Connect with us

DESTAQUES

Vila Nova realiza a X Conferência Municipal de Assistência Social; veja fotos!

Publicado

em

Com o tema “Garantia de Direito no Fortalecimento do SUAS”, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Vila Nova realizaram na última terça feira (02), no Ponto de Cultura Cidade Poesia, a X Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento é direcionado aos usuários, trabalhadores, entidades, organizações da sociedade civil e governo, com o objetivo de  discutir, avaliar e propor diretrizes para o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, nos níveis Federal e Estadual.

Diversas autoridades participaram da Conferência, dentre estas: o prefeito Edilson Brito; a primeira dama Ana Carolina; a presidente do CMAS, Franklimara Leal Rocha; a assistente social Maria Cleide; a psicóloga Rosana Macêdo; a coordenadora do CRAS, Jenicleide Alaíde de Sousa; Geovania Cardoso, assessora técnica da secretaria; os vereadores, Bibia de Benício, Severo Sousa, Adonelys Araújo, Deijano Lima, Flávio Sousa; representantes do Conselho Tutelar; secretários municipais Edinete Brito (Educação), Erivan Brito (Governo), Almerinda Luz (Saúde), Marli Veloso (Cultura), Luiz Gonzaga (Agricultura) e Iago Sousa (assessor de comunicação).

Na abertura do evento o Grupo AJA, fez uma belíssima apresentação fortalecendo a identidade cultural do município.

Também na abertura, o prefeito Edilson Brito se colocou à disposição para desenvolver ações pela garantias dos direitos socioassistenciais. “Estamos aqui para apoiar a todas as secretarias. Apoiar as nossas crianças, os nossos jovens, adultos e idosos com respeito. Quero dizer que estou à disposição de todas as secretarias e pedir que as secretarias trabalhem em parcerias para o desenvolvimento do nosso município”, disse o prefeito.

Publicidade

“O momento de realização das Conferências é uma grande oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política e pública por todos os autores envolvidos, como condição para: a consolidação do SUAS; a garantia de direitos socioassistenciais do usuário e da proteção social não-contributiva; a contribuição para equidade e para a redução de desigualdades; a organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população brasileira, e a contribuição da Política de Assistência Social para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários”, afirma a secretária de Assistência Social de Vila Nova, Ana Carolina, quanto à importância do evento para a política de assistência social no município.

Franklimara Leal, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS, falou da política de assistência social. “Uma imensa satisfação em realizar a X Conferência de Assistência Social do município de Vila Nova, estratégica reunião para os destinos da Assistência Social no país, e com exponencial importância para o fortalecimento da rede de proteção social nesta cidade”, pontuou.

A palestra do evento teve como tema norteador: “Sobre as garantias de direitos” pelo Psicólogo, Roberto Oliveira, coordenador estadual do Programa Bolsa Família. Houve a escolha das propostas para as conferências estaduais e nacionais, além da eleição dos delegados que representarão o município na conferência estadual, onde ficou eleita Franklimara Leal Silva, titular representando o poder público e Elizangela da Silva, titular representando a sociedade civil e como suplente representando o poder público, Jenicleide Alaíde de Sousa e Maria Eliésia (suplente) representando a sociedade civil.

Veja mais fotos:



POR: Iago Sousa/Assessoria de Comunicação Prefeitura de Vila Nova do PI/Cidades Na Net

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS