike” e colocá-lo em funcionamento. No entanto, a função não deve estar presente no feed de notícias dos

Sem categoria

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin

Morreu nesta sexta-feira (28), às 14h30, aos 85 anos, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados “Chaves” e “Chapolin”. A informação foi divulgada pela rede de TV Televisa. A emissora mexicana