Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Saúde de Vila Nova realiza ações de Hiperdia nos postos da zona rural; veja fotos!

Publicado

em

Com o objetivo de acompanhar os pacientes hipertensos e diabéticos e estabelecer a organização da assistência, prevenir e promover a saúde, através da vinculação dos usuários à rede, a continuidade de implementação de ações permanente em hipertensão, diabetes e demais fatores de risco para doenças cardiovasculares. A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, através do Prefeito Edilson Edmundo de Brito e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram, nesta terça-feira (28), nos postos de Saúde do Povoado São João Batista e da localidade Cacimbas ações de Hiperdia.

Uma equipe composta por dois médicos, duas enfermeira do PSF, técnica de enfermagem e ACS realizaram exames como: glicemia, aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Durante os encontros, os pacientes que são detectados com alguma alteração nos exames, são imediatamente já atendidos pelos médicos, para tratamento.

Equipe junto com os pacientes no Povoado São João Batista (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura)

Durante o mês de fevereiro a ação também aconteceu na UBAS da sede. O Hiperdia é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, que visa manter um cuidado especial com as pessoas que sofrem com a doença de hipertensão arterial ou popularmente conhecida como “pressão alta” e com o diabetes, para melhorar a qualidade de vida e ampliar a longevidade da população, por meio de intervenções capazes de diminuir os índices de mortalidade e fomentando ações voltadas para redução dos fatores de risco.  O convite à população é realizado através dos Agentes Comunitárias de Saúde.

Profissionais da Saúde se reúnem e realiza com os pacientes Hiperdia em Cacimbas, (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura)

“É possível perceber que ações como essa promovem uma melhora no comportamento relacionado ao cuidado dessa população com relação a sua saúde. Esse movimento de hiperdia visa sensibilizar essas pessoas sobre a importância de viver bem com a hipertensão e o diabetes”, afirma a Secretaria Municipal de Saúde, Almerinda Luz.

Veja fotos das ações no Povoado São João Batista e Cacimbas:






 

Publicidade

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS