Piauí: obra da adutora do litoral será retomada em julho
Publicado por: | Data: 27/06/19

Piauí: obra da adutora do litoral será retomada em julho

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Leonardo Sobral, confirmou ao Cidadeverde.com que as obras da adutora do litoral piauiense serão retomadas no próximo dia 2 de julho, com previsão de conclusão até dezembro deste ano do sistema de abastecimento de água às residências, restaurantes e pousadas das localidades de Maramar, Macapá, Carnaubal e Sobradinho.

Em junho de 2020, de acordo com o gestor, está programada a conclusão total do empreendimento, possibilitando a chegada de água potável a toda região litorânea, de Parnaiba até Cajueiro da Praia e Ilha Grande.

A continuidade da construção será possível devido à liberação judicial da segunda parcela do empréstimo Finisa I. “Dei a ordem de retomada deste grande empreendimento. A obra será reiniciada no dia 2 de julho pela empresa contratada e também contempla o mega reservatório, chamado de ‘reservatório pulmão’, com capacidade de 3.540 metros cúbicos de água, o suficiente para garantir o abastecimento e todo o complexo dos municípios envolvidos”, afirmou o diretor.

O sistema vai garantir o abastecimento da população e turistas da região por um período de, no mínimo, 20 anos. “O empreendimento promoverá o abastecimento de água de cidades e localidades nos municípios litorâneos de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia. A adutora permitirá a captação de água no Rio Parnaíba para a Praia do Coqueiro”, completa Leonardo Sobral.

Início da obra

A obra foi iniciada em junho de 2017 e seria encerrada em 12 meses, mas foi interrompida em razão da discussão judicial envolvendo recursos do Finisa. Agora, com a liberação, seguirá o cronograma normal.

A adutora custará R$ 58 milhões, provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal. A tubulação terá uma extensão de 69,5 quilômetros, com dois ramais:

– o primeiro ramal vai de Luís Correia, passando pelas praias do Coqueiro, Barramares, Arrombado, Carnaubinha, Maramar, Macapá, Sobradinho, Camurupim, cidade de Cajueiro da Praia e praias de Barrinha e Barra Grande
– o segundo ramal vai de Parnaíba para Ilha Grande e Pedra do Sal.

Fonte: Cidade verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Sem categoria

Seguro-desemprego e benefícios do governo vão mudar; Confira!

A fim de fazer uma economia de R$ 18 bilhões por ano, a partir de 2015, o governo federal está apertando as regras para concessão de benefícios do Fundo de

Sem categoria 0 Comments

Policial do Piauí, esposa e filho morrem em colisão na BR-020

O policial militar Clemilton Alves de Sousa, que estava cedido do Batalhão de Operações Especiais do Piauí à Força Nacional em Goiás, morreu em um acidente grave ocorrido na madrugada

Vila Nova do Piauí

Em Vila Nova, CMDCA e Assistência Social promovem Audiência Pública sobre as eleições do Conselho Tutelar

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA promoveu