Connect with us

DESTAQUES

Veja o que foi reivindicado pelos vereadores na sessão da Câmara Municipal de Jaicós

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós realizou na manhã desta sexta-feira, 24, a primeira sessão ordinária de 2017. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Jessé Gonçalo da Silva, o Irmão Jessé – PSC, presidente da mesa diretora da Casa.

A sessão teve longa pauta de votações. Nove Requerimentos, todos com importantes reivindicações para o município de Jaicós, foram apresentados no plenário, discutidos e aprovados pelos parlamentares.

O vereador presidente, Irmão Jessé (PSC), foi autor de dois dos Requerimentos apreciados, ambos direcionados ao governo municipal. Num primeiro, o parlamentar solicitou a construção de um muro ao redor da Escola Municipal Sátiro Batista, situada na localidade Tanque dos Batistas.

NOTÍCIA RELACIONADA:
– Vereadores da bancada de oposição são maioria nas Comissões da Câmara de Jaicós

Jessé argumentou que a comunidade tem crescido a cada ano, e é importante que cresça também as melhorias para essa localidade. “Neste requerimento estamos solicitando uma obra de bem social, que trará maior segurança aos alunos e professores da escola, funcionários e usuários, bem como, a conservação o patrimônio público. É bom ressaltar que existe uma cerca de arrame aos arredores da escola, mas não impede a entrada de animais para o pátio, e isso causa desordem e muita sujeira. O ambiente escolar como um espaço público no qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu tempo é um dos lugares, que deve proporcionar uma estrutura e ser bem organizada, onde sua manutenção e segurança possam revelar sobre as vidas que ali se desenvolve”, disse.

Publicidade

Em outro Requerimento, o presidente da Casa solicitou a construção de um ponto de apoio, tipo parada de ônibus, nas localidades Tanque dos Batistas e povoado Croazal, Tanque dos Batistas, às margens da principal estrada que liga Jaicós ao povoado Esquisito no Croazal às margens da BR 407, Santana I e Santana II (Igreja dos Crentes), Formosa e Povoado Maria Preta, onde, segundo o autor, existe um maior fluxo de alunos e demais pessoas que esperam por transportes. Jessé explicou que essa é uma reivindicação dos moradores, pais e alunos. “Sabemos do risco que corre as pessoas que ficam expostas no meio sol ou chuva. É uma situação desconfortante para os alunos e demais usuários”, pontuou.

A vereadora Maria Sirlene Lopes Silva Barros (PPL) também apresentou dois Requerimentos. No primeiro a ser apreciado, ela solicitou do Governo do Estado a construção de 10 mil metros de calçamento para o município de Jaicós. A autora justificou que o município completou 183 de emancipação política esta semana, sendo, portanto, uma das cidades mais antigas do Piauí, porém, sofre com o abandono no que se refere a calçamento.

Em outro Requerimento, direcionado ao Governo do Estado e para a Coordenação do Programa Luz para Todos no Piauí, a vereadora solicita a continuidade das obras do programa ‘Luz para Todos’, com extensão de redes monofásicas para as comunidades que ainda não foram beneficiadas pelo programa. “A energia é um fator essencial para termos uma melhor qualidade de vida, mas, infelizmente, são inúmeras as comunidades que ainda não foram beneficiadas pelo programa no município de Jaicós”, disse, citando algumas comunidades que ainda convivem com a escuridão.

O vereador Ednaldo Carvalho Santana (PSB) solicitou do governo municipal a sinalização visual da cidade, com a colocação de placas indicativas de acesso aos órgãos e estabelecimentos públicos, como também, das saídas para os municípios circunvizinhos. “Esta solicitação visa melhorar a organização visual da cidade, visto que muitos visitantes que passam por Jaicós reclamam da dificuldade em encontrar os locais públicos, como Prefeitura, Hospitais, Bancos, agência dos Correios, bem como a saída para os municípios de Campo Grande, Padre Marcos, Belém do Piauí, Massapê, Patos do Piauí, Picos e Geminiano”, justificou.

O vereador Benedito Alencar da Silveira (PMDB) também apresentou dois Requerimentos. O parlamentar solicitou do governo municipal a abertura da Rua 15 de Novembro em direção à Avenida Governador Chagas Rodrigues, sentido PI 243, que liga Jaicós a Belém do Piauí, nas proximidades do Cemitério Municipal. Segundo o autor, a abertura da referida Rua representa uma nova via de acesso para a rodovia estadual PI 243, facilitando o trânsito no centro da cidade e imediações.

Publicidade

Em outra solicitação, Benedito reivindicou da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a limpeza e o roço das ruas e avenidas do município de Jaicós, como também das rodovias estaduais que dão acesso às cidades de Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí e Massapê do Piauí. “O roço das ruas é necessário para a limpeza e organização da cidade, como também, a coibição de vandalismos e utilização de drogas e outros ilícitos. Um exemplo é o mato no talhado do morro localizado na Rua Constâncio Lopes, onde há incidência dessas ações”, apontou o parlamentar.

O vice-presidente da Câmara, Divino Macedo de Carvalho (PSB) teve dois Requerimentos aprovados. No primeiro, o parlamentar solicitou do governo municipal a colocação de cobertura e assentos nos Postos de Saúde Alberto Bessa Luz (bairro Nossa Senhora das Mercês) e Lourdinha Crisanto (bairro Nova Olinda). Segundo o autor, a construção de coberturas evitará a população levar sol e chuva, e a colocação de assentos vai melhorar a acomodação de quem necessita utilizar os postos de saúde. “No caso do Posto Alberto Bessa Luz, solicitamos ainda o aterramento que fica em frente acumulando água parada, com o risco de doenças e o acesso ao Posto de saúde”, disse.

Em outro Requerimento, Divino solicitou da Prefeitura e Secretaria de Obras a recuperação dos canteiros da Avenida José Florêncio Luz e de outras Ruas e Avenidas, que segundo ele, estão deteriorados, havendo, portanto, a necessidade de reforma. O autor sugeriu a construção de piso para melhorar a limpeza e impedir o crescimento de matos e poças de água no período de chuvas nos referidos canteiros.

Após aprovados, os Requerimentos serão encaminhados pela Secretaria da Câmara Municipal aos devidos órgãos indicados pelos vereadores autores.

Estiveram presentes na sessão os vereadores os membros da mesa diretora da Casa, Jessé Gonçalo da Silva (Irmão Jessé – PSC), presidente; Divino Macedo de Carvalho (PSB), vice-presidente; Maria Sirlene Lopes Silva Barros (PPL), 1ª secretária; Francisca de Lima Rodrigues (PSDB), 2ª secretária; e os demais vereadores Antônio Robert Silveira Reis (Robim – PSB), Benedito Alencar da Silveira (PMDB); Ednaldo Carvalho Santana (PSB), João Bosco Evangelista Lima (PMDB); Jozete Alves de Carvalho (Pretinha – PP) e Oziana da Silva Oliveira (PSD).

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS