Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Vereadores solicitam abastecimento através de carros pipa e adequação do número de carradas de água distribuídas

Publicado

em

O antigo e preocupante problema enfrentado pela população do município de Jaicós, com relação ao abastecimento de água, pautou as principais discussões da sessão da Câmara Municipal de Jaicós, realizada na manhã desta sexta-feira (07), no plenário Deputado Humberto Reis da Silveira.

Em requerimentos conjuntos, os vereadores João Bosco Evangelista lima (Bosquinho) – MDB, Jessé Gonçalo da Silva, Irmão Jessé- PSC, Maria Sirlene Lopes Silva Barros-PPL e Dalvenisa da Conceição Nascimento, Mocinha) – PSD, solicitaram ações que contribuam para que a população tenha acesso à água potável.

No primeiro, que foi direcionado ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo, ao Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias e ao Secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela, os vereadores solicitaram o abastecimento de carros pipas pela Secretaria de Defesa Civil, no município de Jaicós.

Os vereadores justificaram que a recorrência da estiagem e da seca tem diminuído significativamente a oferta de água potável ao longo dos anos e que ao governo, que é responsável pela garantia do direito fundamental dos cidadãos, cabe a responsabilidade de criar meios para o fornecimento do recurso.

Eles também destacaram que o município enfrenta dificuldades no abastecimento e deveria ser beneficiado com mais serviços. “Nosso município passa por dificuldades com relação a abastecimento de água, e é inaceitável a diminuição das carradas de água que fazem essa distribuição. Ou seja, o município deveria ser contemplado por mais serviços desse tipo e não ter os serviços diminuídos”.

Publicidade

O segundo requerimento solicita ao Tenente Coronel do 25° Batalhão de Caçadores, Márcio Vieira Costa, a correção da desproporção da oferta das carradas d´água e credenciamento/recredenciamento das cisternas, tanto as que foram excluídas, quanto as novas construídas, e do programa no município de Jaicós.

De acordo com os proponentes, houve uma redução no número carradas de água distribuídas. “Atualmente o município teve uma redução das carradas de água que abastecem a zona rural. Precisamente o município de Jaicós será atendido com 270 carradas para o mês de junho/2019, quantidade esta inviável e desproporcional para atender a demanda do nosso município”.

Na justificativa eles ainda reforçaram que a distribuição da água potável pela Operação não objetiva suprir todas as necessidades diárias das pessoas atendidas, mas ocupa-se de assegurar o mínimo suficiente para as atividades imprescindíveis de alimentação e hidratação do corpo humano, apresentando-se como uma alternativa para atenuar a situação de calamidade que afeta os municípios Piauienses.

Na sessão, a Câmara ainda aprovou um requerimento de autoria do vereador João Bosco Evangelista Lima, solicitando ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Igor Leonam, informações sobre a pavimentação de 3.917,15 m² em paralelepípedo nas vias urbanas do município de Jaicós.

Ele justificou informando que a obra não foi concluída e que é papel do vereador fiscalizar e informar a população. “Constamos que apenas duas ruas foram calçadas, e que está longe de completar os metros ora liberados.É papel do vereador fiscalizar as obras do município, sabendo como está a execução, qual o prazo de conclusão, no sentido de dar ciência a população que é a principal beneficiada com a obra em questão” destacou.

Veja fotos da sessão:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS