Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Vila Nova do Piauí aprova Projeto de Lei e requerimentos. Veja!

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí realizou nesta sexta-feira, 11 de setembro, a 7ª Sessão Ordinária do 4ª período da 6ª legislatura. A reunião aconteceu de forma restrita ao público, mantendo o distanciamento social, fornecendo equipamentos de segurança pessoal entre os parlamentares, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde no combate à pandemia da Covid-19.

Transmitida ao vivo pela rádio comunitária Vila Nova FM e nas redes sociais por meio do canal no Youtube no endereço (https://www.youtube.com/channel/UCUBxM-GrztgF7CDtdYIirlA), e compartilhado pela Fanpage Oficial, foi presidida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Flávio Adão de Sousa.

Inicialmente, foram apreciados e votados a ata da sessão ordinária anterior e o Projeto de Lei n° 06/2020, que dispõe sobre o estabelecimento de auxílio para médicos do programa Mais Médicos. O PL aprovado pelos vereadores estabelece o valor da gratificação a ser pago aos médicos integrante do programa.

Durante a reunião foi apresentado o Projeto de Lei n° 07/ de 08 de setembro 2020, de autoria da vereadora Maria das Dores da Silva Abreu, que dispõe sobre a denominação da praça da localidade Retiro, na zona rural. O PL indica o nome de Antônio Sabino de Lima. O documento requer também fixação da placa de identificação.

A vereadora Maria das Dores, Bibia de Benício, fez uso da palavra para falar sobre o homenageado falecido há 18 anos. “Ele foi uma pessoa muito especial e soube criar sua família. A praça ficou em frente a casa dele, dos filhos e netos. Ele é merecedor de ter seu  nome homenageado em um local público”, justificou.

Publicidade

O PL apresentado, de autoria da vereadora Maria das Dores – a Bibia de Benício – será apreciado e votado na próxima sessão.

Na sessão foram apresentados três requerimentos de nº 019, 020 e 021, de  autoria do vereador Deijano Lima. No primeiro documento, o parlamentar pediu a restauração do Cruzeiro da localidade Retiro. “O cruzeiro além de ser histórico é um símbolo de fé e representa também a cultura do local”, destacou.

Noutro requerimento de nº 020, pediu a construção do piso de concreto da casa beneficiadora de farinha na Serra do Proviso II. Na justificativa destacou a cultura da mandioca que visa incentivar e fortalecer cadeia produtiva no município “É preciso construir dois pisos  de concreto para facilitar o trabalho do produtores e estes possam acumular os cascalhos que são retirados e vendidos”, justificou.

O requerimento nº 021 pede implantação e melhoria no sistema de iluminação pública que passa em frente a Escola Estadual Luis Ubiraci de Carvalho. A justificativa do requerimento é voltada para maior segurança dos transeuntes que passam pela avenida Central.

Ainda na pauta do requerimento cita como exemplo o serviço feito no outro lado da avenida onde foram colocadas lâmpadas de led e melhor estrutura dos postes e da rede em geral.

Publicidade

“Nosso prefeito conseguiu melhorar a iluminação da avenida Central e visando essa melhoria para cidade, que seja feito, principalmente agora com a construção da passarela que vai abrilhantar e ficar mais bonita”, disse o Deijano Lima.

Após apreciação, os três requerimentos foram aprovados.

Fizeram uso da palavra além dos autores dos requerimentos, os vereadores: Francisco Dantas – o Nena – que lamentou faltas dos parlamentares e Roberto Moura que destacou a obra de pavimentação poliédrica em 3.500 metros de calçamento através de requerimento de sua autoria e do ex-prefeito Arinaldo Leal.

Foram registradas ausências justificadas dos parlamentares: Adenilda Adeílde Bento e Severo Sousa.

Participaram da sessão, o presidente da Câmara, Flávio Sousa (PSD), juntamente com os vereadores: Francisco Dantas – o Nena (PSD), Maria das Dores – Bibia de Benício (PSD), Luiz Acelino (PSD), Adonelys Araújo (PSD) e Deijano Lima (PSD), Roberto Moura (PSD); o assessor técnico de informatização, Robert Kleber; o assessor de comunicação, Iago Sousa; e a técnica de mídias sociais, Thalyta Oliveira.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS