Connect with us

Alegrete do Piauí

Secretaria Municipal de Educação promove Jornada Pedagógica para os professores de Alegrete

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Alegrete do Piauí iniciou nesta semana as atividades referentes a ‘Jornada Pedagógica’ do ano letivo 2017. Evento tradicional da gestão, o qual promove capacitações, esclarecimentos, palestras, exposição de metas dentre outros fatores importantes que antecedem o início das aulas na rede pública.

As atividades começaram na terça-feira (21), com a capacitação de todos os secretários, coordenadores e diretores da Unidades Escolares.

Na manhã desta quinta-feira (23), foi a vez das palestras e apresentações junto aos professores. A programação foi iniciada com a apresentação das equipes de trabalho da SME e das escolas municipais, seguida da explanação sobre o monitoramento do PME. Pela tarde foram repassados os informes referentes ao ‘PNAIC’ e ao ‘Mais Educação’, encerrando as atividades do dia com a apresentação do plano de metas da SME para 2017.

Em conversa com o Piauí em Foco, o prefeito Márcio Alencar reafirmou manter todos os esforços necessários para trazer o bom desenvolvimento da educação ao município, afirmando contar com o empenho de cada professor, pois segundo o mesmo, somente em força conjunta se pode obter boas metas no segmento. O prefeito comentou o ótimo momento no ensino local, com a reabertura da UFPI, Pólo de Alegrete, já oferecendo vagas para cursos de licenciatura à população local e da região. “Me senti imensamente feliz por ver nosso povo aprovado no vestibular da Universidade Federal do Piauí no Polo de Alegrete. Este que foi reaberto após muitas solicitações empenhadas que fiz junto ao Governo do Estado. Estas aprovações nos remetem a uma reflexão maior sobre os anseios dos nossos jovens. Os alegretenses querem crescer, querem se profissionalizar, desenvolver suas aptidões e melhorar sua realidade; e todos sabemos bem que tudo isto começa pela educação. Por tanto, é nessa visão que buscamos atingir as metas do ‘Plano Municipal de Educação’. Mas necessito do empenho máximo dos professores, pois somente a gestão pública não pode melhorar o rendimento dos nossos alunos”, relatou o prefeito.

Secretária municipal de Educação, professora Valdenia Silva (Foto: ASCOM Pref. Mun. Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

Publicidade

Em sua fala, a secretária municipal de Educação, professora Valdenia Silva, apresentou alguns esclarecimentos sobre modificações previstas para os trabalhos deste ano letivo. De acordo com a mesma, a Secretaria realizou um diagnóstico para identificar quaisquer pontos falhos e buscou as soluções para melhorar a qualidade do ensino em Alegrete.

A secretária destacou todos os esforços do prefeito Márcio Alencar em manter as boas condições para o desenvolvimento da educação no município, citando grandes feitos como: a implantação da Creche Tia Osay; a construção da nova escola em ‘Malhada Alta’, nos padrões do FNDE; as reformas constantes nas escolas; as capacitações oferecidas aos profissionais, dos serviços gerais aos diretores; o aumento do salário dos professores até acima do reajuste nacional; o pagamento do salário em dias; a adesão a programas, como o ‘Mais Educação’, a ao Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa; a aquisição de transporte escolar, de mobiliário para salas e equipamentos para cozinhas; a reabertura do Polo da UFPI em Alegrete dentre muitas outras ações. Mais recente, anunciado na ocasião, o gestor viabilizou, junto a Secretaria Estadual de Educação o investimento na construção de prédio próprio nos padrões do FNDE para a ‘Creche Tia Osay’.

Diante de tais conquistas, Valdenia fez o apelo aos professores para seguirem mais firmes nesta parceria de todos juntos a gestão, contando com a melhoria no aprendizado dos alunos e então a colheita de bons frutos no futuro próximo.

Supervisora municipal de ensino, Jéssyla O’hara. (Foto: ASCOM Pref. Mun. Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

A supervisora de ensino, Jéssyka O’hara, além de palestrar trazendo importantes dados ao conhecimento de todos, também afirmou a disposição da gestão em promover a evolução educacional dos jovens no município, convocando os professores para a execução de um ano com muita dedicação e alcance de boas metas. A professora, que também coordena o Polo da UFPI em Alegrete, descreveu as expectativas para os próximos anos, visando a oferta ainda mais ampla dos cursos de nível superior na cidade.

Publicidade

Secretário municipal de Cultura, Iago Sousa. (Foto: ASCOM Pref. Mun. Alegrete do Piauí/Francisco Silva)

O secretário de Cultura, Iago Sousa, participou do momento e apresentou a metodologia atual da pasta no município, bem como a parceria entre Cultura e Educação, na busca pela melhoria na qualidade de vida e desenvolvimentos dos jovens alegretenses. Na ocasião, o secretário levou uma apresentação de dança como demonstração dos trabalhos iniciados nesta semana.

A ‘Jornada Pedagógica 2017’ segue amanhã com explanação do regimento de trabalho dos servidores municipais, certificações e planejamento.

Inspetora de Ensino, Virgínia Célia (Foto: Equipe SME)

Secretária municipal de Educação, Valdenia Silva, em capacitação junto aos gestores das unidades escolares municipais. (Foto: ASCOM Pref. Mun. de Alegrete/Francisco Silva)

Publicidade

Supervisora de Ensino, Jéssyka O’hara, em capacitação junto aos gestores das unidades escolares municipais. (Foto: ASCOM Pref. Mun. de Alegrete/Francisco Silva)

Capacitação junto aos gestores das unidades escolares municipais. (Foto: ASCOM Pref. Mun. de Alegrete/Francisco Silva)

Capacitação junto aos gestores das unidades escolares municipais. (Foto: ASCOM Pref. Mun. de Alegrete/Francisco Silva)

Fonte e Fotos: Assessoria de comunicação da prefeitura de Alegrete do piauí

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS