Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Secretaria de Saúde promove palestras sobre a ‘virose da mosca’ com o objetivo de diminuir os casos de contaminação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Alegrete do Piauí, através da parceria do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Equipe de Saúde da Família, promoveu na última quarta-feira (08) uma palestra sobre a ‘virose da mosca’.

Este primeiro momento é parte do calendário elaborado para prestar esclarecimentos para toda sociedade alegretense, da zona urbana e rural, sobre os perigos neste período de chuvas, quando a proliferação de moscas e outros insetos é muito maior, contaminando o ambiente. Quando a mosca pousa no alimento, transmite diversas bactérias, fungos e vírus.

A virose da mosca causa uma infecção no trato gastrointestinal (gastroenterite) e é transmitida pelo consumo de alimentos que tiveram contato com a mosca. Os sintomas são febre, dor no corpo, desconforto abdominal, vômito, diarreia, coriza, moleza e ardência nos olhos.

A palestra desta quarta-feira (08) esclareceu ainda os tratamentos e a prevenção, destacando o cuidado com as criança, que por estarem ainda em processo de fortalecimento da imunidade, acabam sofrendo mais se contaminadas, sendo a desidratação o principal risco.

O tema foi ministrado pela fisioterapeuta Ada Kalyne, com a colaboração da Enfermeira Nadjane, da Dra. Yudelsi e demais funcionários da Unidade Básica de Saúde Maria Francina de Alencar.

Publicidade

Nesta quinta (09) e sexta-feira (10) as palestras serão realizadas pelas equipes de atendimento das zonas rurais, afim de esclarecer ao máximo toda população e evitar a contaminação.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Alegrete do Piauí
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS