Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Vereadores de oposição votam a favor do Projeto da LDO e fazem reivindicações na tribuna

Publicado

em

A Câmara Municipal de Vereadores de Patos do Piauí realizou no último sábado, 12 de junho, mais uma sessão ordinária, conduzida pela vereadora Luzitânia dos Reis, presidente da mesa diretora da Casa Legislativa.

Na ocasião, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município para 2022.

No segundo  expediente,  os vereadores de oposição discursam na tribuna e fizeram reivindicações de melhorias para o município.

A primeira ocupara a tribuna foi a vereadora Zuleide Costa,  que após agradecer por mais um dia trabalho, fez alguns esclarecimentos. “Em relação ao pagamento do professores, gostaria de destacar nem todas as coisas que não são abordadas aqui, não significa dizer que foram tratadas diretamente com o gestor na época, coisas que  os colegas como situação estão passando, como por exemplo, as vezes a gente cobra algumas coisas, e o colega Wilson disse que já  havia cobrado diretamente a Joaquim Neto, então é justamente o que acontecia quando éramos situação, algumas coisas a gente não trazia para cá, mas falava com o então gestor para que fosse solucionado, então tenho certeza que por falta de cobrança não foi”, relatou.

E fez questionamentos. “Aconteceu uma fato durante  a semana, que eu não entendi,  porque foram vacinados os funcionários das farmácias e no povoado Cajueiro só tem uma farmácia, e se  deu por esquecida, eu acho falho, porque não foi vacinado a do povoado. Eu havia cobrado aqui a cerca de duas sessões atrás, teste rápido para os funcionários das farmácias, porque eles ficam muito expostos,  porém eu  não sabia que alguns funcionários haviam sido vacinados por direito, e até então eu não tinha conhecimento e fico até perguntando porque esqueceram apenas uma farmácia e justamente do povoado cajueiro, onde está tendo muitos casos”, indagou.

Publicidade

Zuleide cobrou o roço das estradas. “Está demais, o mato está para evadir toda a estrada, então peço que agilizem. Dizer que vim pela outra estrada e vir que foi  realizado os serviços, ficou muito boa, então a gente aguarda pelo roço”, disse.

Zuleide se solidarizou com a família de mais uma vítima da covid-19 no município, quando na oportunidade cobrou melhorias para o cemitério da localidade Mandioca Braba. “Quero  me solidarizar com a  família de ‘Bimbim’, que foi o rapaz que veio a óbito do  povoado Cajueiro. E relatar  que quando o corpo chegou tiveram que enterrar, acho que aproximadamente 4h da manhã, e depois do sepultamento, me procuram  para ver a questão de colocar iluminação no cemitério da Mandioca Braba. E se iluminação for mais difícil, fazer pelo menos uma estrada. Lá, eles aumentaram o cemitério, mas falta a estrada de acesso ao mesmo”, disse.

A vereadora ainda repercutiu sobre os casos do novo Covid em Patos.  “O município estava com cinco casos, infelizmente aumentou para dez, mas em comparação ao que estava, deu uma diminuída, então é sinal que as vacinas estão fazendo efeito. Já foram vacinadas várias funcionárias, vários setores, pessoas com comorbidades, entre outros. E a vacina está surgido um efeito positivo em nossa cidade, que é pequena, e acredito que, conforme for vacinando, vamos conseguir controlar e zerar os nossos casos igual alguns municípios vizinhos, que estão conseguindo”, pontou.

A parlamentou relatou um fato ocorrido com  uma pessoa da localidade Bom Jardim. “Uma pessoa do Bom Jardim levou uma queda de moto, veio quebrar o braço, foi encaminhada pra o hospital regional, e lá fez uma cirurgia. Depois do pós-operatório,  o médico mandou ela pra casa e disse que ela tinha que fazer curativo todos os dias durante o período de oito dias seguidos. Eu entendo que não tem condição da administração fornecer um carro para a pessoa ir fazer curativos todos os dias, porque ela tá tirando de outro caso mais urgente, isso é compreensível e pessoa também não tem condição de pagar carro até o povoado Cajueiro durante todo esse período. Eu aconselhei ela pra que fosse o primeiro dia fazer curativo no povoado Cajueiro, na UBS e solicitar  os materiais pra que ela pudesse fazer o curativo em casa. Lá, negaram os materiais alegando que não poderia ser dado, porque caso viesse acontecer algum problema, ia prejudicar os funcionários e a UBS. Eu só não entendo qual é o problema de ceder algumas gases, ataduras e soro para lavar? Qual é o prejuízo que vai ter para administração, para os funcionários da UBS? Não entendo […]. E não sei se chegou ao conhecimento da secretária, mas eu peço que ela oriente melhor  os funcionários, porque eu não vejo no que pode afetar em fornecer esses matérias”, questionou.

A vereadora voltou a cobrar sobre as transmissões da sessão pela página do facebook da Câmara e também sobre a energia da quadra poliesportiva da localidade Bom Jardim. “Cobrei aqui sobre a energia na quadra do Bom Jardim, e não tive resposta ainda. Queria saber se já viram o que que aconteceu? Qual foi o problema que deu na Equatorial? Sei que não é coisa da prefeitura, mas é ela tem que solicitar e buscar saber o porque de ainda não terem providenciado”, finalizou.

Publicidade

O vereador Antônio Rufino, após agradecer por mais um dia de trabalho, repercutiu sobre os trabalhos de recuperação das estradas. “Fiquei sabendo que as máquinas hoje estão na localidade Saco da Ema, parabéns. E quero pedir aqui o vereador Wilson pra  reforçar sobre a recuperação da estrada que tem um trecho, que precisa, fazer uma abertura, para quando água vier  não ficar acumulada, tendo em visto que o Riacho lá é muito forte”, disse.

Ele ainda parabenizou os namorados pelo seu dia. “Parabéns pelo dia dos namorados, infelizmente, não tenho mais a minha, mas estou lembrando dela hoje, aliás não esqueço ela, é uma pessoa que muito me ajudou”, frisou.

O vereador José Hélio,  iniciou abordando sobre situação da covid-19 no munícipio. “Esse vírus está tirando pessoas do nosso meio, e  isso é muito triste para as famílias que perdem seus entes queridos para esta doença, como o ‘Bimbim’ do povoado Cajueiro, uma cara novo. Poderia acontecer com qualquer um o que aconteceu com ele, então  a gente pede a Deus que ilumine e conforte essas famílias que perderam seus entes”.

Ele frisou que torce para que a vacina continue sendo aplicada. E citou que o município  já teve dias piores em relação ao casos, mas deu uma diminuída. “Sabemos que essa doença não vai acabar, nem hoje e nem amanhã. A covid vai ser igual a essas outras pandemias que existe e todo ano as pessoas precisam  ser  vacinadas, porque a vacina ela não cura, diminui a possibilidade de pegar, mesmo tomando as duas doses, mas claro tem que  continuar tomando todos cuidados”, disse.

Helim, como é mais conhecido, narrou sobre um situação ocorrido no povoado Cajueiro.  “Há 15 dias atrás uma pessoa me ligou questionando, uma senhora do Cajueiro que estava com sintomas da covid, trouxeram para a UBS e essa pessoa teve que ser transferida para Jaicós, e na ambulância não tinha o cilindro de oxigênio. Passando em Jaicós na Sala de Covid, conseguiram o cilindro e assim  foi levada para Picos. Então precisa ter  mais cuidado, principalmente, nessa pandemia, não deveria deixar faltar o cilindro de oxigênio, por isso peço ao vereador Wilson, que é o líder do prefeito nesta Casa, que leve essa situação a gestão, e que isso seja revisto, porque é ruim para o município e para o gestor”, relatou.

Publicidade

O vereador ainda disse que no dia 31 de maio, que uma pessoa da sede do município, tinha que fazer uma cirurgia em Teresina, ia viajar no domingo para na segunda para ser operada, e a pessoa foi reivindicar na Secretaria de Saúde, o transporte ou a passagem, e essa mesma terminou perdendo a cirurgia porque não foi atendida. “Ela  me confidenciou pessoalmente que foi falar com a secretária, onde a mesma disse que teria um carro, mas não confirmou se deva para a pessoa ir e nem ofertou mais nada e ai desistiu da cirurgia, porque  não tinha como arcar com as despesas”, relatou Helim, que  lamentou pela situação. “É um dificuldade conseguir uma cirurgia pelo SUS e  quando consegue perder por esse motivo, então  é triste acontecer isso, por que sempre vejo indo carro para Teresina”, disse.

O cobrou sobre a falta de medicamentos. “Estive sábado na UBS, e enquanto eu estava lá, chegaram três pessoas procurando medicamento e não tinha, quando tinha um, não tinha outro […], então está repetitivo a falta de remédios e não sei o que está acontecendo, mas isso deve ser revisto”. Ele ainda repercutiu sobre as estradas e cobrou a agilidade do roço das vias vicinais […]  E finalizou parabenizando pelo dia dos namorados.

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS