Connect with us

Jaicós

Na Câmara, vereadores cobram poço, adutora, reformas e iluminação para povoados. Veja!

Publicado

em

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Jaicós, realizada na manhã desta sexta-feira (2), foi novamente marcada pela apresentação de Requerimentos reivindicando diversas melhorias para o município. Dentre as solicitações, estão a perfuração de poços, construção de adutora, iluminação pública, construção de adutora, reformas de praças e do estádio de futebol, dentre outras.

Todos os Requerimentos foram aprovados por unanimidade pelo plenário.

O vereador Divino Macedo de Carvalho (PSB) foi autor de dois dos Requerimentos. No primeiro, o parlamentar solicitou do Governo Municipal a perfuração de um poço na localidade Mimoso, zona rural do município, comunidade que segundo o autor, fica distante da cidade e sofre com a falta de água. “Os moradores da comunidade têm que ir buscar outros meios, como a compra de água através de carro pipa a altos custos. A perfuração do poço irá minimizar os efeitos da seca na comunidade”, disse.

Em outro Requerimento, o vereador Divino solicitou da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a construção de divisórias ao longo da Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves. De acordo com o parlamentar, a avenida é uma importante via da cidade, que possui escolas, creche e vários comércios, e a construção das divisórias daria uma nova estética para a avenida, como também a organização do trânsito.

A vereadora Maria Sirlene Lopes Silva Barros, do PPL, solicitou do Governo Municipal a iluminação pública nas comunidades Esquisito, Tanque dos Batistas, Umburanal, Santana III e demais povoados e localidades que tem aglomerados de casas. A autora frisou que a iluminação pública é essencial para a qualidade de vida para a população, trazendo dignidade, respeito, paz, segurança e cidadania.

Publicidade

Vereador Irmão Jessé, presidente da Câmara

O vereador presidente da Casa, Jessé Gonçalo da Silva (PSC), apresentou Requerimento solicitando do prefeito e do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, solicitando a construção de uma adutora do poço da localidade Baixa Branca, beneficiando as famílias que residem entre os Morros dos Três Irmãos e a Baixa Branca, como a família da Dona Doroteia.  “Essas famílias vêm cobrando esse benefício já faz algum tempo devido a distância e os problemas que enfrentam quanto ao abastecimento de água para consumo humano. Ali residem pessoas de idade e com problemas de saúde, fato que justifica esse pedido ao Poder Executivo. Com certeza com a construção da adutora vai melhorar a qualidade de vida dessas famílias”, justificou.

O vereador João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho – PMDB, apresentou Requerimento solicitando do Governo do Estado informações sobre a reforma e revitalização da Praça Socorro Lélis e Reforma do Estádio José Retrão de Oliveira, como também, a liberação dos recursos e conclusão das referidas obras.

No Requerimento, o parlamentar relembrou que no ano de 2014 o município de Jaicós foi contemplado com a celebração de inúmeros convênios com o Governo do Estado, dos quais, muitos estão finalizados alguns em processo de finalização, e outros parados que é o caso da Praça Socorro Lélis, orçada em R$ 98.108,07, (iniciada em 2014) e Estádio José Retrão de Oliveira orçada em R$ 1.136.937,81, (iniciado em 2014). Segundo informou o vereador, para a execução destas referidas obras foi contratada a empresa SL Serviços de Construções Ltda., mas nenhuma das obras foram concluídas.

Um último Requerimento discutido e votado na sessão foi apresentado pelo vereador Antônio Robert Silveira Reis, o Robim (PSB), solicitando do Governo Municipal a realização de um levantamento da precipitação pluviométrica em várias localidades de Jaicós, mapeando as regiões. Os dados, segundo o vereador, servirão como documentação para os órgãos públicos cobrarem dos órgãos competentes melhorias, inclusive, para pleitear abastecimento junto a Defesa Civil. “A exemplo, cito a localidade Angical dos Magros, onde não houve safra e não ficou água acumulada nos barreiros, deixando os moradores em situação desesperadora”, disse.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS