Connect with us

DESTAQUES

PIO IX 129 ANOS | Missa em ação de graças marca aniversário do município

Publicado

em

O município de Pio IX, localizado a 442 KM da capital do Piauí, Teresina, amanheceu de forma festiva. Pois a cidade completa hoje, 8 de agosto, seus 129 anos de emancipação política. E para festejar a data, nada melhor que iniciar o dia agradecendo por todas as conquistas e progresso da cidade ao decorrer dos anos. Por isso, nesta manhã às 10:00 horas, na igreja matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, foi realizada uma missa em ação de graças para comemorar aniversário do município.

As comemorações iniciaram deste o último sábado (04), com a realização de uma corrida de rua, passeio ciclístico e demais atividades esportivas. E hoje aconteceu a celebração da santa missa em ação de graças ao aniversário do município, que foi presidida pelo pároco, o Pe. Gregório Lustosa.

O padre Gregório Lustosa, recém chegado, para conduzir os trabalhos paroquiais da paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio em Pio IX, disse no momento da homilia sobre a importância de além de comemorar o dia do aniversário do município, agradecer a Deus pelo dom da vida de cada piononense que fazem parte da cidade e falou sobre o seu processo de desenvolvimento.

“A cidade de Pio IX começou a se desenvolver as margens do Rio Condado, pois água é fonte de vida e isso com a participação dos piauienses e cearenses, uma mistura que deu certo. Pio IX se desenvolveu, Graças a Deus. A cidade leva o nome de um grande papa que marcou a história da Igreja, pelo seu coração bem aberto e sensível as necessidades do povo”, contou o padre.

Na parte das oferendas, que é o momento onde as pessoas depositam ao altar, suas preces, assim como tudo o que são e o que tem. Diversos profissionais da cidade apresentaram no altar seu ofício, como médicos, enfermeiros, garis, escritores entre outros profissionais, afim de por a serviço do povo o dom que receberam para exercer estas profissões.

Publicidade

No momento de ação de graças à prefeita municipal Regina Coeli (PSB), fez uso da fala saudando inicialmente a todos os presentes e parabenizou não só a cidade, mas todos os piononenses que fazem parte do município e contribuem de alguma forma para o seu desenvolvimento.

“Pio IX é uma terra de um povo muito trabalhador, batalhador e que vive as adversidades dos períodos com pouca chuva, mas que mesmo assim, se superam. É um município de pessoas que tem um ‘tino’ comercial. Têm um dos comércios mais fortes da macrorregião de Picos”, afirmou a gestora.

Na ocasião, Regina ainda frisa sobre a dificuldade que cada cidade vem enfrentando com a falta de recursos e sua forma de repartição destinada aos municípios, mas afirma que em Pio IX graças à boa equipe de gestão que a cidade possui que se preocupa com o bem estar da população tem alavancado o desenvolvimento para o município.

“Temos gestores responsáveis em todas as áreas e nós tiramos ‘leite de pedra’. A cada dia os recursos vêm caindo, mas temos que manter o ritmo da administração com os recursos em queda, são noites de insônia, nos preocupamos, pois cada gestor quer dar o melhor de si, avançar e inovar. Temos buscado projetos, programas e recursos fora do município e com isso avançamos em todas as áreas, apesar das dificuldades. Fazemos, pois amamos essa terra e queremos o melhor para essa população, queremos hoje agradecer a Deus pelos problemas superados e parabenizar esse povo e essa terra, pelos seus belos 129 anos de história”, concluiu a prefeita.

Além da prefeita Regina Coeli, diversas autoridades políticas do município se fizeram presentes na missa de ação de graças, como o vice-prefeito Edimar Bezerra, Dr. Mesquita, os vereadores Zé Miguel (Presidente da Câmara), Fanuel Adauto, Matheus Alencar, Diogo Maia, Júnior Pinheiro e Chico Luís, também os secretários e outras autoridades que compõe a gestão municipal.

A equipe de jornalismo do portal de notícias Cidades Na Net, desde as primeiras horas da manhã, já se encontrava no município produzindo imagens aéreas da cidade, como forma de homenageá-la, pela passagem do seu aniversário de 129 anos. Acompanhe as imagens aéreas!

Veja todas as fotos da missa!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS