Connect with us

Belém do Piauí

Câmara de Belém do Piauí aprova oito matérias; confira

Publicado

em

A Câmara Municipal de Belém do Piauí realizou nesta sexta-feira, 26 de março, a 4ª sessão ordinária da atual legislatura, quando foram votados e aprovados oito matérias.

A sessão foi conduzida pelo vereador  Francisco Felipe de Sousa Filho,  presidente da mesa diretora da Casa, e contou com a participação dos demais parlamentares que compõem a sétima legislatura da Câmara de Belém.

O vereador Ildimar Granja foi autor do Requerimento nº 006\2021, solicitando  Moção de Pesar a família da senhora Maria do Socorro Conceição Ribeiro (Dona Socorro), que faleceu no último dia 16 de março, na sua residência no povoado Carqueijo, zona rural de Belém do Piauí.

Maria do Socorro Maria era filha de Francisco Laudemiro de Azevedo e Luzia Josefa da Conceição Azevedo, residiu durante toda a sua vida na localidade Carqueijo zona rural do município e era casada com o ex-vereador, Raimundo Olegário Ribeiro, tinha 69 anos e era mãe de 5 filhos, sendo 3 homens e 2 mulheres, além de ter  8 netos e um bisneto.

O vereador Elieudo José Ribeiro Júnior, foi autor de cinco matérias. Ele requereu Moção de Pesar pela morte de morte de Jaziel da Conceição Ribeiro, (Leca) e Amadeu Campos Leal.

Publicidade

Jaziel era filho do ex-vereador, Raimundo da Olegário Ribeiro e Maria do Socorro Conceição Ribeiro e faleceu no dia 7 de março por volta das 19h, por morte súbita desconhecida. Ele tinha quatro irmãos, sendo 2 homens e 2 mulheres e era pai de dois filhos sendo um homem e uma mulher.

Amadeu,  filho de João Francisco Leal e Maria Raimunda da Conceição faleceu no dia 7 de março,  por volta das 22h, vítima de uma parada cardíaca,  era casado com a senhora Elizabeth Maria Ribeiro, e  tinha oito irmãos, sendo seis homens e duas mulheres. Ele deixa uma filha.

Segundo o vereador Elieudo Júnior, foram perdas irreparável para a comunidade, portanto entende ser justa a homenagem que ora propõe  a família enlutada. “Oremos e pedimos a Deus para que todos os membros dessas  famílias  encontrem forças e a paz necessária para enfrentar e superar tamanha perda e dor”, completou o parlamentar.

O vereador, também, solicitou melhorias para o município, através de três Indiciações. No documento de nº 003\2021, o parlamentar requereu a construção de uma passagem molhada com bueiros no Riacho Baixa, na localidade Retiro.

Na Indicação nº05\2021, o parlamentar solicitou a construção de uma passagem molhada com bueiros no Riacho Grande,  na localidade Baraúnas, zona rural de

Publicidade

Elieudo frisou a importância das obras. “As referidas obras visam atender uma solicitação de toda a população dessas comunidades, que tem como objetivo de melhorar a trafegabilidade das pessoas das localidades,  sendo que todos os anos no período chuvoso e com as cheias desses riachos formam-se fortes correntezas de água, causando a inviabilidade na passagem de pessoas e transportes. A passagem molhada permitirá o trânsito normal de veículos e pessoas, bem como os bueiros servirão para evitar lamaçal e posteriormente atoleiros”, destacou.

Em outra Indicação, o vereador solicitou que seja realizado a reposição de lâmpadas e manutenção de iluminação pública nas ruas Malhada Grande e Campo Alegre, no âmbito do município.

Segundo Elieudo, a escassez de iluminação pública em trechos das referidas ruas, muitas vezes provocam mal-estar em termo de segurança aos seus moradores, dificultando a visibilidade e podendo gerar algum tipo de danos as pessoas.

“Para minimizar o sentimento de insegurança, necessário se faz que o poder público municipal  faça reposição\manutenção de lâmpadas nos postes das respectivas ruas, para que haja tranquilidade a todos os moradores”, explicou o vereador.

O vereador Bernardino Carvalho, também foi autor de duas proposições. Ele solicitou através da Indicação nº 002\2021, que seja instalado dois redutores de velocidade (quebra-molas), nas Ruas Antônio Cirilo Ribeiro e Martim Boeiro, sede do município.

Publicidade

Inicialmente, o vereador ressaltou que a matéria proposta para análise já foi fruto da Indicação nº 009/2017, de 06 de setembro,  do gabinete da então parlamentar Rosiane de Sousa Ribeiro, sendo que até o momento nenhuma justificativa ou providência foi tomada, continuando assim a população vulnerável a sofrer acidentes, inclusive graves.

Sugere-se novamente ao Executivo Municipal, atendendo ao pedido dos habitantes das referidas vias públicas que seja verificada a viabilidade de instalação de lombadas ou redutores de velocidade nas referidas vias públicas, especificamente, nas proximidades dos cruzamentos entre as Ruas Antônio Cirilo Ribeiro e Martim Boeiro.

Bernardino  ainda solicitou por meio do Requerimento nº 007\2021,  Moção de Pesar pela morte da Senhora Albertina Anália Macedo, (Dona Beta), aos 88 anos.

Albertina era filha de Antônio Matias Veloso e Anália Sousa Carvalho, sendo da localidade Várzea Grande, zona rural no município de Massapê do Piauí. Ela era casada com José Luiz Macedo, conhecido por Zé Lulu (im memoria), com quem teve 07 filhos, além de ter 16 netos e 08 bisnetos.

“Dona Beta era membro de família tradicional do vizinho município de Massapê do Piauí, sogra  do funcionário público municipal Apolinário de Sousa Ribeiro (Solteiro) e avó do proprietário do portal Infonews, Mateus Macedo Ribeiro,  o que justifica a presente honraria”, disse o vereador.

Publicidade

No segundo expediente, se pronunciaram na tribuna os vereadores, Ildmar, Elieudo Júnior,  Bernardino e Burenga.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS