Connect with us

DESTAQUES

Justiça Eleitoral diploma Dr. Jonas e Sodson como prefeito e vice e nove vereadores de São Julião; Veja fotos

Publicado

em

Os candidatos eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de outubro deste ano, no município de São Julião, foram diplomados pela Justiça Eleitoral em solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 15, na quadra poliesportiva do Ginásio Governador Guilherme Melo, na cidade de Fronteiras, sede da 40ª Zona.

A diplomação é o último ato do processo eleitoral, que torna os candidatos aptos a tomarem posse nos respectivos cargos no próximo dia 1º de janeiro, para um mandato de quatro anos – 2017 a 2020.

A solenidade foi presidida pelo juiz eleitoral da 40ª Zona, Dr. João Manoel de Moura Ayres. E contou com as presenças do chefe de Cartório da 40ª ZE, Sergio Portela da Costa, e do Ministério Público Eleitoral, através do promotor Dr.Edgar dos Santos Bandeira Filho, do deputado estadual, Dr. Pablo Santos, além de um grande número de pessoas, dentre políticos, amigos e familiares dos diplomados.

Na ocasião, também foram diplomados os eleitos nos municípios que integram a 40ª Zona Eleitoral, Fronteiras-cidade Sede da ZE, Alegrete do Piauí e Caldeirão Grande do Piauí.

Jonas Alencar Bezerra (PSB), foi diplomado no cargo de prefeito, após vencer com uma maioria nunca vista antes na história política do município de São Julião  o grupo da base governista do atual prefeito e um terceiro candidato que entrou na disputa. Na disputa entre os três candidatos, Dr. Jonas obteve 64,83% dos votos válidos, o que corresponde a 2.938 votos. O segundo colocado obteve 32,46%, e o terceiro 2,71%.  A maioria de Dr. Jonas sobre o segundo colocado foi de 1.467 votos, e de 2.815 sobre o terceiro.

Publicidade

Dr. Jonas é de família tradicional na política, a família ‘Alencar-Bezerra’, seu pai, o saudoso ‘Carvalhinho’ já foi prefeito do município,  seus irmãos Ota Bezerra e Carlão acumulam juntos cinco mandatos no executivo saojulioense. Em entrevista ao Cidades na Net, Dr. Jonas destacou as prioridades e falou dos problemas  que enfrentará ao assumir a Prefeitura. “Esta solenidade é um misto de satisfação, alegria e finaliza o processo eleitoral com a diplomação.  Ao mesmo tempo estamos conscientes e  com os “pés no chão”, das dificuldades que o município passa, conscientes das dificuldades que o Brasil também enfrenta. Mas estamos aptos e preparados para administrar o município. A nossa prioridade administrativa é o povo, o povo em 1º lugar, vamos cuidar da saúde, da educação, da segurança,  percebemos durante  a transição que o município de  São Julião se encontra em serias dividas contábeis, encontra devedor, inadimplente em vários setores, então em primeiro momento é tirar São Julião da inadimplência para buscar projetos junto ao Governo Federal. Minha meta inicial é por a casa em ordem, para apartir de então seguir a administração”. Pontuou.

Indagado sobre o secretariado, Dr. Jonas disse que ainda não foram definidos. “Ainda não tive essa preocupação, vamos sentar na cadeira e escolher os nomes com base em critérios técnicos e também vendo com os partidos que coligaram com agente”.

Sobre o relacionamento com a Câmara de Vereadores Dr. Jonas disse que haverá a harmonia entre os poderes executivo e legislativo. ” São Julião sempre houve uma harmonia entre as pessoas e nunca foi diferente entre o executivo e o legislativo, infelizmente a última gestão, por problemas pessoais atrapalhou essa harmonia, mas agora nesse mandato que se  inicia, agente espera que essa harmonia se restabeleça e volte a paz tão merecida e almejada por todos. Independente de sigla partidária nos vamos marchar juntos o prefeito, o vice e os nove vereadores”. Finalizou.

No cargo de vice-prefeito, a Justiça Eleitoral diplomou o professor Antonio Sodson da Rocha, o Sodson (PPS) . Sodson disputou as eleições de 2012 ao lado do saudoso vereador, Emidio Reis da Rocha. A escolha de Sodson como vice-prefeito na chapa de Dr. Jonas consolidou a vitória do grupo.

Para a Câmara Municipal, foram diplomados os nove vereadores eleitos – Renaldo Ramos Rodrigues (Reinaldinho – PP) , Antônia Maria de Araujo Pereira Sobrinho (Antônia do Leu- PSDB) , Tarcilo Sebastião da Rocha (Tatá– PMDB) , Ildebrando Jose de Sousa (Professor Neto- PSB), Fabio Silva dos Santos (Fabinho – PT) , Francisco Neto de Carvalho Alencar (Chico Neto- PRTB), Gracieuda Lopes Viana (PSC) , Acelino Virgilio de Brito Silva (Acelino da Regina- PT)  e João Neto Leal (PSB). Dois suplentes de cada coligação foram também diplomados. São eles: Adailton João da Silva ( Lolota- PMDB), Fernando Henrique de Lima Santos (PSD), Alane Maria de Sousa (PT) e Geane Casse de Carvalho Rocha (PP).

Publicidade

Os eleitos diplomados no município de São Julião serão empossados pela Câmara Municipal em sessão solene a ser realizada no dia 1º de janeiro.

O juiz eleitoral, Dr. João Manoel de Moura Ayres fez um longo discurso, onde destacou que a diplomação marca o fim do processo eleitoral para o TRE, e marca o inicio do trabalho para os eleitos. “É com muita honra e satisfação que a Justiça Eleitoral diploma hoje os eleitos para prefeito, vice-prefeito e vereadores dos municípios de Alegrete, Caldeirão Grande, São Julião e Fronteiras. A diplomação é o ato que conclui a campanha eleitoral, os eleitos estão apartir de agora aptos a assumirem os seus mandatos. Enquanto que para nós a diplomação marca o fim do processo eleitoral, para os eleitos o processo está apenas começando. Diferentemente do que se pensa que é difícil não lograr êxito na campanha eleitoral, mas se exercer a contento seus mandatos voltados para o povo terá sucesso. Não podem jamais se esquecer que foram eleitos pelo povo para cuidar e zelar pelo bem estar social seja no executivo, seja no legislativo. Como dizia o ex- presidente Abram Lincoln a democracia vem do povo, pelo povo e para o povo. Vivemos em uma crise não só financeira, mas institucional, o que faz os poderes públicos repensarem seu compromisso com o povo. Faz se necessário que o gestor conduza o executivo municipal em sua imparcialidade, deixando de lado, as avarezas criadas naturalmente durante a campanha eleitoral que passou, intensificando a criação de projetos e ações que visem à melhoria da vida da população.

O magistrado falou ainda da importância da independência e harmonia entre os poderes. “Por outro lado, o legislativo local deve fazer JUS aos cargos pelo qual foram escolhidos, e exercer com total independência o poder de legislar, buscando êxitos nos trabalhos da casa, criando efetivas políticas públicas que façam a verdadeira transformação social. Para que tudo isso aconteça, os gestores devem criar mecanismos que busquem alternativas para os municípios. Todo poder constituinte deve cumprir seu papel, com independência e harmonia. Desejamos, portanto sucessos nos seus mandatos”. Conclui o magistrado.

Veja mais fotos da solenidade:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS