Connect with us

Legislativo em Foco

Vereadores aprovam Projetos e discursam em sessão da Câmara de Patos do PI

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado, 26, mais uma sessão ordinária. Os trabalhos foram presididos pela vereadora Zuleide Valdete da Costa.

Na sessão, inicialmente foi votado e aprovado sob pedido de urgência,  o  projeto de lei nº 019\2019, com   a Ementa, que abre crédito adicional  suplementar e especial  por anulação  de dotação  do orçamento vigente.

De acordo com texto fica aberto no orçamento vigente, um crédito  adicional especial  na importância R$ de 382,652,11 (Trezentos e oitenta e dois mil seiscentos  e cinquenta  e dois reais  e onze centavos).

Na mesma sessão,  foram votados  outros três Projetos  de Leis. Antes de serem colocados em votação, foram apresentados os pareces favoráveis, das Comissões de Constituição,  Justiça e Redação Final e  de Finanças e Orçamento público, aos referidos Projetos.

Foram aprovados,  o Projeto de Lei  nº 016\2019,  que dá nova redação aos anexos I e II  da Lei  de Diretrizes Orçamentária – LDO,  para o exercício de 2020, o PL nº 017\2019,  que dispõe sobre  a revisão  do Plano Plurianual 2018\2021, instituído pela Lei municipal nº 13 de 17 de 2017,  e o  Projeto n° 18\2019, com ementa que estima a  receita  e fixa a despesa do município de Patos do Piauí.

No segundo expediente, os vereadores se pronunciaram. O primeiro foi vereador José Hélio, o Helim, que iniciou justificando sua ausência na sessão anterior e  comentou sobre a visita que fez as obras da localidade Bom Jardim  juntamente com o prefeito, momento em que parabenizou a vereadora Zuleide, a qual sua  localidade está recebendo obras importantes.

Publicidade

O parlamentar informou que também  visitaram o trecho da estrada que liga o povoado  Cajueiro a localidade  Morro da Onça, que rompeu no período da chuva e está sendo recuperada.

Em outro momento, ele  parabenizou ao legislativo pela passagem do dia do vereador.  E por fim,  repercutiu sobre a politica a nível nacional, quando abordou  sobre a reforma da previdência o recurso do leilão do pré-sal, que os municípios vão receber,  inclusive Patos.

O vereador Antônio Rufino, foi breve. “Hoje votamos importantes para o município. E quero ainda agradecer pelas chuvas registadas em Patos, e espero  que continuem chovendo, mas que seja de forma tranquila sem o temporal que foi a última”, comentou.

O vereador Wilson Vieira, agradeceu por mais um dia de trabalho, e pediu que o Poder Público procure  iniciar a campanha contra mosquito aedes aegypti mais cedo, antes do período chuvoso.

Ele ainda reivindicou ao Poder Executivo  que tome providência sobre o lixo, nas margens das estradas.  “A gente sabe que a culpa é da população que joga o lixo nesses locais indevidos, mas quem tem que disciplinar é o Poder Público,  buscando  trabalhar essa questão, seja por orientação,  conscientização ou punição”, disse.

Publicidade

O vereador ainda cobrou que a gestão melhore o acesso do calçamento com a BR, na  rua da vereadora Taninha, onde segundo ele, está se formando um buraco. Ele também,  comentou sobre o recurso do leilão do  pré-sal que o  município  vai receber, quando sugeriu que administração use o dinheiro como reserva para pagamento de INSS.

Por fim, o vereador lamentou pelas mortes  ocorridas no município de  Patos e também se solidarizou com a família de Seu Paulo, pai da ex-prefeita de  Jaicós Sônia Ribeiro.

A  vereadora Luzitânia iniciou lamentando as perdas ocorridas em Patos e no povoado Cajueiro, quando citou sua tia Estelina e sua amiga Bela, na qual, disse ter ficado muito abalada.

Em outro momento, a parlamentar voltou a cobrar o conserto da ambulância, onde segundo ela, é indispensável, pois há casos que os carros pequenos  não supre as necessidade das pessoas que precisam ser transportadas para outros centros de saúde.

Ela cobrou  medicação para a unidade de saúde. E também voltou a reivindicar o pagamento de dezembro de 2018. Por fim, Taninha questionou  sobre o edital do concurso, com cargos de profissionais que atuam em  programas como NASF  e vigilância epidemiológica, quando disse que são programas  que  podem ser extintos.

Publicidade

O vereador Adalberto Lopes, também,  comentou sobre as obras  que estão sendo construídas na localidade Bom Jardim. “É uma região muito  populosa e  está recebendo investimentos no governo municipal em obras de grande importância”, comentou ele que  ainda  repercutiu   sobre o recurso do leilão do pré-sal que vai entrar nas contas do município, e sobre a reforma da previdência.

A vereadora Zuleide Costa,  agradeceu por mais um dia trabalho  e parabenizou os vereadores pelos discursos e reivindicações, destacando que a  sessão foi  tranquila e agradável.

A presidente da Casa, ainda agradeceu pelas felicitações à obras em andamento na localidade Bom Jardim. E  comentou sobre os festejos da referida localidade, onde segundo Zuleide, foi possível arrecadar uma quantia considerável para dar continuidade as obras de construção da  igreja.

 

Veja as fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS