Connect with us

Sem categoria

Seminário de Planejamento e Integração dos ODS será realizado em Francisco Macedo nesta quinta e sexta. Veja!

Publicado

em

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN), realizarão nos dias 18 e 19 de julho, nesta quinta e sexta-feira, em Francisco Macedo, um Seminário de Planejamento e Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento será realizado na Câmara de Vereadores e o objetivo principal é fortalecer a capacidade de planejamento do município com a integração dos ODS no planejamento municipal, apoiando os esforços das gestões para elevar os índices de desenvolvimento humano (IDH) no território e, consequentemente, no estado do Piauí.

De acordo com as exigências, é necessário a participação de representantes das secretarias de Saúde, Educação, Agricultura/ Desenvolvimento Rural, Assistência Social (e técnicos) das secretarias, sendo ideal a presença de no mínimo dois representantes de cada órgão. Ainda conforme o edital, faz-se necessário a presença de outros órgãos com atuação relevante no município,  bem como representantes do Poder Legislativo (ideal: 2 vereadores), representantes da Sociedade Civil (ideal: mínimo de 6) que tenham atuação relevante para a cidade.

CLIQUE E VEJA O EDITAL

O prefeito Nonato Alencar, destaca que é de suma importância projeto e ressalta que o seminário oportuniza maior conhecimento da realidade no município.

Publicidade

“É importante a realização desse seminário e é uma oportunidade ímpar para que nossa Francisco Macedo, venha após esse acontecimento,  crescer ainda mais com qualidade favorecendo toda população. Desde já faço o convite a população para se fazer presentes nessa ocasião”, convidou o prefeito de Francisco Macedo.

O secretário municipal de Educação de Francisco Macedo, Virgílio Alencar, falou em entrevista ao Cidades Na Net sobre a importância do Seminário para o município.

“O seminário será de grande valia para Francisco Macedo, pois é um evento que envolverá todas as pastas do município, secretários e técnicos. A princípio será apresentado à agenda 2030, as ODS e suas metas. Com tudo isso vejo que teremos bastantes discussões sobre o tema”, explica o secretário de Educação.

Virgílio Alencar fala ainda sobre sua esperança de que o município venha melhorar ainda mais com a realização do Seminário. “Durante o evento será apresentado à realidade do nosso município para que assim sejam desenvolvidas benfeitorias para a população e, que no futuro o povo possa desfrutar de melhorias nas diferentes áreas. Tenho esperança que esse evento venha nos fortalecer para que assim o nosso município possa crescer”, afirma Virgílio Alencar.

O que são ODS?

Publicidade

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.

Nesta Agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve inicio em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito da agenda. O país tendo se posicionado de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Confira abaixo a programação do Seminário de Planejamento e Integração da ODS.

Primeiro dia, horário e conteúdo das atividades previstas

Publicidade

08h – 08h30 Introdução aos seminários, inscrições e entrega do material didático

08h30 – 10h Linhas de base dos ODS, apresentação sobre a Agenda 2030, os ODS e suas metas, mostrando as linhas base por meio da apresentação de slides e exposição dialogada.

10h – 10h15 Intervalo Coffee Break

10h15 – 12h Diagnóstico Municipal e Avaliação Rápida Integrada (RIA), Apresentação do diagnóstico municipal realizado por meio da ferramenta RIA

12h – 13h30 Almoço

Publicidade

13h30 – 15h15 Diagnóstico Municipal e Avaliação Rápida Integrada (RIA) Apresentação e discussão dos principais gargalos e oportunidades apontados no diagnóstico em relação aos ODS

15h15 – 15h30 Intervalo Coffee Break

15h30 – 16h30 Diagnóstico Municipal e Avaliação Rápida Integrada (RIA) Apresentação e discussão dos principais gargalos e oportunidades apontados no diagnóstico em relação aos ODS

16h30 – 17h Considerações finais Considerações dos participantes sobre o primeiro dia de seminário

Segundo dia, horário e conteúdo de atividades previstas

Publicidade

08h – 10h Métodos de planejamento e integração dos ODS no PPA Apresentação e discussão dos métodos de planejamento e integração dos ODS no PPA

10h00 – 10h15 Intervalo Coffee Break

10h15 – 12h Métodos de planejamento e integração dos ODS no PPA Apresentação e discussão dos métodos de planejamento e integração dos ODS no PPA

12h – 13h30 Almoço

13h30 – 15h15 Monitoramento participativo de planos alinhados a Agenda 2030 e ODS, Apresentação e discussão de ações para o monitoramento participativo de planos alinhados a Agenda 2030 e os ODS

Publicidade

15h15 – 15h30 Intervalo Coffee Break

15h30 – 16h30 Monitoramento participativo de planos alinhados a Agenda 2030 e ODS, Apresentação e discussão de ações para o monitoramento participativo de planos alinhados a Agenda 2030 e os ODS

16h30 – 17h Considerações finais, Leitura dos compromissos firmados pelo gestor do município e dos arranjos de monitoramento pactuados.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS