TCE-PI: municípios com ‘decreto de emergência’ não poderão realizar carnaval e festejos
Publicado por: Iago Sousa | Data: 02/02/17
Comments 0

TCE-PI: municípios com ‘decreto de emergência’ não poderão realizar carnaval e festejos

O Ministério Público de Contas, através do procurador-geral Plínio Valente, solicitou ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) que determine aos gestores que tenham decretado calamidade, situação de emergência, atraso no pagamento de servidores ou dificuldade financeira, que se abstenham de realizar gastos com festividades carnavalescas.

O conselheiro-substituto Alisson Araújo acrescentou à solicitação ministerial que esta abstenção se estenda à realização de festejos.

Por maioria dos votos, a Corte de Contas acatou tais solicitações e determinou que os gestores dos municípios que se encontram nas citadas condições se abstenham de realizar gastos com festividades.

O conselheiro Luciano Nunes trouxe para o debate a questão de municípios que lucram com festas de carnaval e festejos, que são consideradas atrações turísticas. “É como se sacrificasse a população para punir um gestor”, pontuou.

Porém, o conselheiro-substituto Jackson Veras argumentou que a solicitação ministerial é pertinente. “São incompatíveis os gastos com festividades se o município não está quitando demais dívidas ou se decretou situação de emergência”, finalizou.

Diante da decisão da Corte de Contas, os municípios que descumprirem tal determinação ficarão sujeitos a devolução do valor gasto e a possível reprovação de contas, consoante previsto na Lei Orgânica do TCE-PI  (Lei nº 5888/2009).

Fonte: Portal R10

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Câmeras de segurança flagram assalto à supermercado no bairro Junco em Picos

Na tarde desta quarta-feira (28), por vota de 12h28min, mais um assalto à mão armada foi registrado na cidade de Picos. O crime ocorreu no Supermercado Leônidas, no bairro Junco,

DESTAQUES 0 Comments

Vento forte destrói parte do Parque de Exposições de Paulistana; veja imagens

Um forte vento registrado por volta de 15 horas desta quinta-feira (4) causou estragos no Parque de Exposição da cidade de Paulistana. A cobertura de um galpão foi arrancada pela

Legislativo em Foco

Confira a pauta da sessão desta sexta (06) da Câmara Municipal de Jaicós

A mesa diretora da Câmara Municipal de Jaicós divulgou a pauta da 88ª sessão ordinária da atual legislatura, que acontecerá nesta sexta-feira, 05, a partir das 9h, no plenário Deputado