Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Serviços de saúde são prejudicados por conta de dívida milionária no Piauí

Publicado

em

 Os prefeitos do interior do Piauí reclamam de uma dívida que gira em torno de R$ 20 milhões e que, segundo eles, está prejudicando os serviços de saúde nos municípios. A dívida foi deixada ainda pela gestão estadual passada e refere-se ao co-financiamento da saúde para os hospitais de pequeno porte do interior. O valor é repassado às prefeituras pelo governo do estado para ajudar na manutenção dos serviços.

O secretário de saúde do Piauí, Francisco Costa, prometeu nesta quarta-feira (9) apresentar uma alternativa aos prefeitos. Segundo ele, a crise financeira que afeta o país e o estado do Piauí dificultou a regularização da dívida de 2014 e informou que esse ano não será possível normalizar a situação.

“A nossa programação é manter a regularidade do pagamento do co-financiamento de 2015. Com relação a esse montante que ficou de 2014 não foi possível ainda normalizar, porque todos os débitos foram herdados do governo passado, de modo que a programação que Comissão de Gestão Financeira do governo do estado colocou é que só em 2016 teremos condições de iniciar um parcelamento”, falou.

Ainda de acordo com Francisco Costa, as prioridades do governo do estado estipuladas para 2015 foram o pagamento da folha salarial dos servidores, do 13º salário e a manutenção do funcionamento das unidades hospitalares. O secretário admitiu que a dívida de R$ 20 milhões tem prejudicado mais a atenção básica em saúde, mas finalizou dizendo que os serviços de urgência e emergência têm sido mantidos normalmente.

“Esse co-financimento em atraso tem uma força maior na atenção básica. Já na parte emergencial, aquela mais urgente, da assistência, a gente tem zelado e até aumentado o repasse para alguns hospitais. Então não considero que está tendo um prejuízo imediato no que diz respeito à parte mais urgente e a assistência nas unidades”, falou.

Publicidade

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS