Connect with us

GERAL

VILA NOVA | Comunidade São João Batista celebra 39º Festejo; veja fotos

Publicado

em

Em 22 de junho, sábado, ocorreu a 8ª noite de novena do 39º Festejo do Padroeiro São João Batista, no povoado de mesmo nome, há 12 km do município de Vila Nova do Piauí. Os noitários foram os poderes Executivo, Legislativo, além da Comunidade Morrinhos.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal Edilson Brito; a Primeira-dama e Secretária de Assistência Social Ana Carolina; Vereadores Adonelys Araujo; Bibia de Benício; Severo Sousa; Adenilda Bento; Adelino Oliveira e Flávio Sousa; além de integrantes da Comunidade Morrinhos.

Teodósio, da Comunidade Morrinhos, avalia como positiva a participação da sua localidade.

“É o 39º festejo do povoado, e eu, como sendo membro do Conselho Pastoral, há três anos participo ativamente desta Comunidade. Estou na Comunidade de Morrinhos há mais de 10 anos, porém, desde pequeno sempre tive vínculo com esta igreja de São João Batista, inclusive, fui batizado aqui aos 3 meses de vida, por volta dos anos de 1983 quando aqui ainda era uma capela e o povoado era apenas uma localidade. É muito gratificante ser convidado a participar do festejo de São João Batista, e sempre os convido a participar também do nosso festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Termos essa troca de experiência”, disse Teodósio.

O Vereador Flávio Sousa também avalia a participação na novena.

“É um prazer estar aqui nessa noite maravilhosa festejando com o nosso Povoado São João Batista o seu 39º festejo. Graças a Deus grande parte da população compareceu à igreja e vemos a fidelidade das pessoas em participar disso. Tudo bem organizado, e só temos a agradecer e engrandecer o nosso povoado”, ressaltou Flávio.

Publicidade

A celebração contou com o apoio e animação do sanfoneiro Manoel de Jucelino durante os cantos religiosos.

Após a missa, ocorreu o tradicional Leilão Beneficente de São João Batista, com várias jóias ofertadas pela comunidade em geral, sendo conduzido pelo Gregório Antônio, o Gó.

_veja fotos da 8ª noite de novena e leilão;

 

_Na 9ª noite de novena, dia 23, domingo e véspera de São João, foi a vez dos Jovens e Comunidades em Geral como noitários. Também houveram batizados e a missa foi celebrada pelo Padre Gildo Coelho.

 

_No 10º dia de programação, 24 de junho, segunda-feira, Dia de São João Batista, às 16h houve a missa de comemoração e encerramento em alusão ao 39º festejo, celebrada pelo Padre Gildo Coelho, pároco local responsável.

Publicidade

Marcilene, uma das dirigentes de todos os eventos religiosos local, agradeceu a todos por todo envolvimento.

“Esse é um momento de muita alegria e de agradecimento. Com muita satisfação o nosso povoado agradece a todos que desde o dia 15 vieram prestigiar o nosso novenário, firmes e fortes, rezando em prol do 39º Festejo de São João Batista. Agradecemos a todas as localidades; ao prefeito Edilson, primeira-dama Ana Carolina e todos os vereadores  pelo apoio que nos foi dado; ao Padre Gildo que veio celebrar conosco, fazendo a abertura e encerramento do nosso festejo e aos demais que contribuíram fortemente para a realização de todas as noites de novena e das missas. Agradecemos de coração a todas as comunidades e demais noitários que foram convidados a participar. Pedimos a Deus muita saúde e paz, e que no próximo ano estejamos aqui novamente reunidos para celebrarmos o 40º Festejo de São João Batista”, expressou Marcilene.

Padre Gildo Coelho, pároco da Comunidade de Vila Nova e suas localidades, fez uso da palavra em agradecimento comunitário e desejou parabéns a todos.

“Gostaria de reforçar a minha gratidão aos organizadores do festejo desta Comunidade. Das pessoas que contribuíram na parte financeira na parte religiosa. Parabéns a comunidade pela realização desta festa. Gratidão as outras comunidades que estiveram presentes somando forças. Sempre é o momento de aprendizado embora as  vezes de muita preocupação, os festejos vem para fazer a comunidade crescer. Não podemos celebrar durante 10 dias e ficar do mesmo jeito. É preciso nos comprometermos cada vez mais com o reino de Deus assim como São João se comprometeu. Deus deu missão a ele, e assim ele cumpriu. Deus também dá a nós essa missão. Deu a cada um de nós pelo nosso batismo, através dos nossos dons. Seja cantar, ler, organizar, falar, tocar, temos missões. Comunidade só existe porque existe o povo. Padre não celebra a missa sozinho, sem fiéis. Assim é a vida em comunidade. Precisamos uns dos outros. Muito obrigado a todos”, agradeceu o padre.

Em seguida a missa, ocorreu a tradicional procissão, onde os fiéis carregaram a imagem do Padroeiro pelas ruas do pequeno povoado.

Publicidade

_veja fotos da missa e procissão no 10º dia de programação do Festejo de São João Batista;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS