Betânia do Piauí

Câmara de Belém do Piauí manifesta solidariedade a famílias enlutadas

Publicado

em

A Câmara Municipal de Belém do Piauí manifestou solidariedade aos familiares de Zacarias Maximino Ribeiro e Marleide Francisca de Macêdo. Na última sexta-feira, 25, o plenário aprovou Requerimentos solicitando o encaminhamento de Moções de Pesar aos familiares enlutados, em virtude das recentes perda de dois cidadãos que, em vida, prestaram relevantes serviços à comunidade e contribuíram com o desenvolvimento do município.

Os vereadores Bernardino Geraldo de Carvalho – MDB, e Luís de Sousa Carvalho – PSB, foram os autores do Requerimento direcionado aos familiares do ex-vice-prefeito Zacarias, falecido no último dia 09 de maio, no Hospital Dr. Oscar, em Picos, vítima de uma parada cardíaca.

Zacarias Maximino Ribeiro tinha suas origens familiares no povoado Carquejo, município de Belém do Piauí, filho de Maximino Hermenegildo Ribeiro e Carminda Josefa Conceição Ribeiro e tinha nove irmãos. Era casado com a senhora Francisca Maria Leal Ribeiro, pai de quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres, tinha onze netos e três bisnetos.

Foi presidente municipal do PT, representante e chefe político em Carquejo, onde residia e possuía propriedades. Nas eleições de 03 de outubro de 1996, foi eleito vice-prefeito para um mandato de quatro anos, de 1997 a 2000. Era pai do vereador Francisco Zacarias Ribeiro, o Burenga – PT.

“Foi uma perda irreparável para a nossa comunidade. Portanto, entendemos ser justa a homenagem que ora propomos à família enlutada. Oremos e pedimos a Deus para que todos os membros da família encontrem forças e a paz necessária para enfrentar e superar tamanha perda e dor, em face do seu falecimento”, diz o documento.

Publicidade

O outro Requerimento, de autoria Luís de Sousa Carvalho – PSB, e da vereadora Rosiane de Sousa Ribeiro – PSDB, manifestou solidariedade aos familiares da ex-conselheira tutelar, Marleide Francisca de Macêdo, que faleceu no dia 14 de maio, no Hospital Universitário, em Teresina, também vítima de uma parada cardíaca.

Dedé, como era conhecida, era filha de Geraldo Francisco de Carvalho e Francisca Josefa de Macedo, tinha oito irmãos, dentre estes, o vereador Bernardino Geraldo de Carvalho, e deixou viúvo o esposo José Bento da Silva. Foi eleita conselheira tutelar no município de Belém do Piauí por duas vezes, exercendo a função no período 2006 a 2012, através da qual prestou relevantes serviços à comunidade, atuando na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

“A presente proposição tem por intuito externar o nosso respeito pela família da senhora Marleide Francisca de Macêdo (Dedé), primeiramente, por ela ter sido uma cidadã de bem deste município, reconhecida por sua sinceridade, por sua honestidade, e acima de tudo, pelo brilhante trabalho realizado frente ao Conselho Tutelar de Belém do Piauí, em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A saudosa Dedé era detentora de uma história de vida cheia de lutas e de vitórias e sua ausência será sentida por toda comunidade belenense”, diz o Requerimento.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile