Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Prefeito recupera e equipa poço que beneficiará centenas de famílias na sede

Publicado

em

A população do município de Vila Nova do Piauí, situado a cerca de 370 km da capital do Estado, é abastecida atualmente pela água do açude Piaus, localizado na vizinha cidade de São Julião.

Porém o açude Piaus esta apenas com 5% da sua capacidade, e a água que está chegando na cidade poesia é de mais ou menos 70 litros por família. Quantidade esta que é insuficiente para o consumo humano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que uma família use 120 litros por dia.

Pensando nisso e diante da calamitosa situação em que se encontra a cidade, sem água o suficiente para abastecer a sede do município, o prefeito Edilson Brito resolveu enfrentar o problema e com recursos próprios da Prefeitura, iniciou nesta manhã de segunda-feira, 11/09, uma operação de recuperação e equipagem dos poços como uma saída imediata para a falta de água que assola a população.

Poço recuperado e reativado na Avenida Santo Antônio- (Foto: Ascom Municipal)

O primeiro poço recuperado e equipado é o da Avenida Santo Antônio. “Nesse momento o poço já foi recuperado, reativado e já tem água disponível para os moradores no reservatório que fica ao lado do referido poço” disse o prefeito Edilson Brito.

O prefeito acompanhou a recuperação do referido poço, juntamente com o vereador presidente da Câmara, Roberto Moura. O chefe do executivo vilanovense lamentou ainda a situação, em que a população precisa retornar aos velhos tempos – a pegar água nos baldes e carrinhos –  mas afirma que esta é a opção mais imediata que a gestão encontrou.

Publicidade

Resultado de imagem para Prefeito Edilson Brito cidades na net

“Estamos conscientes do problema e buscando soluções efetivas para abastecer a cidade e atender a demanda da população”, disse o gestor que pediu paciência a população, pois o Piauí vive uma crise hídrica e Vila Nova passa por isso.

Nos próximos dias, serão instalados nas comunidades rurais de Lagoa Comprida, Caninhas, Cacimbas e Barreirinhos, sistemas de dessalinização e recuperação de poços existentes. A ação é uma parceria da Prefeitura com o Programa Federal Água Doce/Água Para Todos.

Veja fotos da equipagem do Poço na sede:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS