Connect with us

GERAL

VILA NOVA | Escolas municipais comemoram Dia do Índio e do Livro Infantil

Publicado

em

Nos dias 18 e 19 de abril, as escolas da rede municipal de ensino de Vila Nova do Piauí, comemoraram o Dia do Índio e do Livro Infantil.

Uma série de atividades fizeram parte das duas importantes datas, nas escolas Zacarias Manoel da Silva, no Povoado São João Batista, Creche Proinfância professor Osvaldo e Sabino Gomes de Lima, ambas na sede do Município.

As atividades foram programadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que busca estimular cada vez mais cedo à prática da leitura nos alunos da rede municipal e a valorização da cultura indígena. E foi desenvolvida pelos professores das referidas escolas.

Para comemorar o dia nacional do Livro Infantil os pequenos expectadores cantaram, pularam, participaram das rodas e cantinhos de leitura e ouviram atentamente as Histórias infantis. Na escola Sabino Gomes houve teatro de fantoche e peças teatrais.

Segundo Edinete Brito, secretária municipal de Educação, trabalhar a contação de história é convidar os ouvintes para adentrar no mundo da imaginação dos contos infantis.

Publicidade

“O conto prática educativa no cotidiano escolar desperta a imaginação, o gosto pela leitura, trabalha o lúdico, as relações pessoais, além das emoções”.

Já para comemorar o Dia do Índio ocorreram várias ações dedicadas à valorização da cultura indígena. Um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

“Além da contação de estórias, os meninos se caracterizaram de índios e os professores de personagens do sitio do Pica Pau Amarelo, foi uma aula diferente para eles”. Destaca Eliene Luz, coordenadora da Educação Infantil.

As três escolas fizeram visita a Biblioteca ‘Patativa do Assaré’ durante os dois dias e ainda houve a exibição de filmes no Ponto de Cultura ‘Cidade Poesia’.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril. Em homenagem a Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.

Publicidade

O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. E tem como função zelar pelos direitos dos indígenas e fazer com que o povo brasileiro reflitam sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

Veja fotos do dia do Livro:








































Veja fotos do Dia do índio:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS