Connect with us

Alegrete do Piauí

GENTE EM EVIDÊNCIA | Dona Alencar comemora 100 anos com missa e festa em Alegrete do Piauí; fotos

Publicado

em

 

A matriarca Maria Alencar de Carvalho, ou mesmo dona ‘Alencar’ ou tia ‘Bola’, como é carinhosamente chamada, comemorou na noite deste sábado, 02/02, ao lado de mais de setecentos familiares e amigos, seus 100 anos de idade.

O evento foi marcado por uma missa celebrada pelo padre Ismael de Holanda – pároco local e organizada pelo neto de dona Alencar que está no seminário Francisco Helvídio, momento de homenagens, um jantar e música ao vivo com o cantor Marquinhos do Recife – PE. A comemoração aconteceu na residência da aniversariante, na localidade Alegrete Velho, zona rural do município de Alegrete do Piauí.

 

A centenária dona Alencar é uma ilustre filha do município, neta do capitão Antônio Pereira, e junto com seus 13 irmãos e irmãs, dona ‘Alencar’ povoou a região e destes gerou – se importantes nomes da política, das artes e do comércio local. Ela nasceu na região da Tiririca, em 1919. Uma mulher batalhadora, trabalhadora, vaidosa, caridosa, uma verdadeira assistente social da vida, que atravessou um século de existência, carregando um legado de histórias, lutas e amor ao próximo.

A genealogia de dona ‘Alencar’ se fez crescer por meio de seus oitos filhos, sendo quatro biológicos, Clemeilde Alencar, Zé de Alencar, Gesildo Jose (Dede), Cleonice Alencar (In Memorian) e quatro filhos do coração que a vida as presenteou, Dima, Socorrinha, Maria e Clendeildo.

Publicidade

Durante o evento foram também apresentados os nomes dos treze irmãos e irmãs de dona ‘Alencar’, onde foram convidados representantes destes para a cerimônia de homenagens.

A sua sobrinha Jessica Alencar, apresentou um histórico da família, desde a vinda de quatro portugueses, de família Alenquer que se espalharam pelo Nordeste Brasileiro e aqui se fincaram, formando suas famílias e se espalhando por todo o Brasil.

“Dona ‘Alencar’ é oriunda de uma família de 13 irmãos, neta do capitão Antônio Pereira que segundo os registros históricos é o patriarca da descendência Alencar na região. Hoje importantes nomes dos mais diversos setores são frutos desta genealogia por todo o pais”, disse Jessica que citou todos os parentes mais próximos de dona Alencar que ocuparam cargos políticos a exemplos dos atuais prefeitos de Alegrete (Márcio Alencar), de São Julião (Dr. Jonas) e de Francisco Macedo (Nonato Alencar) e outros, que estavam presentes no evento.

Em outro momento a neta de dona Alencar, Maria Alencar “Netta Borges” fez uma homenagem em nome da sua família, dos 30 netos, 44 bisnetos e 10 tataranetos de dona Alencar. Netta traçou o histórico de dona Alencar. Falou de sua vivência em comunidade, do tempo em que era comerciante, lembrou das histórias que contara para os netos, da picape que servia de ambulância na comunidade, da perda de uma das filhas de dona Alencar, chorou e se emocionou. “ O sentimento hoje é de gratidão a Deus, por deixa – lá tanto tempo conosco. Somos realmente abençoados pelos seus 100 anos de vida que totalizam 1.200 meses, 36.500 dias de vida e 876 mil horas de existência. Seguiremos seu exemplo minha avó. Porque com sua história podemos encontrar lições para nossas próprias vidas. Esse será sem dúvidas o maior presente da nossa matriarca centenária Maria Alencar, para todos nós”, dizia um trecho do texto.

Após a narrativa da história de dona Alencar, seus netos Ana Claudia e Rômulo entregaram a ela um buquê de flores.

Publicidade

_Discursos e mais homenagens:

As homenagens foram surgindo. Um dos filhos de dona ‘Alencar’ – o José de Alencar, fez agradecimentos. “Este é o momento de muita alegria é o momento de agradecimentos a Deus pela vida da nossa mãe. Muito obrigado Deus por me dar uma mãe tão querida. Obrigado, minha querida Alegrete. Obrigado, meus irmãos alegretenses que estão presentes nessa noite tão feliz e memorável na vida da minha mãezinha” ressaltou.

Em seu discurso o ex – prefeito e atual secretário de administração, Edilton Alencar, sobrinho de dona ‘Alencar’ falou da alegria de viver aquele momento. “Saúdo aqui todos os meus familiares e parentes presentes nesse aniversário. É com alegria e satisfação que estou aqui para parabenizar minha madrinha e tia Bola. Em nome do meu pai ausente, o seu Liberto, quero agradecer de coração a todos vocês que vieram participar dessa festa e desejar um feliz aniversário a tia Bola”, pontuou.

O ex – prefeito de São Julião, Carlos Alberto Bezerra de Alencar – o Carlão, também sobrinho de dona ‘Alencar’, deixou sua mensagem. “É uma alegria imensa comemorar os 100 anos de tia Bola.  Estou aqui hoje juntamente com meus 14 irmãos meus representados para homenagear esta matriarca que muito nos honra pela sua bravura”, disse.

Os três prefeitos, sobrinhos de dona ‘Alencar’ presentes também se pronunciaram.

Publicidade

“Quero agradecer a Deus pela vida da tia Bola. Por estes anos todos bem vividos de forma harmoniosa. Uma vida baseada na sinceridade, na honestidade e na dignidade. Tia Bola sempre ensinou e orientou a toda a família a andar no caminho do bem. Muito obrigado pela sua presença em nosso meio tia Bola. Parabéns”, disse Márcio Alencar, prefeito de Alegrete do Piauí.

“Não tenho palavras para expressar alegria e a satisfação de poder ver a tia Bola com 100 anos, tão bonita, tão lúcida e tão amada por todos que aqui estão. Então hoje as palavras são para tia Bola. Obrigado pelo caráter que a senhora sempre teve, pela pessoa que a senhora continua sendo e pela inspiração que é para toda família. Meus parabéns a tia Bola e meus parabéns a família Alencar”, proferiu o prefeito de São Julião, sobrinho de dona ‘Alencar’, Dr. Jonas.

“É um momento de muita felicidade a passagem dos 100 anos de tia Bola. Em nome da família Alencar de Francisco Macedo, agradeço a Deus pela oportunidade de conviver conhecer a senhora e parabenizo pela passagem dos seus 100 anos. Sempre ela nos recebeu aqui tão bem e tão carinhosamente nos orientou na vida. Muito obrigado por tudo”, disse o prefeito de Francisco Macedo Nonato Alencar.

_Discurso da aniversariante:

Em rápidas palavras, dona ‘Alencar’ fez questão de agradecer a todos por aquele momento. “Muito obrigado a todos pela presença. Me sinto muito feliz. Eu tenho a vez de falar e falo agradecendo a todos”, disse.

Publicidade

A Coluna Gente em Evidência, do Portal Cidades Na Net parabeniza a dona ‘Alencar’ pela passagem do seu aniversário. Parabéns!

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS