Connect with us

DESTAQUES

Campanha de vacinação contra a gripe se intensifica no município de Vila Nova

Publicado

em

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Nova juntamente com Ministério da Saúde lançou a Campanha de Vacinação Contra Influenza no período de 26 de abril a 20 de maio, sendo 02 de maio (segunda-feira) o dia de vacinação das crianças, apartir das 8:00 horas da manha na UBAS sede.  E no dia 30 de abril a sala de vacinação estará aberta. A vacina é constituída de vírus inativados e por isso não causa gripe, mas é suficiente para produzir defesas contra a doença.

A enfermeira responsável pela imunização do Município de Vila Nova, Shirleny explica sobre a gripe influenza. “A gripe (influenza) é uma doença respiratória aguda causada por agentes virais chamados Vírus Influenza, a qual se caracteriza por febre alta, dor de cabeça, mal-estar, mialgia (dor muscular), calafrios e sintomas respiratórios, principalmente tosse seca, dor de garganta e coriza. A resolução dos quadros não complicados pode ocorrer em sete dias, mas a tosse pode persistir por até duas semanas”.

“A vacina tem que ser tomada todos os anos. O vírus Influenza, que provoca a gripe, se modifica com frequência e a vacina também muda para proteger contra as novas espécies de vírus. Por isso é importante se vacinar contra a gripe todos os anos”, acrescenta a enfermeira.

A secretaria municipal de saúde Rosimar Batista explica como será a vacinação na segunda feira, dia 02 de maio. “Na Segunda dia 2 de maio de 2016 a partir das 8 horas da manhã, estaremos na UBAS fazendo a vacina da campanha da influenza nas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) das áreas dos Agentes de Saúde: Antônio Claro, Clenilda, Genivaldo, Ivanilda e Josimar. Os outros públicos da campanha e as crianças das outras áreas serão avisados posteriormente pelo agente comunitário de saúde para receber a vacina”. Conclui a secretaria.

Publicidade

Grupos que poderão ser vacinados:

– Idoso com 60 anos ou mais;

– Crianças de 6 meses até menores de 5 anos;

– Gestantes;

– Puérperas até 45 dias após o parto (É NECESSÁRIO COMPROVAR DATA PARTO);

Publicidade

– Trabalhador de saúde

– Pessoas portadoras de doenças crônicas;

Para portadores de doenças crônicas será obrigatória a apresentação de prescrição médica indicando a vacina.

Por:  Radialista Iago Sousa-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Nova do Piauí

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS