Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | ‘Assistência Social’ recebe reconhecimento do Estado e aponta metas para 2017

Publicado

em

A nova gestão do prefeito reeleito Márcio Alencar, iniciou seus trabalhos em 2017 com intensidade nas atividades de todos os diversos segmentos do serviço público, com obras, limpezas, novos investimentos e muita organização, inclusive na área de Assistência Social, setor que cresceu muito nos últimos 4 anos de sua administração e iniciou esta nova gestão com o reconhecimento a nível estadual.

O ofício da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania/SASC, datado do dia 20 de janeiro de 2017, parabeniza a Secretaria Municipal de Assistência Social de Alegrete, – SEMAS, por iniciar os trabalhos nesta nova gestão com compromisso e organização. O documento relata o fato de todos os sistemas estarem atualizados, bem como da nova adesão ao ‘Programa Criança Feliz’, pelo envio do Relatório de Gestão 2016 e Plano Anual 2017.

Confira o documento na íntegra:

Para o gestor a conquista de tal reconhecimento é proveniente da série de medidas e esforços de toda equipe na busca pelo constante serviço oferecido ao povo, sobretudo os mais necessitados que vivem em situação de pobreza. A SEMAS recebe também total apoio e atenção dados pela primeira-dama de Alegrete, Andréa Sousa, que mantém uma dedicação especial ao desenvolvimento das atividades do segmento.

Secretária Municipal de Assistência Social, Adrícia Sousa (Foto: Francisco Silva)

Publicidade

Segundo a Secretária Adrícia Sousa, o reconhecimento só renova a motivação para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos. “Mesmo sendo tão desafiadora a política de Assistência Social, é o nosso dever trabalhar, renovar e lutar para que a cada dia sejam superados os desafios e sejam cumpridos os objetivos que é de emancipar as famílias de baixa renda do município, dando-lhes poder e voz de cidadania”, afirmou.

Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social – Ariane Santos (Foto: Francisco Silva)

Para a Assistente Social de Alegrete, Ariane Santos, o bom trabalho executado apresenta melhoras reais e essências ao desenvolvimento da população local. “A política de Assistência Social, sendo priorizada no município, só tende a formar cada vez mais uma sociedade de cidadania ativa, onde as famílias de baixa renda são valorizadas, mantém seus vínculos fortalecidos e ganham ‘poder’ com o Programa Bolsa Família e com a complementação, através de cursos de geração e renda, das visitas domiciliares, das adesões aos novos programas onde são participantes, do apoio aos seus filhos participantes dos Serviços de Convivência e fortalecimento de Vínculos. Tudo isto torna a população cada vez mais participativa, bem como a juventude mais protagonista, o que tende a fazer do nosso futuro e da nossa sociedade um lugar melhor para todos”, destacou.

MELHORIAS DOS ÚLTIMOS 4 ANOS

Inauguração do Conjunto Habitacional Miguel Ladislau Delfino – 2014 (Foto: Francisco Silva)

Publicidade

Os investimentos da Assistência Social foram iniciados imediatamente no primeiro ano de administração de Márcio Alencar, em 2013, quando a nova equipe promoveu uma verdadeira organização da secretaria, com a análise das pendencias e a resolução de problemas imediatos. Este método de trabalho permitiu a elaboração do projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’, que não havia sido aprovado pela gestão anterior, mas foi refeito e aprovado, com a liberação das 40 moradias. Durante a construção das casas, os servidores da SEMAS realizaram o trabalho social junto as famílias, com reuniões mensais onde foram repassadas orientações sobre saneamento básico, educação social, organização comunitária dentre outras.

I Conferência das Cidades de Alegrete do Piaui – 2013 (Foto: Sarah Maia)

O primeiro ano também teve a realização da I Conferência das Cidades no Município de Alegrete, possibilitando agilidade junto ao ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’. Mas sendo, sobretudo, um marco na maneira de lidar com os problemas e soluções da cidade, oferecendo voz a população.

IX Conferência Municipal de Assistência Social de Alegrete do Piauí – 2015 (Foto: Francisco Silva)

Ao longo dos demais anos da gestão de Márcio Alencar, novas Conferências Municipais de Assistência Social e da Criança e do Adolescente também foram destaque. Sendo novamente um momento de trazer a população para ter vez e voz quanto a discussão da organização da assistência, a necessidade do financiamento pelo governo federal, a necessidade de fortalecer os conselhos e a própria participação social nos programas e projetos da assistência social.

Publicidade

Inauguração do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – 2014 (Foto: Francisco Silva)

A administração do prefeito ‘Marcinho’ trouxe também como ganho o desmembramento das sedes da SEMAS e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), ficando a SEMAS em um prédio próprio estruturado e o CRAS no prédio inaugurado para atender todos os padrões e exigências de funcionamento do Centro. O mesmo ainda foi todo equipado e mobiliado para servir tanto de atendimento às famílias quanto aos programas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Assistente Social e Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Elayne Ribeiro (Foto: Francisco Silva)

O município passou também por adesões. Os antigos ‘PETI’, ‘Projovem’ e ‘Criança Cidadã’ foram unificados no SCFV, atendendo em Alegrete cerca de 180 crianças e adolescentes, desde os 3 anos de idade até os 17. As ações de ‘educação social’ desenvolvidas junto aos jovens são de cunho ecológico, formação política, cidadania, meio ambiente, protagonismo do jovem no primeiro emprego etc. Mais do que ações para evitar o trabalho infantil ou de reforço escolar, a perspectiva das atividades do SCFV é uma de uma educação cidadã que seja complementar a atividade escolar.

Coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -Andreia Ramos (esquerda) em entrega de enxoval (Foto: Francisco Silva)

Publicidade

Além dos jovens, o CRAS atende aos idosos e gestantes, com a entrega do benefício eventual de apoio as mesmas. Além do acompanhamento das consultas de pré-natal das grávidas, elas participam de orientação grupal com oficinas e palestras onde são trabalhados como a saúde da mãe e do bebê, os direitos maternos dentre outros. Ao final elas recebem o enxoval.

A parceria junto ao Conselho Tutelar também foi ampliada, com a organização do espaço para atender as exigências preconizadas, a solicitação de serviços e a capacitação permanente dos envolvidos. Este apoio permitiu ao Conselho Tutelar mostrar cada vez mais sua participação na sociedade e seu trabalho.

Arraial Social 2016 (Foto: Francisco Silva)

Em 2016, a forte crise financeira nacional impactou também os serviços da assistência social. Os entraves dos repasses federais dificultaram o desenvolvimento pleno das atividades. Mas mesmo assim o município arcou com a continuidade dos serviços, financiando tanto as ações com repasses atrasados, como os funcionários da SEMAS.

AÇÕES PARA 2017

Publicidade

Além da boa continuidade dos serviços já existentes, para 2017 algumas das propostas da gestão de Márcio Alencar neste segmento é: realizar mais uma Conferência Municipal de Assistência Social; ampliar de vez os serviços do CRAS para a zona rural; trabalhar o ‘Programa Criança Feliz’, destina do as famílias do Programa Bolsa Família, capacitando os visitadores sociais para acompanhamento de orientação social como um complemento do Programa de Saúde da Família, fortalecendo o pleno desenvolvimento da criança na primeira infância; formar um pactos e parcerias, os quais já foram iniciados através do envido de ofícios de apresentação e de convênios, pela secretária e o prefeito, com órgãos como o SEBRAE, SEST-SENAT, SENAC, Igreja Católica e Evangélicas, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e à Justiça Itinerante, afim de expandir as possibilidades de serviços e destes órgãos/empresas agregarem conhecimento, capacitação técnica, palestra e outras coisas no município, hoje aberto e interessado em receber estas parcerias.

Reunião SEMAS e beneficiários Bolsa Família 2017 (Foto: Francisco Silva)

De início, além das adesões e ofícios, a equipe da SEMAS já realizou diversas reuniões de esclarecimento dos beneficiários dos diversos programas sociais, afim de prosseguir todos os serviços com máxima qualidade e assiduidade dos participantes. Objetivo é a melhoria na qualidade de vida de todos, bem como o cumprimento das exigências para que cada família mantenha seu cadastro do ‘Bolsa Família’, principalmente em vista do novo método de fiscalização federal do Programa que já resultou em muitos bloqueios e cortes por todo o país.

‘Recadastramento’ e compromisso da participação dos Programas em 2017 (Foto: Francisco Silva)

‘Recadastramento’ e compromisso da participação dos Programas em 2017 (Foto: Francisco Silva)

Publicidade

Reunião SEMAS sobre os SCFV 2017 (Foto: Francisco Silva)

Reunião SEMAS sobre os SCFV 2017 (Foto: Francisco Silva)

Reunião SEMAS sobre os SCFV 2017 (Foto: Francisco Silva)

Reunião SEMAS e beneficiários Bolsa Família 2017 (Foto: Francisco Silva)

MEMBRO DA SEMAS E CRAS:

Publicidade

Secretária Municipal de Assistência Social – Adrícia Sousa (Foto: Francisco Silva)

Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social – Ariane Santos (Foto: Francisco Silva)

Operador Técnico do Sistema Bolsa Família – Osiel Pinheiro (Foto: Francisco Silva)

Recepcionista da Secretaria Municipal de Assistência Social – Saara Carvalho (Foto: Francisco Silva)

Assistente Social e Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Elayne Ribeiro (Foto: Francisco Silva)

Publicidade

Coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -Andreia Ramos (Foto: Francisco Silva)

Recepcionista do CRAS – Sayomara Carvalho (Foto: Francisco Silva)

FONTE: ASCOM MUNICIPAL

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS