Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Câmara Municipal aprova Projeto, Indicações e Título Cidadão ao padre Wagner

Publicado

em

A Câmara Municipal de Belém o Piauí, aprovou em sessão realizada na última sexta-feira,24, um Projeto de Decreto, concedendo Título de Cidadão belenense ao padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho.

A sessão ordinária foi presidida pelo vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (PMDB). Na ocasião, foram discutidos, votados e aprovados por unanimidade, mais um Projeto de Lei e duas Indicações.

A primeira matéria aprovada,  foi o Projeto de Decreto n⁰ 04\2017, de autoria do vereador, Ildmar Honorato(PMDB), concedendo Título de Cidadão, ao padre Wagner Francisco de Sousa de Carvalho. O projeto de Decreto foi subscrito pelo demais vereadores.

Segundo o autor, o  Projeto de Decreto Legislativo encontra pleno respaldo no disposto no art. 1º, da Resolução nº 039/2015, tendo em vista a notável atuação do padre no município, “Wagner Francisco de Sousa Carvalho”, com ações na área da evangelização.

Wagner Francisco de Sousa Carvalho nasceu em 22 de outubro de 1986, filho de Francisco das Chagas Carvalho e Maria das Graças de Sousa Carvalho e tem como única irmã, Rafaela de Sousa Carvalho. No 31 de Julho de 2004 ingressou no Seminário Menor São José em Picos e no dia 09 de fevereiro de 2005, no Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg, onde morou por três anos. Em Teresina,  Wagner cursou Teologia, seu último curso em Preparação Inicial ao Sacerdócio que se deu entre os anos de 2008 a 2011. E no dia 30 de Junho de 2012 foi Ordenado Sacerdote para a Igreja de Deus sob o manto de Nossa Senhora da Conceição, na sua cidade natal São Julião-PI.

Publicidade

No dia 03 de agosto de 2012, Padre Wagner, tomou posse, como terceiro pároco da Paróquia de Santo Antônio, com sede em Padre Marcos-PI, aonde até 2016, exerceu seu ministério, onde tornou-se por indicação do Bispo Diocesano, Referencial da Pastoral, neste período de três anos e noves meses todas as 31 comunidades rurais e as quatro que envolvem a sede das cidades foram reformadas, incluindo a Igreja de Belém do Piauí.

No dia 23 de Agosto de 2016, Padre Wagner assumiu sua nova missão à serviço da Diocese de Picos, em Roma, Itália, onde hoje reside e estuda cursando seu mestrado em Catequética com a finalidade de melhor se preparar e servir à Igreja de Deus.

Na mesma sessão, foi aprovado o PL n⁰  18\2017,  de autoria do Poder Executivo,  que dispõe sobre o pagamento de produtividade para profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família contratualizados ao incentivo do PMAQ.

O PL implanta na estratégia de saúde da família o Programa de Incentivo para Melhoria da Atenção Básica-PMAQ, com pagamento de gratificação por produtividade a ser atribuída às equipes de saúde que contratualizaram com o programa e apresentarem desempenho satisfatório, gerando resultados positivos na qualidade do serviço e nas condições de saúde da população.

No mesmo expediente foram aprovadas duas Indicações.  Na primeira Indicação, de  nº 14\2017, direcionada ao Governo Municipal, o autor Ildmar Honorato, solicita com urgência que seja equipado, o poço tubular da localidade Retiro I.

Publicidade

Para o autor, a referida Indicação se faz necessária. “Os moradores da comunidade vem sofrendo com a falta de água, impossibilitando a execução do serviço básico em suas residências, sendo necessária uma ação rápida do Poder Público. Peço que  se tome as providências necessárias para amenizar essa falta de água, garantindo melhorias na qualidade de vida da população”, justiçou.

Na outra Indicação de nº 15\2017, de autoria de vereador Bernardino Carvalho, também, encaminhado ao Governo Municipal, solicita que o hino do município seja gravado por um coral e uma orquestra profissional.

O vereador Bernardino, justifica que o hino municipal é tocado nas cerimônias oficiais do município, nas cerimônias em unidades escolares, esportivas e culturais, nas cerimônias e ocasiões festivas promovidas por entidades particulares e em cerimônias civis, militares ou religiosas a que se associe sentido patriótico ao município de Belém do Piauí ou exprima regozijo público.

“Sabemos que o nosso hino foi criado pela Lei Municipal nº 59/99 e gravado no início dos anos 2000, gravação está feita sem a qualidade necessária a que este símbolo do nosso município merece. Durante as festividades do município fiquei bastante constrangido ao ouvir uma péssima gravação do nosso, que é uma belíssima composição e representa o nosso patriotismo. Portanto sua gravação realizada em um estúdio profissional e acompanhado por orquestra ou um coral trará maior beleza. Sugiro que o hino receba uma interpretação digna e que seja copiado e distribuído para a biblioteca e para nossas escolas municipais” destacou o autor.

No segundo expediente, dois vereadores ocuparam a tribuna. O primeiro a discursar, foi vereador Francisco Zacarias Ribeiro, o Burenga (PT).  Ele iniciou comentado sobre as datas cívicas comemoradas no mês de novembro, como Proclamação da República, dia a bandeira, e também sobre o dia da Consciência  Negra, onde lamentou a data não ser comemorada em todas escolas do município.

Publicidade

O vereador ainda comentou sobre uma reivindicação que fez junto a senadora Regina Sousa, quando informou que obra já está sendo executada.  “No ano de 2015, durante visita a minha casa, reivindiquei da senadora Regina Sousa, obras para Belém. E na mesma semana ela ligou e disse que tinha empenhado uma emenda, para obras de calçamento no município no valor de  R$ 300 mil reais,  e depois de muita burocracia,  essa emenda foi liberada e já começaram os obras, que  onde teve início na Rua Chico de Chicô e será calçada mas três ruas, então gostaria de registrar meus agradecimento a senadora, por essa obra de grande importância para nosso município”, disse.

O vereador Bernardino Carvalho, parabenizou o vereador Burenga pelo projeto,  também registrou seus agradecimento a senadora Regina, pela emenda destinada ao município.  Também comentou que o deputado federal Marcelo Castro, tem destinados muitas emendas para o município, onde enfatizou que 80% das obras de Belém são emenda de Marcelo Castro.

O vereador ainda parabenizou o vereador Ildmar pela Indicação o Projeto proposto pelo mesmo.   Por fim o parlamentar agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação de sua Indicação, onde destacou que espera que sua solicitação seja atendida.

Veja as fotos:

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS