Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Vila Nova realiza 4ª sessão, aprova requerimentos e apresenta projetos de leis. Confira!

Publicado

em

A Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí realizou nesta sexta-feira (29) a 4ª sessão ordinária do ano legislativo de 2022.

A sessão foi dirigida pelo presidente da mesa diretora, Roberto Carvalho Moura (PSD) e contou com as presenças dos vereadores – Flávio Adão de Sousa (PSD), Deijano Lima (PSD), Enéas Abreu (PSD), Dorgivaldo Lima (PSD), Crégio França (PSD) e Gilberto Leal (PP). A Irmã Eliésia (PSD) e Adonelys Araújo (PSD) justificaram a ausência relatando que estão acometidos com a chikungunya.

O vereador e presidente da Casa, Roberto Moura, no uso das suas atribuições declarou aberta a 4ª sessão ordinária da 7ª legislatura do ano de 2022 da Câmara Municipal. Em seguida, fez a leitura da pauta do dia e a ata da sessão ordinária anterior.

Seguindo a pauta, foi feita a apresentação do indicativo de Projeto de Lei n° 002, de iniciativa do vereador Gilberto da Silva Leal, sobre a denominação da Casa do Agricultor do Município de Vila Nova e a apresentação do indicativo de Projeto de Lei n° 003, de iniciativa do vereador Gilberto Da Silva Leal, que dispõe a denominação do Auditório Público do Município de Vila Nova.

Gilberto Leal

Ambos os indicativos dos projetos de lei do vereador Gilberto da Silva Leal, foram apresentados e justificados. Os documentos serão apreciados e colocados em votação na próxima sessão.  

_REQUERIMENTOS

O vereador Flávio Adão de Sousa apresentou quatro requerimentos ao Poder Executivo Municipal.

Publicidade

Flávio Sousa requereu a perfuração de um poço tubular na localidade da Serra do Provisio II. “O poço tubular de Água Boa, como é conhecido, não está suportando a alta demanda, com isso, as pessoas dessa localidade ficam sem água durante alguns períodos do ano”, justificou o vereador.

O parlamentar também pediu para que seja feita a instalação de iluminação pública nos cemitérios do município, pois, segundo ele, a iluminação facilitará o trabalho de escavação de covas que é feita muitas vezes no turno da noite e também a escuridão nos cemitérios facilita a entrada de pessoas para usarem drogas, roubos e ações de vandalismo nestes espaços.  Os vereadores Cregio França e Dorgivaldo Lima também assinaram o requerimento para reforçar o pedido ao executivo.

Inicialmente Flávio Sousa requereu a identificação numérica dos imóveis residenciais e comerciais da cidade e do Povoado São João Batista com a seguinte justificativa: “Muitas casas, prédios e comércio encontram-se sem a numeração e que a padronização facilitará o cotidiano dos profissionais que fazem entregas”, disse. 

Vendo a necessidade do pedido, o vereador Dorgivaldo Lima também assinou o documento.

O quarto e último requerimento do vereador Flávio diz respeito instalação de bebedouros e comedouros para cães e gatos de rua. O mesmo justifica que, “há um grande número de animais abandonados nas ruas do município, e estes passam fome e sede, além de estarem suscetíveis a doenças. Ao alimentar os cães, ampliamos suas imunidades protegendo-os e evitando que se tornem transmissores de doenças”.

O vereador Deijano Raimundo de Lima requereu a distribuição de água em Vila Nova utilizando o carro pipa do PAC. Sua justificativa é pautada em suprir a necessidade de água potável para as pessoas que moram no interior e onde este acesso é difícil.

Publicidade
Deijano Lima

O requerimento contou com as assinaturas dos vereadores Gilberto Leal e Dorgivaldo Lima que reforçaram o pedido.

O vereador Roberto Moura aproveitou a sessão para reforçar o pedido de que a seja feito reparos na PI Jovelino Romão da Silva que liga a sede do município até o povoado São João Batista, na zona rural.

Outro ponto debatido pelos parlamentares foi o roço nas estradas visando melhorar a visibilidade de quem transita na rodovia estadual. O serviço está sendo realizado pela Prefeitura Municipal, mas os vereadores pedem celeridade nas ações.

Por fim, preocupados com o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya no município os vereadores aproveitaram para pedir a conscientização da população, pois a Gestão Municipal segue realizando ações preventivas como a realização de mutirões de limpeza e passagem do Carro Fumacê. “Realize a limpeza no seu quintal, não deixem água parada. Faça sua parte!”, solicitaram.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS