Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Operação resgata 29 trabalhadores em condições degradantes no Piauí

Publicado

em

Uma operação desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Polícia Rodoviária Federal resultou no resgate de 29 trabalhadores submetidos a condições degradantes de trabalho no Piauí. A ação teve início no dia 17 e encerrou nessa sexta-feira (28).

Image title

Os trabalhadores resgatados foram encontrados em áreas rurais das cidades de Guadalupe, Nazaré do Piauí e Paquetá, sendo os responsáveis pelas áreas de extração identificados e submetidos a medidas cabíveis por parte do MTE e MPT.

Segundo a PRF, a operação, denominada Palha Acolhedora, teve como objetivo prevenir e reprimir o trabalho em condições degradantes ou análogas à escravidão na atividade de extração de pó de carnaúba nas regiões de Floriano e Picos.

Com estas ações, a PRF procura integrar-se a outros órgãos públicos visando intensificar ações de garantia e promoção dos direitos humanos, cumprindo sua missão institucional de garantir segurança com cidadania nas rodovias federais e áreas de interesse da união.

De acordo com o procurador do trabalho, Carlos Henrique, os trabalhadores foram encontrados sem nenhuma condição adequada. “No alojamento não havia banheiros para os trabalhadores, faltava uma estrutura mínima, como agua potável, já que eles bebiam água da lagoa e nenhum deles tinha registro de trabalho”, afirmou.

Ainda segundo o procurador, os supostos patrões estão sendo identificados e responderão por vários crimes. “Os donos das terras serão autuados por trabalho escravo e outros crimes que ainda serão apurados. Estamos na fase de identificação e investigação”, relatou.

Publicidade

Os trabalhadores foram enviados as suas residências e receberão acompanhamento do Ministério do Trabalho.

Trabalhadores foram achados em condições condições degradantes  (Foto: Divulgação/PRF)
Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS