Connect with us

Clicks do Mês

JAICÓS | Douglas Manoel é o participante do primeiro Clicks do Mês de 2021; conheça sua história de força e determinação!

Publicado

em

Com todo carinho e dedicação, eles cuidaram, ensinaram, protegeram. Se por parte daqueles que geraram faltou amor, deles esse sentimento veio em dobro. Geraldo Manoel da Silva e Maria Teodora de Jesus da Silva (In memoriam), até o dia que lhes foi permitido, se empenharam na tarefa de bem criar o filho que a eles Deus concedeu.

Eles sãos os pais do jaicoense Douglas Manoel Silva, 33 anos, que foi criado por familiares desde o seu segundo dia de vida, e descobriu que havia sido adotado com 9 anos de idade.

“Conheço minha mãe biológica, mas temos pouquíssima aproximação. Depois da descoberta me afastei. Não cheguei a conhecer o que diz ser meu pai biológico, e até hoje vivo em dúvida, com suspeita de que meu pai possa ser outro homem que reside aqui em Jaicós. Eu gostaria de ter a certeza para acabar com essa dúvida, mas os pais que amo, considero, e agradeço por tudo que me ensinaram, e proporcionaram, são eles: Geraldo e Maria de Geraldo” conta Douglas.

É a história dele que abre a temporada de 2021 do projeto social e fotográfico, Clicks do Mês. Um jovem guerreiro, que teve a honra de ser o filho de Maria e Geraldo, de quem recebeu os ensinamentos que carrega até hoje, e que fazem com que ele persista, apesar das dificuldades da vida.

“Douglas Diet”, como é popularmente conhecido na cidade de Jaicós, é bissexual. Ele conta que percebeu ‘ser diferente’ ainda na infância. “Sobre minha sexualidade, na infância percebi que sentia algo pelo mesmo sexo, só que eu mesmo pensava que era coisa de criança e que com o tempo mudaria. Somente com o passar do tempo, quando fui entendendo mais, percebi que gostava dos dois sexos. Eu me defino hoje bissexual, mas antes tinha vontade de ser trans. Com minha definição, o que acho que vale é o respeito, e viver o momento com quem está sendo feliz e te fazendo bem”.

Publicidade

Por causa de sua orientação sexual, ele relata que já sofreu preconceito, mas que com o tempo, conseguiu superar. “Já sofri preconceito dentro de casa, na rua, na escola, festas, em local de trabalho também, não por amigos de trabalho, mas por clientes. Muitas vezes eu lidava naturalmente, fingia que não era comigo. Já em outras, batia boca, chorava, e perguntava “porque isso Deus, se foi você que me criou também, e eu não escolhi ser assim’. Mas com o tempo procurei superar e fazer as pessoas entenderem que sou feliz assim, e procurando respeitar todos para ser respeitado”.

Mas, o que realmente se destaca na trajetória de Douglas, é sua determinação, talento, disposição. Ele foi um estudante sempre dedicado, e hoje, é um profissional que desperta a admiração de muitos.

Douglas conta que sempre foi um aluno interessado pelos estudos, e que desde cedo, sua vontade era atuar na área da saúde. “Desde quando comecei a estudar, minha vontade era entrar na área da saúde como médico ou enfermeiro, mas com poucas condições não consegui êxito. Sempre fui uma pessoa interessada no estudo. Minha mãe sempre falava que nunca se preocupou comigo em questão de estudar. Tive a oportunidade de estudar na capital do Piauí, mas como nunca tinha ficado longe de casa, vim embora. Hoje me arrependo por ter fechado essa porta para o meu sonho” relata.

O esforço de Douglas não foi somente nos estudos, mas também no trabalho. Ao longo do seus 33 anos, ele já trabalhou nas mais diversas atividades, e em todas elas, atuou com dedicação.

Fiscal de feira livre, vendedor, e até cabeleireiro ele foi. “Meu primeiro trabalho de verdade foi em 2009, quando iniciei como fiscal de feira livre, através da Secretaria de Agricultura, e com poucos dias fui transferido para a Secretaria de Juventude, no setor de cultura. Mas antes disso, trabalhei também em uma banca de salgados na feira e como vendedor de avon e roupas. O que ganhava era somente para ter minhas coisas, e minha mãe me ajudava muito. Ainda teve um período que aprendi a escovar e pranchar cabelos com uma amiga, e no período de festejo ganhava o meu trocado, até que um dia minha mãe comprou secador e prancha e passei a atender a domicílio”.

Douglas também realizou o sonho de trabalhar na área da saúde. Ele é Técnico em Enfermagem e atua desde 2017. “Sou Técnico em Enfermagem, formado em 2012. Tive minha primeira experiência de trabalho na área em 2017, onde assumi como coordenador e técnico, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Jaicós, por pouco tempo, voltando para o mesmo como técnico em 2020. Em 2009 trabalhei na Secretaria de Juventude, até 2010, e de 2011 a 2012, na Assistência Social, como entrevistador do Bolsa Família. Já em 2017 assumi como coordenador de Cultura, atuando até o fim de 2020 na secretaria, e também na saúde”.

Publicidade

Além disso, ele tem seu próprio empreendimento. “Hoje também trabalho com decoração e organização de eventos, com um empreendimento com nome criado por mim, o “Domansi Fest”, há uns 17 anos. Também faço docinhos de leite e outros para festas. Aprendi a fazer e começar a empreender com uma amiga, Gizeuda Praeiro, onde vi a mesma produzindo os belos e encantados docinhos, e fiquei observando. Quando cheguei em casa fui tentar fazer, deu certo, e até hoje produzo, e faz um sucesso danado. Há 14 anos também realizo o evento de halloween em Jaicós”.

Douglas conta que para conquistar espaço e chegar onde está hoje, muito lutou. “Para chegar até aqui eu tive que lutar, conquistar o respeito das pessoas, ser firme e forte, e mostrar a minha determinação, e que eu podia também ser e fazer melhor no que desejasse. Não foi fácil conquistar espaço público e fazer entender que o sangue que corre nas nossas veias também é vermelho. Ainda temos seres que não aceitam, mas tem que engolir, pois somos profissionais e temos um carinho enorme pelas pessoas” disse.

As perdas

Douglas perdeu o pai faz algum tempo, e há dois anos, sua mãe faleceu. “Eu perdi meu pai, passados 18 dias, um irmão, e alguns anos depois perdi o restante, a minha rainha, minha mãe, e fiquei sem saber como seria a minha vida. São dois anos de angústia e sofrimento, onde tudo mudou na minha vida. Quando a ficha caiu, que vi o mundo desabando, me desesperei. Me vi só no mundo com tantos problemas”.

Após a morte da mãe, ele conta que sua vida mudou e as responsabilidades aumentaram. “Tive que aumentar minha reponsabilidade, passar a cuidar de uma casa e de um irmão doente, que ficou prostrado, mas também tenho uma irmã e sobrinho, que me ajudam a cuidar dele. Tive que cortar gastos para poder cumprir com as obrigações. Tive que tirar minha sobrinha da escola por falta de condições, entre outros problemas”.

Publicidade

Mas, apesar de todas as barreiras, Douglas tem buscado prosseguir. “As dificuldades aumentaram, mas não deixe-me abater, e pensei ‘tenho que ser forte para continuar a luta e obter o que sempre desejei’. Pedi forças a Deus para me guiar e orientar. Enfim, até hoje enfrento problemas na família e na vida financeira, mas sou feliz com o que tenho”.

Hoje ele não tem a presença física dos pais, mas carrega a força que herdou deles e que o faz seguir em frente. “A minha força às vezes até eu me pergunto de onde vem. Acho que de ouvir as histórias de vida de minha mãe para criar seus filhos e irmãos, suas lutas diárias que passou, e também dos ensinamentos que me passou. Acho que minha força partiu daí, e minha determinação por tudo que me desempenho a fazer” concluiu.

Parceria para o Clicks

O projeto Clicks do Mês, tem o apoio da Arte Fest Personalizados. Foi a Arte Fest quem produziu para a nossa equipe, o nome do nosso projeto em MDF, que foi utilizado no ensaio deste mês.

Sediada em Jaicós, a empresa é especializada em papelaria personalizada, produzindo também diversos materiais em MDF e acrílico. Chaveiros, lembrancinhas para festas, topos de bolo, quadros, adesivos, nomes decorativos, as mais variadas opções em peças personalizadas, a Arte Fest tem.

Publicidade

A empresa fica localizada rua Manuel da Cruz Coutinho, S/N, bairro Serranópolis. Para orçamentos o número é : (89) 99 9 757263. É possível conhecer mais sobre a empresa e seus serviços através do Instagram : @artefest.personalizados  e site www.artefest.site.

 Veja os Clicks do Mês de janeiro: 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS