Connect with us

Alegrete do Piauí

Servidores em Educação de Alegrete do Piauí se unem em Protesto contra a Reforma da Previdência; veja fotos

Publicado

em

Um protesto pacífico contra a Reforma da Previdência, reuniu dezenas de Servidores Públicos em Educação do município de Alegrete do Piauí, cidade localizada  a 383 Km de Teresina, na manhã desta quarta-feira, 15.  O evento aconteceu na Praça Municipal Antônio Elpidio Ramos.

O ato organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais em Educação de Alegrete, contou com a participação de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, da Secretaria Municipal de Educação, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete e de representantes dos Servidores da Saúde Municipal que também aderiram ao protesto.

A mobilização tem como objetivo pressionar o governo, os deputados, senadores e sensibilizar a população sobre os danos da aprovação da PEC 287. O ato também denunciam a retirada de direitos que tem sido feita pelo Governo Temer e o fim da aposentadoria com enriquecimento de bancos e incentivo à previdência privada. Os servidores de Alegrete aderiram ao Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdência que acontece em todo Brasil e realizaram também uma grande passeata pelas ruas da cidades

“Estamos reunidos nesse ato público contra o desmonte previsto pela reforma, essa imoralidade implantada pelo Governo do Michel Temer contra todos nós trabalhadores”, disse a professora Maria Celina, umas das participantes do evento.

“A proposta de reforma do governo foi feita sem discussão com a sociedade civil e pretende igualar a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres em 65 anos, além de impor 49 anos de contribuição ininterruptas para o trabalhador conseguir se aposentar. Todos precisam participar destas manifestações, pois temos o dever de desmascarar o governo golpista de Temer e mostrar à sociedade que ela foi enganada”, disse a Presidente do Sindicato dos Servidores em Educação de Alegrete, Maria Carleyde Ribeiro Dias.

Publicidade

Pe. Ismael de Holanda, vigário paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima de Alegrete do Piauí, participou da mobilização e disse que a aprovação da PEC 287 é o caminho dos trabalhadores para o sofrimento semelhante ao que aconteceu com Jesus e se posicionou a favor da classe de todos os trabalhadores. “Se esta reforma for aprovada os trabalhadores vão morrer como Jesus, com total sofrimento e sem direitos garantidos por lei, aos poucos sem sonhos, sem expectativa, me junto a favor desta causa social enquanto entidade religiosa e conclamamos a sociedade a lutar contra a aprovação desta reforma”.

Batista Tomaz Ramos, líder do movimento sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Alegrete também participou do protesto e indignado com a imposição da Reforma afirmou que se ela for aprovada os trabalhadores não se aposentarão mais. “Desde que a reforma foi enviada ao congresso, a Previdência Social tem barrado e dificultado a concessão de novos benefícios aos agricultores e se aprovada for tenho certeza que não teremos mais aposentadorias, pois o trabalhador tem que contribuir 49 anos ininterruptos e com a falta de inverno para as colheitas sobretudo na nossa região os nossos agricultores não terão como contribuir com o INSS”, disse.

Batista destacou ainda que está mobilizando as Câmaras de Vereadores a aprovar uma espécie da abaixo assinado contra a reforma e a favor da manutenção das regras atuais para o direito a aposentadoria e citou a exemplo disso a aprovação feita pela Câmara de Vereadores dos municípios de Alegrete do Piauí e São Julião. Batistinha como é conhecido popularmente destacou ainda que audiências com os deputados federais do Piauí, já foram realizadas para sensibilizar eles para não aprovarem a lei que prejudica todos os trabalhadores do Brasil.

A secretaria municipal de Educação participou e apoiou a manifestação. Em sua fala durante o protesto, Valdênia afirmou que o município através do Prefeito Márcio Alencar adere ao protesto e repudia a Reforma da Previdência. “Enquanto educadora do município somos contra essa reforma, que todos se unam em prol da luta contra a PEC, isso é um direito nosso que estão querendo rouba-los. Parabenizo a ação e em nome da gestão Alegrete Continua Para Todos, declaramos ser a favor do protesto”, disse.

“Queremos que chegue ao Congresso Nacional a nossa voz contra a aprovação da reforma, foram direitos alcançados pela classe dos trabalhadores ao longo da história que querem tirarem de nós. Enquanto vice-prefeita e como cidadã me posiciono contra a reforma” disse a professora Hermilinda de Carvalho Gomes, vice-prefeita de Alegrete do Piauí.

Publicidade


Diversos professores discursaram durante o protesto e a caminhada, entre estes o professor José Sabino de Lima, o Bidunga e as professoras, Liduína Maria, Alzira Ramos também manifestaram o repúdio da categoria contra aprovação da reforma.

Dentre outros estiveram presentes no protesto, a inspetora de ensino do município, Professora Virginia Célia, os vereadores Erasmo Araújo, Luís Carlos e Constâncio Ramos que também discursaram a favor dos trabalhadores. Estiveram presentes ainda agente de Saúde, Luis Alencar,  o secretário municipal de Agricultura, Manoel Filho, o Secretário Municipal de Cultura, Iago Sousa e a empresária Telma Ramos.

Veja mais imagens, do portal Cidades Na Net, direto do local:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS