Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Vila Nova realiza 1ª sessão do ano e aprova 10 requerimentos; presidente reforça compromisso

Publicado

em

A Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí realizou na manhã desta última sexta-feira, 18 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2022.

Os trabalhos foram presididos pelo presidente da mesa diretora, Roberto Carvalho Moura (PSD), e contou com a presença dos vereadores – Flávio Adão de Sousa (PSD), Deijano Lima (PSD), Enéas Abreu (PSD), Dorgivaldo Lima (PSD), Crégio França (PSD), Adonelys Araújo (PSD), Irmã Eliésia (PSD) e Gilberto Leal (PP).

O vereador e presidente da Casa, Roberto Moura, no uso das suas atribuições declarou aberta a 1ª sessão ordinária da 7ª legislatura do ano de 2022 da Câmara Municipal. Em seguida, a primeira secretária do poder legislativo, vereadora Eliésia fez a leitura da ata da sessão ordinária anterior.

Seguindo a pauta, o Projeto de Lei nº 01/2022, que dispõe sobre o reajuste do Piso Salarial dos Professores da rede municipal de Educação do Município, foi apresentado e colocada em votação. O PL foi aprovado por unanimidade, tendo em vista que os parlamentares consideram o reajuste de suma importância para valorização da classe. Na ocasião, a secretária de Educação, Antônia Maria, e as demais professoras presentes comemoraram a conquista.

O Projeto de Lei nº 02/2022, de iniciativa do poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a regularização das estradas vicinais do município, foi apresentado. O documento será apreciado e colocado em votação na próxima sessão.

_REQUERIMENTOS

Publicidade

O vereador Dorgivaldo Lima, requereu ao Poder Executivo Municipal, a construção de ponto de ônibus ou (parada de autocarro) nas margens da BR 316, BR 230 e na Rodovia PI, Jovelino Romão Da Silva.

Os pedidos foram solicitados nos seguintes trechos: 01- 2 Paradas de ônibus nas margens da Br 316 nas proximidades do Bairro Santo Antônio; 02- 2 paradas de ônibus nas margens da BR 316 nas proximidades do Posto Vila Nova Km 63; 03- 1 paradas de ônibus nas margens da BR 230 nas proximidades do Posto Vila Nova Km 63; 04- 1 paradas de ônibus nas margens da Rodovia PI, Jovelino Romão Da Silva, na saída do Povoado São João Batista.

Como justificativa, Dorgivaldo explicou: “O presente requerimento objetiva a necessidade dos moradores e visitantes dos bairros do nosso município. Tendo em visto a extrema necessidade da construção de paradas de ônibus, com bancos e coberturas, para melhor comodidade dos passageiros que enfrentam as intempéries climáticas”.

A vereadora Eliésia não apresentou requerimentos, mas de forma verbal solicitou ao Executivo, o concerto da caneleta na Rua da UBAS.

Em continuidade, o vereador Flávio Sousa solicitou ao executivo a pavimentação e calçamento da Avenida Central, da casa do Neto até a entrada da casa do Arinaldo e da casa do Gladistone até o posto do Geraldinho.

Como justificativa, o parlamentar explicou: “Este requerimento é um apelo dos moradores e se faz necessário para melhorar a infraestrutura da nossa cidade, oferecer melhores condições de vida para a população, e também contribuir para o desenvolvimento econômico e social do local”, disse.

Em seguida, Flávio Sousa, pediu a pavimentação e calçamento das Ruas do bairro Ulisses Guimarães, nas seguintes ruas: Rua Maria Aparecida Leal Moura; Rua Pedro Ângelo Leal; Rua José Teodoro Leal; Rua Joaquim Ângelo Leal; Rua Teodora Julia Leal; Rua Maria Leal de Sousa e Rua Odília Joana da Silva.

Publicidade

Flávio Sousa justificou: “Este requerimento é um apelo dos moradores do Bairro Ulisses Guimarães, notadamente, daqueles que residem nas ruas supracitadas, bem como daqueles que usufruem dessa via diariamente, por isso peço a colaboração dos colegas e do Executivo”, solicitou.

No seu terceiro e último requerimento do dia, Flávio Sousa, requereu a reforma do colégio da Unidade Escolar Manoel Eremita da Silva comunidade Abaixado.

“A reforma do colégio e de muita importância, pois sabemos o quanto o colégio é utilizado, em eventos culturais, eventos religiosos e até para eventos esportivos Por essa razão, apresento este instrumento legislativo, para apreciação e aprovação dos nobres pares”, justificou Flávio. O pedido do vereador ainda teve assinatura de apoio dos parlamentares Roberto Moura e Enéas Abreu.

O próximo requerimento apresentado foi do vereador Enéas Abreu, que pediu a instalação de placas de identificação nas localidades do município. “Tendo como ideia de facilitar o acesso das pessoas de outras localidades e de outros municípios”, disse.

Durante a sessão, Enéas Abreu, ainda solicitou que o escritório da Agespisa voltasse a ter sede em Vila Nova, tendo em vista que uma parte da população que precisa dos serviços não possuem transporte ou facilidade para se deslocar para outros municípios.

O vereador Gilberto da Silva Leal, solicitou a elevação da caixa d’água do poço da localidade Bom Jardim, justificando: “Essa elevação irá atender as pessoas da referida localidade com água encanada para todos”.

O vereador Gilberto, também requereu a distribuição de peixes na Semana Santa, tendo em vista que a ação já aconteceu durante um período no município, antes da proibição. Como justificativa, o parlamentar destacou: “É um ato de solidariedade com todos os munícipes para um jejum fraterno entre família”.

O seu requerimento teve ainda a assinatura do vereador Dorgivaldo Lima. O presidente Roberto Moura no uso da sua fala, relembrou os tempos de entrega e a necessidade da ação voltar a acontecer, beneficiando às famílias.

Publicidade

O vereador e presidente da Casa, requereu um portal de identificação da cidade de Vila Nova do Piauí, Cidade Poesia. Como justificativa, o vereador explicou que o mesmo irá ajudar na localização e identificação da cidade.

“Em várias outras cidades vizinhas, o portal de identificação existe e, porque não em Vila Nova. Acredito que também somos merecedores, e esse portal irá ajudar na identificação e quem passar irá saber onde fica a Cidade Poesia”, justificou Roberto.

Roberto Moura, também havia requerido nos termos do artigo 102 do regimento interno da Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí, a tramitação em regime de urgência para proposta de lei Nº 001/2022, que dispõe sobre o reajuste do piso salarial dos professores de rede Municipal da Educação de Vila Nova do Piauí para o ano de 2022. A proposta foi apresentada e aprovada.

Por fim, Roberto Moura, pediu a implantação do sistema de Iluminação Pública na Avenida Central com início no Bairro Santo Antônio se estendendo até ao Posto do Geraldinho. Como justificativa, o presidente destacou: “Para dá melhor visibilidade a cidade e garantir a segurança da população que transita pelas vias”.

Com alegria, durante a sessão, os parlamentares e demais presentes cantaram os parabéns em homenagem ao aniversário do vereador Flávio Sousa, que na oportunidade celebrava mais um ano de vida.

_GARANTIA SAFRA

Após a apresentação e aprovação dos requerimentos acima citados, o secretário de Agricultura, Antônio Tiago, foi convidado para explicar e tirar as dúvidas da população sobre o seguro safra. Em Vila Nova do Piauí, 425 pessoas estão aptas para receber o benefício referente a 2020 –2021.

Publicidade

“O benefício será pago em parcela única, e as pessoas que já procuraram a casa lotérica e não encontraram o dinheiro devem baixar o aplicativo da Caixa Tem. Se por ventura, o dinheiro também não estiver no aplicativo, o beneficiário deve se dirigir até a Secretaria, pegar o extrato e se dirigir até a Caixa Econômica em Picos. Se não der certo, eles devem retornar a Secretaria com o extrato emitido pela Caixa, e dessa forma iremos recorrer ao Garantia em Teresina, mas não se preocupem que todos os nomes na lista irão receber o benefício”.

Antônio Tiago, ainda informou que a lista nominal com todas as pessoas aptas está disponível na sede da Secretaria de Agricultura, e que até março o município irá requerer novas pessoas, uma nova folha.

_MENSAGEM FINAL

Todos os vereadores no uso das palavras agradeceram a Deus por mais um ano de trabalho, e a todos que a eles confiaram o cargo. Os mesmos reforçaram o compromisso com a população, e parabenizaram os professores pela conquista do reajuste do Piso salarial de 33,24%, tendo em vista que eles contribuem de forma significativa para o crescimento e desenvolvimento do município, além de ofertar para os alunos um ensino-aprendizagem com maestria.

Os parlamentares ainda estenderam nos pronunciamentos, palavras de conforto aos amigos e familiares das recentes perdas ocorridas no município, como a professora Francisca, a jovem Maria Sofia e Cassiano – Dé.

Por fim, o presidente da Casa, Roberto Moura, reforçou o seu compromisso com o cargo recém-assumido, tanto com a população quanto com os colegas vereadores, pois os mesmos possuem o mesmo propósito.

“Enquanto eu puder trabalhar, enquanto eu tiver com a força e a inteligência que Deus nos dá, eu estarei sempre à disposição para trabalhar e desenvolver o nosso município. Muito obrigado a todos. Que Deus nos abençoe!”, pontuou.

_PRÓXIMA SESÃO

Publicidade

Na segunda-feira (21) será realizada a 1ª Sessão Extraordinária do Poder Legislativo no ato de 2022, às 10h no plenário da Câmara Municipal.

A convocação foi emitida nesta última sexta-feira (19) pelo vereador e presidente da Casa, Roberto Moura. A sessão tratará da regulamentação da Lei n° 14 133, de 19 de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos, no âmbito do Poder Legislativo do Município de Vila nova do Piauí.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS