Connect with us

DESTAQUES

Em sessão na Câmara, vereadores reivindicam melhorias para o município de Jaicós. Veja!

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós realizou, na manhã desta sexta-feira, 12, a 8ª sessão ordinária da atual legislatura. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Jessé Gonçalo da Silva, o Irmão Jessé (PSC), e contou com a presença dos demais vereadores do município.

Na ocasião, o plenário discutiu, votou e aprovou sete Requerimentos em que os vereadores reivindicam melhorias para o município de Jaicós. Veja o que foi solicitado:

A vereadora Maria Sirlene Lopes Silva Barros, do PPL, solicitou do Governador do Estado do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias e do Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, a viabilização de poços tubulares para as comunidades Santana II, Umburanal e Balisinha, situadas na zona rural do município.

A vereadora frisou que a água é um bem essencial para a vida humana, e que, no município de Jaicós, existe um grande déficit hídrico, situação que afeta a população rural, tanto para a população humana, como animal. “Com a perfuração desses poços, na comunidade Santana II serão atendidas mais de 50 famílias, em Umburanal, mais 30 famílias, e na Balisinha, em mais de 40 famílias”, disse.

O vereador Benedito Alencar da Silva – PMDB, foi autor de dois dos Requerimentos apreciados no plenário, ambos direcionados ao Governo Municipal. No primeiro, o parlamentar solicitou o conserto padrão ou reconstrução com a sinalização, do do quebra-molas localizado na Avenida Frutuoso Jusselino, no bairro Nova Olinda.

Publicidade

Segundo argumentou o autor, a avenida Frutuoso Jusselino é uma das mais movimentadas da cidade, onde estão localizadas escolas, hospital, o posto de saúde Tia Lourdinha e diversos pontos comerciais. “Atualmente, vemos que na referida avenida, mais precisamente em frente à residência do Sr. Zezinho de Cândido, o quebra-molas que ali existia foi rebaixado e praticamente ficou inexistente devido as camadas de asfalto que foram colocadas por ali, fazendo com que ocorressem um maior número de acidentes em virtude da alta velocidade dos carros e motos que circulam por ali”, disse. Benedito pediu urgência e argumentou que a reconstrução do referido quebra-molas e a sinalização do mesmo nos padrões oficiais visa minimizar acidentes e coibir a velocidade dos veículos na avenida. O vereador solicitou que o serviço seja realizado nos demais quebra-molas que não estejam no padrão.

Em outro Requerimento, Benedito reivindicou a limpeza das sarjetas, com a retirada de areia e lama, e o conserto dos esgotos na rua Desembargador João Mota, no trecho entre a Câmara e a lavanderia Marina Barbosa. “A limpeza se faz necessária, pois em várias ruas as sarjetas estão entupidas trazendo transtornos com o acúmulo de água trazendo mau cheiro, lixo e infestação de mosquitos e proliferação de doenças, como também, para manter a limpeza da cidade” disse. O autor acrescentou que o mesmo serviço seja realizado em outras áreas da cidade.

O vereador João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho – PMDB, focou suas reivindicações na questão do abastecimento de água da população residente na rural. No primeiro Requerimento, direcionado ao Ministro de Estado da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho, e ao Coronel do 25° Batalhão de Caçadores, Francisco Nixon, Bosquinho solicitou a correção da desproporção da oferta das carradas d´água no município de Jaicós. Segundo argumentou o vereador, o município de Jaicós teve uma redução no número de carradas de água e a diminuição da quilometragem, fazendo com que o abastecimento de água torna-se inviável para os pipeiros. “Como alguns explicaram, diante da situação, eles estariam pagando para trabalhar”, disse, acrescentando que o município de Jaicós passa por dificuldades com relação a abastecimento de água. “É inaceitável a diminuição dos carros pipas que fazem essa distribuição. Ou seja, o município deveria ser contemplado por mais serviços desse tipo e não ter os serviços diminuídos”, pontuou.

Num segundo Requerimento, o vereador solicitou do Governo do Estado, através da  Secretaria Estadual da Defesa Civil, o retorno do abastecimento de água pela operação carro pipa no município de Jaicós, visando atender a crescente demanda.

O vereador argumentou que a população jaicoense, principalmente, da zona rural, está sofrendo com a falta de água, tendo em vista que as chuvas foram insuficientes para armazenar água para o período de estiagem, e citou a redução das carradas de água e a diminuição da quilometragem por parte do Exército Brasileiro. “Deste modo, é urgente tomar as devidas providências no sentido de aumentar o números de pipeiros, como também, as condições de trabalho para dar bom andamento na distribuição de água em nosso município”, disse.

Publicidade

Os últimos dois Requerimentos discutidos e votados na sessão foram apresentados pela vereadora Jozete Alves de Carvalho, a Pretinha – PP. A vereadora solicitou da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a reforma e estruturação da Praça José Leal, localizada no bairro Nova Olinda.  “A referida praça necessita receber novas estrutura com bancos, pintura e iluminação, para dar uma nova cara ao local muito que é muito frequentado pelos moradores do bairro, que não tem outro local de lazer”, justificou.

Em outro Requerimento, Pretinha solicitou do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, a aquisição do fardamento escolar para os alunos da rede municipal de ensino. “O uniforme escolar é obrigatório e seu uso é necessário em todas as atividades escolares. Pois, mesmo estando o aluno fora de seu período de aulas, ou seja, dentro da escola para qualquer atividade, o uso do uniforme será imprescindível como medida de segurança. Ele identifica o estudante em qualquer situação, além de evitar o desgaste da roupa do cotidiano e situações constrangedoras com o uso de roupas inadequadas”, argumentou.

Ainda segundo a autora, outro ponto importante a considerar, é que o uso do uniforme ajuda a construir um ambiente escolar de respeito e igualdade. “Num mundo com tantos estímulos ao consumismo, o uso de uniforme pode ser um bom ponto de equilíbrio”, frisou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS