Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara Municipal de Santana realiza sessão e aprova projeto de lei da prefeitura

Publicado

em

Em sessão realizada na última sexta-feira (20), a Câmara Municipal de Santana do Piauí sob a presidência do vereador Antônio Joaquim Leal (Antônio de Hercília – MDB), votou e aprovou três requerimentos que pedem melhorias para o município e um projeto de Lei do Executivo é o que trata da Lei nº 222/2019 de 05 de setembro de 2019 que dispõe sobre a regulamentação de gratificação para servidores da Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa de Saúde Bucal (PSB) e Núcleo de apoio à saúde da família (NASF), através de recursos oriundos do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e dá outras providências.

Na tribuna da Câmara o vereador Raimundo Honorato (Mundinho – PTB) disse que o povoado Queimada da Ema tem vivido dias difíceis com uma onda de assaltos, pois na semana passada três comerciantes foram assaltados, e um dos assaltantes ainda chegou a disparar dois tiros em uma pessoa que estava em um bar.

Vereador Mundinho (PTB)

O vereador cobrou das autoridades militares mais segurança para aquela comunidade, pois segundo ele, esse tipo de ocorrência vem deixando a população muito assustada, e o que é pior, os moradores estão temendo por algo que possa causar uma tragédia, já que as ocorrências vêm crescendo a cada dia.

O vereador Egivan Miguel (PSB) também se solidarizou com o vereador Mundinho sobre as ocorrências na localidade, e disse que estava à disposição para ajudar naquilo que fosse possível, o parlamentar aproveitou o defendeu seu requerimento onde pede a prefeitura e secretaria municipal de Saúde, para cobrir a parte de frente e a lateral daquele órgão onde ficam os veículos da secretaria, pois além de dar uma proteção ao patrimônio do município, ajuda na longevidade desses carros, disse ele.

Vereador Egivan Miguel (PSB)

A vereadora Clarete Rabelo (MDB) também usou a tribuna da casa para defender seu requerimento, aonde pede que seja aprovado o nome da Rua que foi recentemente aberta pela prefeitura lingado o bairro Centro ao bairro Bela Vista de Antônio Garantido, pois o homenageado foi um parlamentar atuante e que sempre defendeu os interesses dos santanenses, além de ter sido um homem dedicado as causas da população, e por isso pede que a prefeitura através da prefeita Maria José (PP), que denomine a rua com o nome do ex-vereador.

Publicidade

Vereadora Clarete Rabelo (MDB)

Sobre a questão de segurança pública a parlamentar lembrou que havia um requerimento seu que foi aprovado, para que fosse realizada uma audiência pública sobre segurança com as autoridades do município, e também de órgãos da justiça e polícia militar, pois os últimos acontecimentos no povoado Queimada da Ema retratada pelo vereador Mundinho precisa de uma atenção maior e uma ação mais efetiva da polícia. “Quero aqui dizer também que sou favorável a aprovação desse projeto de Lei do executivo municipal”, disse ela.

Já o vereador Erisvaldo Batista (PRB) que também se pronunciou sobre o assunto, disse que era hora de uma ação mais efetiva da polícia militar naquela região, e lembrou que os assaltos haviam parado um pouco e agora a onda voltou novamente causando pânico na população.

Vereador Erisvaldo Batista (PTB)

Ainda na tribuna da Câmara o parlamentar aproveitou para defendeu seu requerimento que pede ao poder público que veja junto a Equatorial/Energia antiga Cepisa, que coloque iluminação pública nas ruas do povoado Camarada, pois depois que escurece e as famílias se recolhem para dormir as vias ficam as escuras.

O líder do governo municipal na Câmara vereador Ricardo Rodrigues (PTB), iniciou sua fala pedindo uma menção de pesar aos familiares de Dona Pequena e Nelson Franco pelo falecimento dos dois, pois ambos representaram muito bem os santanenses tanto como pessoas como profissionais do trabalho, disse ele.

Vereador Ricardo Rodrigues (PTB)

O edil pediu ainda aos demais vereadores que votassem favorável ao projeto de Lei nº 222/2019 que trata sobre o PMAQ, pois é um projeto muito importante para o município, e sua aprovação ajudará no desenvolvimento da cidade. Ricardo disse ainda que estava de acordo com a vereadora Clarete e o vereador Mundinho para que seja realizada uma audiência pública sobre segurança no município, pois os acontecimentos recentes têm deixado a população assustada, concluiu ele.

Publicidade

Finalizando os pronunciamentos na tribuna, o presidente da Câmara Antônio de Hercília (MDB) também encaminhou os votos de pesas aos familiares de Nelson Franco e Dona Pequena, e que disse que irá tratar com a prefeita Maria José sobre essa audiência pública sobre segurança no município, para que ambos possam realizar de forma conjunta, pois recentemente vivenciou um momento de terror com suas duas filhas pequenas quando foi assaltado em plena luz do dia pois dois criminosos.

Vereador Antônio de Hercília (MDB)

Sobre os requerimentos o vereador disse era favorável à aprovação e que depois os encaminharia todos eles para as respectivas secretarias para que eles fossem atendidos, e aproveitou para informar que na próxima quarta-feira (25) haverá uma audiência pública na Câmara para debater sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 da prefeitura de Santana do Piauí.

No final da sessão os três requerimentos e o projeto de lei foram todos aprovados por unanimidade. A próxima sessão ordinária acontecerá na sexta-feira (11) de outubro.

Fonte: Agora ED


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS