Connect with us

DESTAQUES

Câmara aprova pedidos de obras e melhorias para Jaicós

Publicado

em

Cinco Requerimentos foram discutidos, votados e aprovados pela Câmara Municipal de Jaicós durante a sessão ordinária da última sexta-feira (1). Na pauta, a solicitação de melhorias para o município.

O vereador Márcio Wander Freitas Crisanto (PROS), líder do prefeito na Câmara, solicitou do Ministro da Saúde, Ricardo José Magalhães Barros, a construção de prédio próprio para a Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora das Mercês.

Segundo o autor, atualmente a UBS funciona em um prédio alugado pelo município, o que, além de ser um gasto a mais, o prédio não comporta as necessidades de atendimento de saúde adequadas, pois atende o bairro Nossa Senhora das Mercês, João Melé, comunidade Tiririca e parte do bairro Serranópolis. “Portanto, é de suma importância à construção de um prédio para o funcionamento da UBS, no bairro para atender satisfatoriamente os pacientes que necessitam dos serviços médicos”, disse Márcio.

Vereador Márcio Crisanto -PROS

O vereador Divino Macedo de Carvalho (PSB) solicitou do Governo Municipal a construção do piso na quadra localizada no centro do povoado Várzea Queimada. “Recentemente aconteceu um grande evento no povoado, a Festa dos Vaqueiros, e a quadra no centro, local onde ocorre a festa e demais eventos, é insuficiente para as proporções do povoado, pois como é em frente à escola, serve também como um local de encontro para os jovens. Assim, com o aumento da área da quadra irá melhorar a estética do povoado, como na realização de eventos”, pontuou o vereador.

Vereador Divino Macedo – PSB

O Requerimento do vereador presidente da Câmara Municipal, Jessé Gonçalo da Silva (PSC), solicitou do Governo Municipal a construção de importante obra para o município, uma passagem molhada na localidade Torrões, data Maria Preta, zona rural do município.

Publicidade

Irmão Jessé – PSC

Segundo o Irmão Jessé, na comunidade há uma grande necessidade de construir uma passagem molhada, tendo em vista a importância da estrada e o grande fluxo veículos de pessoas que passam diariamente pela estrada. “Os usuários enfrentam transtornos durante o período chuvoso, quando as mesmas ficam intrafegáveis por conta do rio, voltando a normalizar apenas com o fim das chuvas. São fatos da natureza que dificultam o acesso da comunidade Torrões, parte do Angical dos Magos e Bonito a zona urbana do município”, pontuou.

O vereador João Bosco Evangelista Lima, do PMDB, também direcionou seu Requerimento ao Ministério da Saúde, solicitando a implantação da Academia da Saúde no município de Jaicós.

No documento, o parlamentar explicou que o programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de polos do Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

Vereador Bosquinho – PMDB

“Os municípios que possuem polos do Programa Academia da Saúde em funcionamento, sejam os que receberam recurso do Ministério da Saúde para construção, sejam aqueles que foram habilitados como polos similares ao Programa Academia da Saúde, em portarias específicas, podem pleitear o custeio. Há também a possibilidade de uma iniciativa local similar ao Programa Academia da Saúde, ainda não reconhecida como tal, solicitar o custeio, sendo habilitada ao Programa e credenciada ao recebimento do custeio, caso cumpra os critérios determinados na Portaria nº 1.707, de 23 de setembro de 2016”, diz o Requerimento.

Vereadores Robim, Bosquinho e Irmão Jessé

Em Requerimento conjunto, os vereadores Antônio Robert Silveira Reis – PSB, João Bosco Evangelista de Lima – PMDB, e Jessé Gonçalo da Silva – PSC, solicitaram a atualização do mapa da zona urbana do município de Jaicós. O Requerimento é direcionado ao Prefeito Municipal de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Osmildo da Silva Oliveira. Os parlamentares querem a inclusão de novas ruas com edificações e ruas projetadas, bem como a numeração dos imóveis construídos e limites por Sistema de Posicionamento Global (GPS) do perímetro urbano.

Publicidade

De acordo com o Requerimento, o último mapa foi feito entre os anos de 2009 e 2010, e, após sete anos, a cidade avançou muito, principalmente nos bairros Nossa Senhora das Mercês, João Melé, nas proximidades da Creche Dona Calú, e outros, e muitas ruas novas não constam no mapa atual.

“Os nomes das ruas com a devida numeração, além de organizar a cidade facilita o trabalho dos correios, que leva em consideração apenas os endereços oficiais. A ausência de numeração acarreta confusão por parte dos moradores, que usam as numerações colocadas pelos Agentes de Endemias, que não são oficiais para os correios. O aumento dos endereços oficiais contribuirá para o aumento de funcionários dos Correios”, diz o Requerimento.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS