Connect with us

Legislativo em Foco

Duas Indicações são aprovados em sessão da Câmara Municipal de Patos

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado, 20, mais uma  sessão ordinária.  Os trabalhos foram presididos pelo vereador Adalberto Lopes (PP), presidente da mesa diretora da Casa.

Na sessão o plenário aprovou duas Indicações, ambas de autoria do vereador José Wilson Vieira. Na primeira Indicação o parlamentar José Wilson Vieira da Silva (PTB), solicitou a abertura e limpeza das ruas paralelas  a Rua 7 de Setembro, as mesmas que são o prolongamento das Ruas  Joaquim Vicente  de Santana, João Evangelista Manoel Bispo Teixeira, que dão as demais Ruas que dão acesso.

Na segunda Indicação, o parlamentar solicita a limpeza das Ruas Francisco do Rêgo  Barros, prolongamento do fim do calçamento   até o cemitério municipal, São Pedro,  e da Rua  Tiago Mariano de Sousa partindo  do mesmo ponto (sentido norte) e todos os acessos  da Rua Salustiano  Pereira,  e nos prolongamentos (sentido leste) dos mesmos.

Segundo o autor das proposições, o objetivo é dar mais acessibilidade aos moradores,  promover a limpeza  e consequentemente zelar pela saúde da população.

Na mesma sessão, foi apresentado o Projeto de Lei 04\2017, de autoria do Poder Executivo Municipal, que institui o Conselho Municipal de Educação do município de Patos do Piauí. o PL foi encaminhado a Comissão.

Publicidade

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna. A primeira a se pronunciar foi vereadora  Maria Luzitânia Dias dos Reis(SD) que após cumprimentar a todos, iniciou seu discurso referindo ao presidente da mesa de diretora da Casa Adalberto. “Senhor presidente, se o meu discurso não está lhe agradando, desculpe-me,  más continuarei desabafando, cobrando e defendendo a mim e ao povo,  pois essa Casa em mandatos anteriores, quando ainda não era vereadora, e mesmo assim, era chamada de laranja, e hoje tenho a oportunidade de me expressar,  pois farei isso, a Constituição Federal assegura esse direito da tribuna livre,  não irei degrenir a imagem de nenhum cidadão, não falarei palavras de baixo escalão, portanto não me calarei, pois tenho posição, postura, coragem e determinação”, disse a vereadora, que lamentou a atual situação política que vive o Brasil, “É lamentável o momento que vive nosso País, muita corrupção, mas o bom disso é que aos poucos a justiça vai fazendo uma  limpeza em  nosso Brasil”, disse.

E outro momento, Taninha como é popularmente conhecida disse  que os funcionárias da Secretária de  Saúde do  município recebem tratamento desigual. “Tenho em mãos um fato que me chamou atenção, uma servidora da Prefeitura que presta serviço à saúde, se afastou por 90 dias e não foi encaminhada para o INSS,  a Prefeitura continua fazendo seu pagamento e ainda não retirou a insalubridade,  sendo que gestor  criou uma Lei, que estando afastado das atividades não pode receber. Más, essa servidora, além de não ser  encaminhada ao INSS, ainda recebe insalubridade, agora pergunto, a Lei não é para todos? ou só funciona para quem votou no Prefeito? enquanto isso funcionários que trabalha na Secretaria de Saúde, como por exemplo, a senhora Ivoneide Aurilene e Valmor  não recebe insalubridade, é muita injustiça”, declarou a parlamentar.

O vereador Wilson Vieira (PTB), iniciou o pronunciamento agradecendo a Deus por mais um dia de trabalho e também comentou  a sobre a crise política que vive o País.  “Quando pensamos  que nosso País chegou no fundo do poço,  vem mais um degrau abaixo, a situação que vivemos é triste,  espero que  consigamos se  sobressair diante das gravidades que está acontecendo com o nosso governo Federal”, disse Wilson que ainda  agradeceu pela reivindicação atendida.  “Agradecer é por terem  reaberto a ADAP, mesmo tendo sido  dito que o funcionário já estava  em fase de treinamento, sendo que só  foi procurado um, após eu ter reivindicado, más, mesmo assim agradeço por ter atendido a reivindicação”, disse.

Wilson ainda questionou e cobrou na tribuna, o motivo pelo qual o munícipio recebeu nota baixa na avaliação da transparência. “No final  de  2015 eu abordei aqui durante uma audiência pública sobre a  transparência,  naquele momento eu questionei Tinei, sobre a  divulgação  da avaliação da  transparência dos municípios, em que Patos recebeu nota zero,  agora há uns 15 dias atrás, foi divulgado  a mesma avaliação, onde alguns municípios da nossa região tiveram  uma excelente nota, evoluíram muito,  e Patos evolui,  saindo da nota  zero,  apenas para 1.38, enquanto municípios vizinhos, como exemplo, Massapê chegou a 7.5, enquanto  nossa teve cidade uma nota baixíssima, Então se  a gestão preza pela transparência devemos   melhorar esta nota,  mostrar mais, dar mais espaço o povo, mais conhecimento do que realmente acontece no município, fica aqui minha cobrança”, disse.

O vereador Luiz Evaristo (SD), último da oposição a se pronunciar, iniciou seu discurso agradecendo a participação da população na sessão.  Luizinho como é conhecido,  falou sobre um projeto do governo  federal em que o município deve se contemplado. “Na sessão  anterior havia falado sobre alguns projetos em execução para estado do Piauí do Governo Federal, e essa semana recebi um comunicado do presidente do meu partido que está à frente desse do mesmo, que me afirmou que no Piauí vão ser  contemplado 80 municípios pelo projeto Dom Helder, programa direcionado ao semiárido, e pedi que fosse incluído, e  Patos não vai ficar de fora. Esse projeto  vai completar ao todo sete  estados, onde serão investidos  R$ 125 milhões, a informação é  que deve iniciar no próximo mês e segue até 2020”, informou.

Publicidade

O parlamentar  voltou a cobrar na tribuna melhorias na iluminação pública do povoado Cajueiro.  “Queria mais uma vez a cobrar providencias na iluminação do povoado Cajueiro. Foi aprovado aqui  projeto para custear  a manutenção da iluminação pública do município, e  vivemos uma vida de cão no povoado Cajueiro,  essa semana não tinha uma lâmpada acesa nas ruas do povoado, por pelo menos dois dias,  e  sinceramente deve ser tomado uma providência em relação a essa situação”, cobrou o vereador.

O vereador Francisco Oséias (PSB), após cumprimentar a todos, parabenizou as mães pela passagem do seu dia. Também parabenizou o vereador Wilson pelas Indicações. “Queria parabenizar o vereador Wilson pelas Indicações, mais  acho que uma  cidade pequena como Patos, não precisava chegar a esse ponto de requerimento, dava para fazer esses serviços, sem ter que chegar até esta Casa, sem querer desmerecer a indicação do vereador”, disse.

Em outro momento, o vereador respondeu  sobre a cobrança o vereador Luzinho. “Realmente teve dois dias de apagão no povoado Cajueiro, mais  pelo que foi informado foi uma chave que deu problema, mas ontem à noite já estava funcionando normal, sobre as lâmpadas  foram colocadas, não sei ainda se todas as ruas, mais algumas já”, disse o parlamentar,  que ainda lamentou a sobre e as escolas do município.  “Sou pai, e tenho um filho na escola e infelizmente o nosso ensino é muito fraco,  precisa melhorar muito principalmente a escola do povoado Cajueiro onde infelizmente a situação é critica, não posso compactuar com aquilo que acho que está correto, fica minha indignação com relação às escolas públicas do meu município,”, disse.

A vereadora Zuleide Valdete da Costa (PSB), foi breve. Após agradecer a participação das pessoas na sessão, convidando-os para voltar, a parlamentar justificou sua ausência na sessão passada. E por fim parabenizou o trabalho dos vereadores na Casa. “Quando se cobra para o bem do município, visando a melhoria do nosso povo tem meu apoio,  estão de parabéns  e continue assim cobrando e buscando o melhor para Patos”, disse.

O vereador José Hélio (PDT), líder do prefeito na Câmara. Em seu pronunciamento, ele agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho e citou que as Ruas  Manoel Teixeira e a Salustiano Ferreira Nascimento, que estavam sendo caçadas, já foram concluídas.

Publicidade

Em outro o vereador, se referindo a colega de bancada Wilson, disse que  apenas repassou a informação que teve, ressaltando que os serviços estão funcionando  na ADAPI. Informou ainda que serviços de retirada de reservista também estão funcionando no município.  Helinho como é conhecido, também parabenizou o vereador Wilson pelas Indicações.  “Gostaria parabeniza-lo pelas Indicações, é esse o papel do vereador, independente do partido que estiver,  e espero que você excelência seja atendido”, enfatizou.

O vereador  também esclareceu sobre o problema na iluminação do povoado Cajueiro.  Foi informado, que o   apagão  foi causada por problema  na chave, por isso que ficou no escuro por dois dias,  mas acho que já  foi solucionado”. Sobre a avaliação da transparência Helinho disse que se informou sobre a assunto, e que deve ter havido um desencontro de informações, mais  posteriormente deve ser esclarecido  em audiência pública. Overeador encerrou repercutindo sobre a atual situação politica no País. “A situação só se agrava e ainda não o fundo do poço, tem muito mais por vir”, concluiu.

 O vereador Adalberto José Lopes (PP), presidente da mesa diretora da Casa, foi o último a se pronunciar. Em discurso, o parlamentar respondeu a vereadora Taninha. “Quero me direcionar especialmente, a vereadora Luzitânia, acho que você excelência não entendeu meu discurso,  eu não fare referi a  vossa excelência, e sim aos nove vereadores, em momento algum eu disse a vossa excelência que era para se calar,  eu pedi a todos os vereadores que quando houver problemas pessoais que fique fora da desta Casa Legislativa, a vereadora tem todo direito de falar,  como eu  tenho  e como os outros vereadores tem de  que fazer suas cobranças na tribuna ao Poder Executivo  e buscar o melhorias para este município.  Fui vereador da oposição por  três mandatos, e posso dizer de cabeça erguida, fiz uma oposição responsável, e para isso foi eleito  outras vezes, não estou aqui para defender o Poder Executivo, eu estou aqui para defender o povo”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS