Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos do Piauí aprova oito Projetos e encerra ano legislativo

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado (19), a sessão ordinária de encerramento do ano legislativo e do mandato 2017-2020. Os trabalhos foram presididos pelo vereador José Hélio dos Santos.

Na ocasião, foram aprovados por unanimidade, oito Projetos de Leis. Ambos os PLs receberam parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.

Foram aprovados os projetos  de  nº 14\2020, que denomina a quadra poliesportiva  de José Raimundo Vieira, localizada na sede; o de  nº 15\202, que denomina de Modesto Fortunato  de Oliveira, a quadra poliesportiva da localidade Bom Jardim; o de nº16\2020, que denomina a praça do bairro Areia Branca, de José Dias da Silva; o de  nº 17\2020, que dá nome de Ezequiel  Francisco Gomes, a unidade de saúde da localidade Umbuzeiro, o de nº 18\2020, que denomina a unidade de saúde da localidade Bela Vista,  de  João Gomes de Lima; o de  nº 19\2020, que dá nome a UBS da localidade  Bom Jardim, de Raimundo Pereira de Amorim; o de nº 20\2020, que denomina de Miguel Raimundo de Carvalho, a UBS  da comunidade Morro da Onça; e o de nº 21\2020, que dá nome a UBS da localidade Saco da Serra, de  Félix Raimundo da Costa.

No segundo expediente, os vereadores discursaram. A primeira a ocupar a tribuna, foi a vereadora Luzitânia dos Reis, a Taninha,  que iniciou tecendo comentários sobre o pagamento do décimo terceiro dos professores, que não  havia sido  pago para todos ainda.  E repercutiu sobre o homicídio ocorrido no município e disse que espera que a polícia chegue ao autor e que a justiça seja feita. […].

A parlamentar mencionou que foi informada sobre a retirada de coisas dos órgãos públicos do municipio […], e pediu que haja consciência caso isso esteja acontecendo, porque o patrimônio é público e deve ser conservado.

Publicidade

Dentre outros assuntos, ela ainda pediu a prefeito que honre as folhas de pagamentos e repasse do INSS. “A gente espera que o novo gestor receba a Prefeitura, em relação a pagamento de INSS, como o prefeito atual recebeu da gestão de Sílvio, onde não ficou nenhuma folha de pagamento, só uma e foi empenhada com dinheiro em conta”, disse.

O vereador Wilson Vieira,  inicialmente,  disse que sobre o projeto votado contra,  relatado na sessão anterior,  votou contra o  projeto, não por causa do benefício, mas conta do endividamento do município. “Com certeza somos a favor de pavimentação e esperamos que o próximo gestor faça essas obras”, completou.

Ele frisou que espera que a gestão seja repassada para o outro gestor com a administração em ordem, e que  índole do atual prefeito, acredite que ele vai fazer conforme a lei”, disse.

Em outro momento, ele mencionou sobre o encerramento de mais um mandato,  que já atua como parlamentar a 12 anos, e que conclui o mesmo com o sentimento de dever cumprindo. “Aqui fizemos o que foi de melhor para nosso município, foram indicações, requerimentos e projetos de lei de minha autoria, trouxemos as reivindicações da população e fizemos questionamentos ao poder público, nem tudo foi atendido, mas enfim dei a minha contribuição  buscando melhor para nosso povo”. […] Ele finalizou  desejando um Feliz Natal e que o ano de 2021 seja próspero e com saúde para todos.

O vereador Francisco Oseias,  falou sobre a satisfação de concluir mais um mandato, em seguida, teceu comentários sobre o homicídio ocorrido no município, sobre a sensação de insegurança, a falta de segurança pública e  dentre outros pontos, citou que fica triste em ver acontecer tamanha violência no município, algo que antes só era visto em cidade grande […].

Publicidade

Em outro momento, o vereador disse que foi um ano difícil para todos, devido a pandemia,  mas que espera que passe  logo e fica apenas na lembrança. “Uma lembrança ruim, mas que possamos tirar proveito, valorizando o tempo e muitas coisas que não damos o devido valor, e que o próximo ano, venha com saúde para nossa nação”, frisou.

Ele desejou ao novo gestor que faça uma boa gestão. E ressaltou que concluí mais um ano de trabalho com o sentimento de dever cumprindo pela trabalho realizado na Casa, e finalizou desejando um Feliz Natal  e um ano novo cheio de saúde e paz para todos.

O parlamentar, Marlon Costa, comentou sobre o término de  mais um mandato e também repercutiu sobre a falta de segurança pública, e atribui a gestão municipal, alegando que o Poder Executivo é que deve custear para que polícia seja mais presente no município […].

Ele desejou um Feliz Natal e próspero ano novo á população de Patos, e que 2021 possa voltar a Casa com mais desempenho,  buscando sempre o melhor para Patos. […]. Bem como, desejou  ao vereador Luiz Evaristo, que se elegeu vice-prefeito, que faça uma  boa gestão ao lado do prefeito eleito.

Luiz Evaristo, disse que mais um ano de trabalho se encerra, e relatou  que no ano de 2021, espera que os vereadores  venham com mais garra para trabalhar  pelo desenvolvimento da cidade  e reforçou  o seu apoio no que for em defesa do povo. E logo após repercutiu sobre o não pagamento do garantia safra no município[…].

Publicidade

Em outro momento, Luizinho, como é conhecido, disse que está saindo para assumir o cargo de vice-prefeito, mas estará sempre visitando  a Casa legislativa[…]. “Desejo sucesso no trabalho de vocês  e dizer que estarei sempre a disposição de todos [..] e que pretendo trabalhar não somente pela saúde e educação, mas também  pela agricultura”, disse, e concluiu desejando um Feliz Natal  e ano novo a todos.

A vereadora Zuleide Costa, disse que concluiu seu primeiro mandato com o sentimento de dever cumprindo. “Durante esses quatros anos aprendi muito com os colegas vereadores, e hoje, me sinto mais preparada, com mais experiência,  mais garra e vontade de trabalhar no próximo mandato que virá”, pontou.

Ela inda relatou que teve uma experiência positiva como presidente da Casa, e que aprendeu muito e  cresceu como pessoa pública e profissional durante o seu primeiro mandato.

Zuleide disse  que espera que o prefeito eleito não faça distinção, trabalhe para todos e desejou sorte  tanto para ele, como para o vice-prefeito e que façam uma boa gestão. “Que dê continuidade ao trabalho exercido pelo prefeito Dr. Agenilson, que nosso município  continue a evoluir e crescer. Feliz Natal e  ano novo a todos, e que no próximo ano estejamos aqui com mais trabalho em benefício do nosso povo”, concluiu a vereadora.

O vereador José Hélio, agradeceu a Deus pela oportunidade de  passar pela Câmara com o segundo mandato como presidente, e frisou que fez o seu melhor dentro do possível e das limitações do cargo, e também expressou gratidão aos todos que fazem  parte da Casa Legislativa.

Publicidade

Em outro momento, desejou ao prefeito e vice-prefeito eleito, que façam uma boa gestão, e para todos sem distinção, pois o beneficiado é o município. Também parabenizou os vereadores eleitos e desejou um  Feliz Natal e ano novo, e que 2021 seja de muita saúde para todos.

Helim, apresentou as melhorias implantadas na Casa em seu mandato como presidente. Segundo ele, foi adquirido uma porta de vidro, montadas as janelas de vidros deixadas pela então presidente Zuleide, a proteção de metalon externa nas janelas, armário de cozinha, pia, lavatório de banheiro,  porta papel toalha, um kit de banheiro, dois chuveiros simples, um notebook, biró, seis persianas de janelas, películas nas janelas e na porta, forro PVC nos dois banheiros e mais em dois cômodos, mais duas centrais de ar, microondas,  cinco fechaduras de portas, totem de gel, a galeria dos presidentes e a aquisição de cinco armários para balancetes.

Por fim, José Hélio, disse que encerra o ano com sentimento de dever cumprido, como parlamentar e presidente e pediu a Deus discernimento para continuar a caminhada  […].

 

 

Publicidade

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS