Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Vila Nova retoma trabalhos legislativos e aprova 05 PLs e 08 requerimentos

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Vila Nova realizou nesta sexta-feira (06), a 8ª Sessão Ordinária. Presidida pelo vereador Flávio Adão de Sousa (PSD) na reunião foram apresentados, votados e aprovados 05 projetos de leis e 08 requerimentos.

No uso da palavra, o presidente da Câmara, agradeceu a Deus pelo retorno ao trabalhos legislativos. De acordo com o parlamentar, no ano passado foram apresentados 62 requerimentos. Neste ano até o mês de agosto já são 61. “Isso mostra o empenho e trabalho dos vereadores e a preocupação que eles têm com os munícipes”, comentou.

Na ocasião foi apresentado um Ofício nº135/2021 de autoria do Poder Executivo solicitando a ordem de serviços de extensão de rede elétrica com instalação de postes na rua Manoel Pedro Leal onde estão situadas a Quadra Poliesportiva e a UBAS. A via pública, referente a rede tem extensão de 250 metros. O documento foi assinado por todos os vereadores e encaminhado para a Equatorial Energia. Foi solicitado com isso o envio de uma equipe técnica para realizar estudos de viabilização.

Projetos de Leis

Em caráter de urgência, foi votado e aprovado o Projeto de Lei nº 020/2021 de autoria do vereador Flávio Adão de Sousa (PSD) que dispõe da denominação da praça do povoado São João Batista de “Olímpio Abdias de Araújo.

Dois filhos do homenageado, Vitorino Luz e Sebastião Luz, estiveram presentes prestigiando a 8ª sessão.

Publicidade

Vitorino falou sobre o reconhecimento da gestão municipal e de parlamentares em homenagear seu pai. Em seu discurso contou sobre a história de povoamento da região que na década de 60 era conhecida com Tanquinho, onde mais tarde passou a ser chamar povoado São João Batista. Ele destacou também que todo o processo se deu graças ao seu pai Olímpio Araújo.

“Conversando com nosso prefeito Edilson e alguns vereadores amigos, chegamos à conclusão de homenageá-lo com o nome de uma praça e uma estátua. Em nome de toda família Abdias peço a compreensão dos vossos amigos e autoridades para votar o projeto, realizar esse grande sonho e homenagear esse grande cidadão. Aqui tem um pouco de Olímpio Abdias de Araújo em cada um de vocês. Foi um incentivo, iniciativa e projeto dele criar o povoado Tanquinho na época. Convidou os demais amigos e doou um terreno. Aquela propriedade toda que é o São João Batista, cortando pela estrada que vem de Luís Acelino era tudo dele. Se não fosse ele hoje não haveria nada disso. Hoje é um povoado muito bem habitado e desenvolvido. Ficamos muito felizes com isso”, disse citando pontos de demarcação da área.

Os demais PLs aprovados são:

-PL n° 018/2021 – que dispõe sobre a denominação de Rua Boaventura Vitor de França, via pública localizada no Povoado São João Batista tem como autor o vereador Dorgivaldo Lima.

-PL n° 019/2021 – Autoriza o Município de Vila Nova do Piauí, por intermédio do Poder Executivo, a realizar a transferência de terreno de propriedade da Prefeitura Municipal, desmembrando uma área localizada na Rua Pedro José Leal, Bairro Ulisses Guimarães.

-PL nº 021/2021 – Autoriza o Município de Vila Nova do Piauí, por intermédio do Poder Executivo, a realizar a transferência de terreno de propriedade da Prefeitura Municipal, desmembrando uma área localizada na Rua Napoleão Pereira, Bairro Centro;

-PL nº 022/2021 – que regulamenta a nova Taxa de Administração para o custeio das despesas correntes e de capital necessárias à organização e ao funcionamento do Regime Próprio de Previdência;

Requerimentos

Publicidade

Na 8ª Sessão Ordinária foram apresentados e votados diversos Requerimentos.

-Requerimento nº 051/2021, de autoria do vereador Enéas Abreu solicita a construção de uma praça em frente ao Ginásio Poliesportivo. O parlamentar apresentou outro requerimento pedindo a construção de dois quebra-molas na rua Manoel Pedro Leal no bairro Ulisses Guimarães.

-Requerimento nº 054/2021, da vereadora Maria Eliesia, solicita o empiçarramento da estrada que liga o povoado Cacimbas ao município de Padre Marcos. O de nº 055/2021 solicita a construção de uma passagem molhada na localidade Cacimbas próximo ao Cemitério.

-Requerimento nº 049/2021 do vereador José Demervaldo de França solicita a reforma do curral e construção de uma carregadeira para o matadouro do povoado São João Batista.

Requerimento nº 059/2021 de autoria do vereador Gilberto Leal pede que o poço da localidade Serra do Proviso II seja equipado. Gilberto apresentou outro pedido através de requerimento nº 60/2021 solicitando a instalação de uma caixa d´água na Piçarreira para distribuir para as localidades Retiro I e II através da Adutora da Lagoa Comprida. Além destes, o requerimento de nº 061/2021 pede a instalação de internet na UBS da localidade Cacimbas.

A 8ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores contou com a presença dos representantes do homenageado Vitorino Luz e Sebastião Luz; do assessor jurídico, advogado Felipe Rocha e dos parlamentares: Flávio Sousa (PSD), Crégio França (PSD), Roberto Moura (PSD), Irmã Eliesia (PSD), Deijano Lima (PSD), Gilberto Leal (PP), Eneas Abreu (PSD) e Dorgivaldo Lima (PSD).

Fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS